Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lucas, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Carlana Faria, Alós, Anselmo Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11245
Resumo: Este ensaio se propõe a discutir o que nomeia de artivismo de(s)colonial. Fusão de arte, ativismo e protesto, os artivismos de(s)coloniais, sugere-se no ensaio, emergem no cenário dos acontecimentos com toda a força subversiva do combate às injustiças sociais e às desigualdades, em especial àquelas calcadas em ecos coloniais. O trabalho em tela, com o auxílio de Michel Foucault (2013), debruça-se sobre as condições de emergência dos artivismos de(s)coloniais, analisando, para isso, o ato-performance “Nosso Luto, Nossa Luta”, que teve lugar no dia 21 de abril de 2019,no alto da Serra da Moeda (Minas Gerais). Encenado por diversas pessoas, o ato buscou não apenas chamar a atenção para o terrível episódio de Brumadinho, mas, e sobretudo, destacar os ecos coloniais implicados tanto no trágico acontecimento como também em seus desdobramentos. O texto vale-se das memórias do artivista que, além de atuar no ato, se responsabilizou pela direção e coreografia do espetáculo/acontecimento.
id FURG-9_e7131ce981f6ae8f7b9a4c61a02291c9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11245
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)artivismodecolonialidadeBrumadinho (Minas Gerais).Este ensaio se propõe a discutir o que nomeia de artivismo de(s)colonial. Fusão de arte, ativismo e protesto, os artivismos de(s)coloniais, sugere-se no ensaio, emergem no cenário dos acontecimentos com toda a força subversiva do combate às injustiças sociais e às desigualdades, em especial àquelas calcadas em ecos coloniais. O trabalho em tela, com o auxílio de Michel Foucault (2013), debruça-se sobre as condições de emergência dos artivismos de(s)coloniais, analisando, para isso, o ato-performance “Nosso Luto, Nossa Luta”, que teve lugar no dia 21 de abril de 2019,no alto da Serra da Moeda (Minas Gerais). Encenado por diversas pessoas, o ato buscou não apenas chamar a atenção para o terrível episódio de Brumadinho, mas, e sobretudo, destacar os ecos coloniais implicados tanto no trágico acontecimento como também em seus desdobramentos. O texto vale-se das memórias do artivista que, além de atuar no ato, se responsabilizou pela direção e coreografia do espetáculo/acontecimento.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1124510.14295/remea.v0i0.11245REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 65-851517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11245/7489Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lucas, Carlos HenriqueRocha, Carlana FariaAlós, Anselmo Peres2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11245Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
title Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
spellingShingle Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
de Lucas, Carlos Henrique
artivismo
decolonialidade
Brumadinho (Minas Gerais).
title_short Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
title_full Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
title_fullStr Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
title_full_unstemmed Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
title_sort Emergência e urgências dos artivismos de(s)coloniais: o ato ‘‘nosso luto, nossa luta’’ por Brumadinho (Minas Gerais)
author de Lucas, Carlos Henrique
author_facet de Lucas, Carlos Henrique
Rocha, Carlana Faria
Alós, Anselmo Peres
author_role author
author2 Rocha, Carlana Faria
Alós, Anselmo Peres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lucas, Carlos Henrique
Rocha, Carlana Faria
Alós, Anselmo Peres
dc.subject.por.fl_str_mv artivismo
decolonialidade
Brumadinho (Minas Gerais).
topic artivismo
decolonialidade
Brumadinho (Minas Gerais).
description Este ensaio se propõe a discutir o que nomeia de artivismo de(s)colonial. Fusão de arte, ativismo e protesto, os artivismos de(s)coloniais, sugere-se no ensaio, emergem no cenário dos acontecimentos com toda a força subversiva do combate às injustiças sociais e às desigualdades, em especial àquelas calcadas em ecos coloniais. O trabalho em tela, com o auxílio de Michel Foucault (2013), debruça-se sobre as condições de emergência dos artivismos de(s)coloniais, analisando, para isso, o ato-performance “Nosso Luto, Nossa Luta”, que teve lugar no dia 21 de abril de 2019,no alto da Serra da Moeda (Minas Gerais). Encenado por diversas pessoas, o ato buscou não apenas chamar a atenção para o terrível episódio de Brumadinho, mas, e sobretudo, destacar os ecos coloniais implicados tanto no trágico acontecimento como também em seus desdobramentos. O texto vale-se das memórias do artivista que, além de atuar no ato, se responsabilizou pela direção e coreografia do espetáculo/acontecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11245
10.14295/remea.v0i0.11245
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11245
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.11245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11245/7489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 65-85
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787333771264