A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição da extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Para analisar a percepção dos participantes de um projeto de extensão, foi elaborado um questionário semi-aberto com onze perguntas, com questões relacionadas com as dificuldades e facilidades enfrentadas nas atividades, a absorção do significado e a importância de exercitar a extensão na vida acadêmica. Foram entrevistados 25 dos monitores do projeto, sendo que 28% eram bolsistas e 72% eram voluntários. Mais de 60% dos entrevistados não definiram a extensão de forma completa. A maior fonte de pesquisa utilizada para a definição de extensão universitária foi obtida durante a participação do estudante no projeto (65%). As maiores dificuldades foram com a exposição ao público (28%) e a transmissão de conhecimentos para as crianças (28%). A superação das dificuldades foi alcançada pelo esforço individual do estudante (95%). Todos os entrevistados perceberam a relação ensino, pesquisa e extensão. As maiores contribuições da extensão no desenvolvimento acadêmico foram: 30% para a realização de atividades que não são encontradas na grade curricular do curso, 23% para o desenvolvimento de projeto de extensão e 20% para a prática de ensino. A maior contribuição pessoal obtida pelos alunos foi vencer a timidez e conseguir falar em público. Os acadêmicos deram ênfase a extensão na universidade e sua importância para a sociedade. |
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