A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biondi, Daniela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves, Gabriela Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição da extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Para analisar a percepção dos participantes de um projeto de extensão, foi elaborado um questionário semi-aberto com onze perguntas, com questões relacionadas com as dificuldades e facilidades enfrentadas nas atividades, a absorção do significado e a importância de exercitar a extensão na vida acadêmica. Foram entrevistados 25 dos monitores do projeto, sendo que 28% eram bolsistas e 72% eram voluntários. Mais de 60% dos entrevistados não definiram a extensão de forma completa. A maior fonte de pesquisa utilizada para a definição de extensão universitária foi obtida durante a participação do estudante no projeto (65%). As maiores dificuldades foram com a exposição ao público (28%) e a transmissão de conhecimentos para as crianças (28%). A superação das dificuldades foi alcançada pelo esforço individual do estudante (95%). Todos os entrevistados perceberam a relação ensino, pesquisa e extensão. As maiores contribuições da extensão no desenvolvimento acadêmico foram: 30% para a realização de atividades que não são encontradas na grade curricular do curso, 23% para o desenvolvimento de projeto de extensão e 20% para a prática de ensino. A maior contribuição pessoal obtida pelos alunos foi vencer a timidez e conseguir falar em público. Os acadêmicos deram ênfase a extensão na universidade e sua importância para a sociedade.
id FURG-9_abf06ae1b42bdaf86400e2b0c1a42685
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3357
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPRpercepçãovoluntáriosdesenvolvimento acadêmico.O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição da extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Para analisar a percepção dos participantes de um projeto de extensão, foi elaborado um questionário semi-aberto com onze perguntas, com questões relacionadas com as dificuldades e facilidades enfrentadas nas atividades, a absorção do significado e a importância de exercitar a extensão na vida acadêmica. Foram entrevistados 25 dos monitores do projeto, sendo que 28% eram bolsistas e 72% eram voluntários. Mais de 60% dos entrevistados não definiram a extensão de forma completa. A maior fonte de pesquisa utilizada para a definição de extensão universitária foi obtida durante a participação do estudante no projeto (65%). As maiores dificuldades foram com a exposição ao público (28%) e a transmissão de conhecimentos para as crianças (28%). A superação das dificuldades foi alcançada pelo esforço individual do estudante (95%). Todos os entrevistados perceberam a relação ensino, pesquisa e extensão. As maiores contribuições da extensão no desenvolvimento acadêmico foram: 30% para a realização de atividades que não são encontradas na grade curricular do curso, 23% para o desenvolvimento de projeto de extensão e 20% para a prática de ensino. A maior contribuição pessoal obtida pelos alunos foi vencer a timidez e conseguir falar em público. Os acadêmicos deram ênfase a extensão na universidade e sua importância para a sociedade.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/335710.14295/remea.v26i0.3357REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357/2013Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiondi, DanielaAlves, Gabriela Cardozo2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3357Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
title A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
spellingShingle A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
Biondi, Daniela
percepção
voluntários
desenvolvimento acadêmico.
title_short A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
title_full A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
title_fullStr A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
title_full_unstemmed A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
title_sort A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR
author Biondi, Daniela
author_facet Biondi, Daniela
Alves, Gabriela Cardozo
author_role author
author2 Alves, Gabriela Cardozo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biondi, Daniela
Alves, Gabriela Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv percepção
voluntários
desenvolvimento acadêmico.
topic percepção
voluntários
desenvolvimento acadêmico.
description O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição da extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Para analisar a percepção dos participantes de um projeto de extensão, foi elaborado um questionário semi-aberto com onze perguntas, com questões relacionadas com as dificuldades e facilidades enfrentadas nas atividades, a absorção do significado e a importância de exercitar a extensão na vida acadêmica. Foram entrevistados 25 dos monitores do projeto, sendo que 28% eram bolsistas e 72% eram voluntários. Mais de 60% dos entrevistados não definiram a extensão de forma completa. A maior fonte de pesquisa utilizada para a definição de extensão universitária foi obtida durante a participação do estudante no projeto (65%). As maiores dificuldades foram com a exposição ao público (28%) e a transmissão de conhecimentos para as crianças (28%). A superação das dificuldades foi alcançada pelo esforço individual do estudante (95%). Todos os entrevistados perceberam a relação ensino, pesquisa e extensão. As maiores contribuições da extensão no desenvolvimento acadêmico foram: 30% para a realização de atividades que não são encontradas na grade curricular do curso, 23% para o desenvolvimento de projeto de extensão e 20% para a prática de ensino. A maior contribuição pessoal obtida pelos alunos foi vencer a timidez e conseguir falar em público. Os acadêmicos deram ênfase a extensão na universidade e sua importância para a sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357
10.14295/remea.v26i0.3357
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357
identifier_str_mv 10.14295/remea.v26i0.3357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357/2013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783002103808