A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741 |
Resumo: | Este artigo busca abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. Para tal, fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo com base na Agenda Ambiental na Administração Pública, no Plano de Gestão de Logística da UFPA e no seu Plano de Ações de Capacitação. Os resultados mais significantes encontram-se nos Eixos Temáticos Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos – Quesito Energia Elétrica e Sensibilização e Capacitação de Servidores, positivos e negativos, respectivamente. Este último vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente. This article seeks to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of Pará (UFPA), aiming at socio-environmental sustainability in the work environment. To this end, it is based on a bibliographic, documentary and field survey based on the Environmental Agenda in Public Administration, the UFPA Logistics Management Plan and its Training Actions Plan. The most significant results are found in the Thematic Axes Rational Use of Natural Resources and Public Goods - Question Electric Energy and Awareness and Training of Servers, positive and negative, respectively. The latter goes against is with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment. Este artículo busca abordar la educación ambiental y comprender la percepción de los servidores de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará (UFPA), visando la sustentabilidad socioambiental en el ambiente de trabajo. Para ello, se fundamenta en un sondeo bibliográfico, documental y de campo con base en la Agenda Ambiental en la Administración Pública, en el Plan de Gestión de Logística de la UFPA y en su Plan de Acciones de Capacitación. Los resultados más significativos se encuentran en los Ejes Temáticos Uso Racional de los Recursos Naturales y Bienes públicos - Quesito Energía Eléctrica y Sensibilización y Capacitación de Servidores, positivos y negativos, respectivamente. Este último va en contra del objetivo estratégico de la UFPA de promover la responsabilidad socioambiental y su principio de preservación del medio ambiente. |
id |
FURG-9_e9bd2aafe7162ac12fa693cca1f8ddc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8741 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de ParáEducação ambientalSustentabilidade socioambientalEixos temáticosEste artigo busca abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. Para tal, fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo com base na Agenda Ambiental na Administração Pública, no Plano de Gestão de Logística da UFPA e no seu Plano de Ações de Capacitação. Os resultados mais significantes encontram-se nos Eixos Temáticos Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos – Quesito Energia Elétrica e Sensibilização e Capacitação de Servidores, positivos e negativos, respectivamente. Este último vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente. This article seeks to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of Pará (UFPA), aiming at socio-environmental sustainability in the work environment. To this end, it is based on a bibliographic, documentary and field survey based on the Environmental Agenda in Public Administration, the UFPA Logistics Management Plan and its Training Actions Plan. The most significant results are found in the Thematic Axes Rational Use of Natural Resources and Public Goods - Question Electric Energy and Awareness and Training of Servers, positive and negative, respectively. The latter goes against is with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment. Este artículo busca abordar la educación ambiental y comprender la percepción de los servidores de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará (UFPA), visando la sustentabilidad socioambiental en el ambiente de trabajo. Para ello, se fundamenta en un sondeo bibliográfico, documental y de campo con base en la Agenda Ambiental en la Administración Pública, en el Plan de Gestión de Logística de la UFPA y en su Plan de Acciones de Capacitación. Los resultados más significativos se encuentran en los Ejes Temáticos Uso Racional de los Recursos Naturales y Bienes públicos - Quesito Energía Eléctrica y Sensibilización y Capacitación de Servidores, positivos y negativos, respectivamente. Este último va en contra del objetivo estratégico de la UFPA de promover la responsabilidad socioambiental y su principio de preservación del medio ambiente.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/874110.14295/remea.v36i1.8741REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 242-2621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741/5820Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamelo, Alda Lúcia da CostaSiqueira, Gilmar Wanzeller2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8741Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
title |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
spellingShingle |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará Camelo, Alda Lúcia da Costa Educação ambiental Sustentabilidade socioambiental Eixos temáticos |
title_short |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
title_full |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
title_fullStr |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
title_full_unstemmed |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
title_sort |
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará |
author |
Camelo, Alda Lúcia da Costa |
author_facet |
Camelo, Alda Lúcia da Costa Siqueira, Gilmar Wanzeller |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Gilmar Wanzeller |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camelo, Alda Lúcia da Costa Siqueira, Gilmar Wanzeller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Sustentabilidade socioambiental Eixos temáticos |
topic |
Educação ambiental Sustentabilidade socioambiental Eixos temáticos |
description |
Este artigo busca abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. Para tal, fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo com base na Agenda Ambiental na Administração Pública, no Plano de Gestão de Logística da UFPA e no seu Plano de Ações de Capacitação. Os resultados mais significantes encontram-se nos Eixos Temáticos Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos – Quesito Energia Elétrica e Sensibilização e Capacitação de Servidores, positivos e negativos, respectivamente. Este último vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente. This article seeks to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of Pará (UFPA), aiming at socio-environmental sustainability in the work environment. To this end, it is based on a bibliographic, documentary and field survey based on the Environmental Agenda in Public Administration, the UFPA Logistics Management Plan and its Training Actions Plan. The most significant results are found in the Thematic Axes Rational Use of Natural Resources and Public Goods - Question Electric Energy and Awareness and Training of Servers, positive and negative, respectively. The latter goes against is with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment. Este artículo busca abordar la educación ambiental y comprender la percepción de los servidores de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará (UFPA), visando la sustentabilidad socioambiental en el ambiente de trabajo. Para ello, se fundamenta en un sondeo bibliográfico, documental y de campo con base en la Agenda Ambiental en la Administración Pública, en el Plan de Gestión de Logística de la UFPA y en su Plan de Acciones de Capacitación. Los resultados más significativos se encuentran en los Ejes Temáticos Uso Racional de los Recursos Naturales y Bienes públicos - Quesito Energía Eléctrica y Sensibilización y Capacitación de Servidores, positivos y negativos, respectivamente. Este último va en contra del objetivo estratégico de la UFPA de promover la responsabilidad socioambiental y su principio de preservación del medio ambiente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741 10.14295/remea.v36i1.8741 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i1.8741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741/5820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 242-262 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786707771392 |