Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Inez Reptton
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guido, Lucia de Fátima Estevinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4595
Resumo: O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens, a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que as saídas fotográficas, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionaram outros conhecimentos sobre o meio ambiente.
id FURG-9_7f51760bfbb2ec1ca9bd00453540f96c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4595
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas fotográficas sobre ambiente e culturaFotografia. Educação ambiental. Hibridação cultural.O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens, a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que as saídas fotográficas, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionaram outros conhecimentos sobre o meio ambiente.Lepidus2014-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/459510.14295/remea.v31i2.4595REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 15-301517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4595/2910Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Inez RepttonGuido, Lucia de Fátima Estevinho2020-08-14T19:56:56Zoai:periodicos.furg.br:article/4595Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
title Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
spellingShingle Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
Dias, Inez Reptton
Fotografia. Educação ambiental. Hibridação cultural.
title_short Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
title_full Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
title_fullStr Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
title_full_unstemmed Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
title_sort Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
author Dias, Inez Reptton
author_facet Dias, Inez Reptton
Guido, Lucia de Fátima Estevinho
author_role author
author2 Guido, Lucia de Fátima Estevinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Inez Reptton
Guido, Lucia de Fátima Estevinho
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia. Educação ambiental. Hibridação cultural.
topic Fotografia. Educação ambiental. Hibridação cultural.
description O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens, a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que as saídas fotográficas, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionaram outros conhecimentos sobre o meio ambiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4595
10.14295/remea.v31i2.4595
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4595
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4595/2910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 15-30
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784464867328