O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio. |
id |
FURG-9_b0282761995a0d856bde9b2f3dd0b7e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4391 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIAConflitos socioambientaisEducação ambientalCidadaniaInstrumentos Didáticos.A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio.Lepidus2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/439110.14295/remea.v24i0.4391REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391/2748Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Daniel BoriniFigueiró, Adriano Severo2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4391Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
title |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
spellingShingle |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA Alves, Daniel Borini Conflitos socioambientais Educação ambiental Cidadania Instrumentos Didáticos. |
title_short |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
title_full |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
title_fullStr |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
title_full_unstemmed |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
title_sort |
O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA |
author |
Alves, Daniel Borini |
author_facet |
Alves, Daniel Borini Figueiró, Adriano Severo |
author_role |
author |
author2 |
Figueiró, Adriano Severo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Daniel Borini Figueiró, Adriano Severo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflitos socioambientais Educação ambiental Cidadania Instrumentos Didáticos. |
topic |
Conflitos socioambientais Educação ambiental Cidadania Instrumentos Didáticos. |
description |
A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391 10.14295/remea.v24i0.4391 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.4391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391/2748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784390418432 |