A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Santos, Maykol Lívio Sampaio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de, de Sousa Araújo, Mike Christian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7519
Resumo: Este artigo apresenta a utilização da Gamificação como importante estratégia para o engajamento de ações para a Educação Ambiental (EA). Foi utilizada uma rede social gamificada chamada MEIO, que contou com a participação de alunos do Instituto Federal do Piauí campus Paulistana. A pesquisa buscou compreender o engajamento dos alunos durante a utilização do MEIO através de um trabalho experimental, que apresentou resultados que possibilitaram a compreensão do comportamento dos alunos com os elementos gamificados, através análises estatísticas qualitativas e quantitativas, obtida por meio de um questionário antes do experimento e da métrica de engajamento encontrada nos alunos após o experimento. Os resultados trouxeram diversas contribuições, apontamentos e reflexões sobre a utilização da Gamificação na EA e também desafios que busquem resultados de engajamento superiores ao da pesquisa. Este artículo presenta la utilización de la Gamificación como una importante estrategia para el compromiso de acciones para la Educación Ambiental (EA). Se utilizó una red social gamificada llamada MEIO, que contó con la participación de alumnos del Instituto Federal del Piauí campus Paulistana. La investigación buscó comprender el compromiso de los alumnos durante la utilización del MEIO a través de un trabajo experimental, que presentó resultados que posibilitar la comprensión del comportamiento de los alumnos con los elementos gamificados, a través de análisis estadísticos cualitativos y cuantitativos, obtenida por medio de un cuestionario antes del experimento y de la métrica de compromiso encontrada en los alumnos después del experimento. Los resultados trae varias contribuciones, apuntes y reflexiones sobre el uso de la Gamificación en la EA y también desafíos que busquen resultados de compromiso superiores al de la investigación. This article presents the use of Gamification as an important strategy for the engagement of actions for Environmental Education (EE). It was used a social network called MEIO, which had the participation of students from the Institute Federal of Piauí campus Paulistana. The research sought to understand students engagement during the use of the MEIO through an experimental work, which presented results that enabled the students understanding of the gamified elements, across qualitative and quantitative statistical analyzes, obtained through a questionnaire before of the experiment and of the metrics of engagement found in the students after the experiment. The results brought several contributions, notes and reflections on the use of Gamification in EE and also challenges that seek higher engagement results than the research.
id FURG-9_887f1ae564c00d9b45ac1c33686b5c02
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7519
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental educationEducação AmbientalGamificaçãoEngajamentoEste artigo apresenta a utilização da Gamificação como importante estratégia para o engajamento de ações para a Educação Ambiental (EA). Foi utilizada uma rede social gamificada chamada MEIO, que contou com a participação de alunos do Instituto Federal do Piauí campus Paulistana. A pesquisa buscou compreender o engajamento dos alunos durante a utilização do MEIO através de um trabalho experimental, que apresentou resultados que possibilitaram a compreensão do comportamento dos alunos com os elementos gamificados, através análises estatísticas qualitativas e quantitativas, obtida por meio de um questionário antes do experimento e da métrica de engajamento encontrada nos alunos após o experimento. Os resultados trouxeram diversas contribuições, apontamentos e reflexões sobre a utilização da Gamificação na EA e também desafios que busquem resultados de engajamento superiores ao da pesquisa. Este artículo presenta la utilización de la Gamificación como una importante estrategia para el compromiso de acciones para la Educación Ambiental (EA). Se utilizó una red social gamificada llamada MEIO, que contó con la participación de alumnos del Instituto Federal del Piauí campus Paulistana. La investigación buscó comprender el compromiso de los alumnos durante la utilización del MEIO a través de un trabajo experimental, que presentó resultados que posibilitar la comprensión del comportamiento de los alumnos con los elementos gamificados, a través de análisis estadísticos cualitativos y cuantitativos, obtenida por medio de un cuestionario antes del experimento y de la métrica de compromiso encontrada en los alumnos después del experimento. Los resultados trae varias contribuciones, apuntes y reflexiones sobre el uso de la Gamificación en la EA y también desafíos que busquen resultados de compromiso superiores al de la investigación. This article presents the use of Gamification as an important strategy for the engagement of actions for Environmental Education (EE). It was used a social network called MEIO, which had the participation of students from the Institute Federal of Piauí campus Paulistana. The research sought to understand students engagement during the use of the MEIO through an experimental work, which presented results that enabled the students understanding of the gamified elements, across qualitative and quantitative statistical analyzes, obtained through a questionnaire before of the experiment and of the metrics of engagement found in the students after the experiment. The results brought several contributions, notes and reflections on the use of Gamification in EE and also challenges that seek higher engagement results than the research.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/751910.14295/remea.v35i1.7519REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 279-2951517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7519/5200Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Santos, Maykol Lívio SampaioSouza, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano dede Sousa Araújo, Mike Christian2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7519Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
title A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
spellingShingle A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
Vieira Santos, Maykol Lívio Sampaio
Educação Ambiental
Gamificação
Engajamento
title_short A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
title_full A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
title_fullStr A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
title_full_unstemmed A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
title_sort A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambientalLa gamificación como estrategia de engajamiento para la práctica de la educación ambientalGamification as a engagement strategy for the practice of environmental education
author Vieira Santos, Maykol Lívio Sampaio
author_facet Vieira Santos, Maykol Lívio Sampaio
Souza, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
de Sousa Araújo, Mike Christian
author_role author
author2 Souza, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
de Sousa Araújo, Mike Christian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Santos, Maykol Lívio Sampaio
Souza, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
de Sousa Araújo, Mike Christian
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Gamificação
Engajamento
topic Educação Ambiental
Gamificação
Engajamento
description Este artigo apresenta a utilização da Gamificação como importante estratégia para o engajamento de ações para a Educação Ambiental (EA). Foi utilizada uma rede social gamificada chamada MEIO, que contou com a participação de alunos do Instituto Federal do Piauí campus Paulistana. A pesquisa buscou compreender o engajamento dos alunos durante a utilização do MEIO através de um trabalho experimental, que apresentou resultados que possibilitaram a compreensão do comportamento dos alunos com os elementos gamificados, através análises estatísticas qualitativas e quantitativas, obtida por meio de um questionário antes do experimento e da métrica de engajamento encontrada nos alunos após o experimento. Os resultados trouxeram diversas contribuições, apontamentos e reflexões sobre a utilização da Gamificação na EA e também desafios que busquem resultados de engajamento superiores ao da pesquisa. Este artículo presenta la utilización de la Gamificación como una importante estrategia para el compromiso de acciones para la Educación Ambiental (EA). Se utilizó una red social gamificada llamada MEIO, que contó con la participación de alumnos del Instituto Federal del Piauí campus Paulistana. La investigación buscó comprender el compromiso de los alumnos durante la utilización del MEIO a través de un trabajo experimental, que presentó resultados que posibilitar la comprensión del comportamiento de los alumnos con los elementos gamificados, a través de análisis estadísticos cualitativos y cuantitativos, obtenida por medio de un cuestionario antes del experimento y de la métrica de compromiso encontrada en los alumnos después del experimento. Los resultados trae varias contribuciones, apuntes y reflexiones sobre el uso de la Gamificación en la EA y también desafíos que busquen resultados de compromiso superiores al de la investigación. This article presents the use of Gamification as an important strategy for the engagement of actions for Environmental Education (EE). It was used a social network called MEIO, which had the participation of students from the Institute Federal of Piauí campus Paulistana. The research sought to understand students engagement during the use of the MEIO through an experimental work, which presented results that enabled the students understanding of the gamified elements, across qualitative and quantitative statistical analyzes, obtained through a questionnaire before of the experiment and of the metrics of engagement found in the students after the experiment. The results brought several contributions, notes and reflections on the use of Gamification in EE and also challenges that seek higher engagement results than the research.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7519
10.14295/remea.v35i1.7519
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7519
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7519/5200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 279-295
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786136297472