O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniel Borini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Figueiró, Adriano Severo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391
Resumo: A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio.
id FURG-9_b0282761995a0d856bde9b2f3dd0b7e2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4391
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIAConflitos socioambientaisEducação ambientalCidadaniaInstrumentos Didáticos.A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio.Lepidus2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/439110.14295/remea.v24i0.4391REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391/2748Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Daniel BoriniFigueiró, Adriano Severo2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4391Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
title O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
spellingShingle O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
Alves, Daniel Borini
Conflitos socioambientais
Educação ambiental
Cidadania
Instrumentos Didáticos.
title_short O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
title_full O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
title_fullStr O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
title_full_unstemmed O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
title_sort O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
author Alves, Daniel Borini
author_facet Alves, Daniel Borini
Figueiró, Adriano Severo
author_role author
author2 Figueiró, Adriano Severo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Daniel Borini
Figueiró, Adriano Severo
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos socioambientais
Educação ambiental
Cidadania
Instrumentos Didáticos.
topic Conflitos socioambientais
Educação ambiental
Cidadania
Instrumentos Didáticos.
description A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391
10.14295/remea.v24i0.4391
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.4391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4391/2748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784390418432