A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo, Alda Lúcia da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira, Gilmar Wanzeller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741
Resumo: Este artigo busca abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. Para tal, fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo com base na Agenda Ambiental na Administração Pública, no Plano de Gestão de Logística da UFPA e no seu Plano de Ações de Capacitação. Os resultados mais significantes encontram-se nos Eixos Temáticos Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos – Quesito Energia Elétrica e Sensibilização e Capacitação de Servidores, positivos e negativos, respectivamente. Este último vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente. This article seeks to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of Pará (UFPA), aiming at socio-environmental sustainability in the work environment. To this end, it is based on a bibliographic, documentary and field survey based on the Environmental Agenda in Public Administration, the UFPA Logistics Management Plan and its Training Actions Plan. The most significant results are found in the Thematic Axes Rational Use of Natural Resources and Public Goods - Question Electric Energy and Awareness and Training of Servers, positive and negative, respectively. The latter goes against is with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment. Este artículo busca abordar la educación ambiental y comprender la percepción de los servidores de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará (UFPA), visando la sustentabilidad socioambiental en el ambiente de trabajo. Para ello, se fundamenta en un sondeo bibliográfico, documental y de campo con base en la Agenda Ambiental en la Administración Pública, en el Plan de Gestión de Logística de la UFPA y en su Plan de Acciones de Capacitación. Los resultados más significativos se encuentran en los Ejes Temáticos Uso Racional de los Recursos Naturales y Bienes públicos - Quesito Energía Eléctrica y Sensibilización y Capacitación de Servidores, positivos y negativos, respectivamente. Este último va en contra del objetivo estratégico de la UFPA de promover la responsabilidad socioambiental y su principio de preservación del medio ambiente.
id FURG-9_e9bd2aafe7162ac12fa693cca1f8ddc5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8741
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de ParáEducação ambientalSustentabilidade socioambientalEixos temáticosEste artigo busca abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. Para tal, fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo com base na Agenda Ambiental na Administração Pública, no Plano de Gestão de Logística da UFPA e no seu Plano de Ações de Capacitação. Os resultados mais significantes encontram-se nos Eixos Temáticos Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos – Quesito Energia Elétrica e Sensibilização e Capacitação de Servidores, positivos e negativos, respectivamente. Este último vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente. This article seeks to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of Pará (UFPA), aiming at socio-environmental sustainability in the work environment. To this end, it is based on a bibliographic, documentary and field survey based on the Environmental Agenda in Public Administration, the UFPA Logistics Management Plan and its Training Actions Plan. The most significant results are found in the Thematic Axes Rational Use of Natural Resources and Public Goods - Question Electric Energy and Awareness and Training of Servers, positive and negative, respectively. The latter goes against is with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment. Este artículo busca abordar la educación ambiental y comprender la percepción de los servidores de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará (UFPA), visando la sustentabilidad socioambiental en el ambiente de trabajo. Para ello, se fundamenta en un sondeo bibliográfico, documental y de campo con base en la Agenda Ambiental en la Administración Pública, en el Plan de Gestión de Logística de la UFPA y en su Plan de Acciones de Capacitación. Los resultados más significativos se encuentran en los Ejes Temáticos Uso Racional de los Recursos Naturales y Bienes públicos - Quesito Energía Eléctrica y Sensibilización y Capacitación de Servidores, positivos y negativos, respectivamente. Este último va en contra del objetivo estratégico de la UFPA de promover la responsabilidad socioambiental y su principio de preservación del medio ambiente.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/874110.14295/remea.v36i1.8741REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 242-2621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741/5820Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamelo, Alda Lúcia da CostaSiqueira, Gilmar Wanzeller2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8741Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
title A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
spellingShingle A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
Camelo, Alda Lúcia da Costa
Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Eixos temáticos
title_short A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
title_full A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
title_fullStr A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
title_full_unstemmed A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
title_sort A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do ParáThe interface between environmental education and socioenvironmental sustainability by the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of ParáLa interfaz entre educación ambiental y sustentabilidad socioambiental por la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará
author Camelo, Alda Lúcia da Costa
author_facet Camelo, Alda Lúcia da Costa
Siqueira, Gilmar Wanzeller
author_role author
author2 Siqueira, Gilmar Wanzeller
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camelo, Alda Lúcia da Costa
Siqueira, Gilmar Wanzeller
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Eixos temáticos
topic Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Eixos temáticos
description Este artigo busca abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. Para tal, fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo com base na Agenda Ambiental na Administração Pública, no Plano de Gestão de Logística da UFPA e no seu Plano de Ações de Capacitação. Os resultados mais significantes encontram-se nos Eixos Temáticos Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos – Quesito Energia Elétrica e Sensibilização e Capacitação de Servidores, positivos e negativos, respectivamente. Este último vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente. This article seeks to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management of the Federal University of Pará (UFPA), aiming at socio-environmental sustainability in the work environment. To this end, it is based on a bibliographic, documentary and field survey based on the Environmental Agenda in Public Administration, the UFPA Logistics Management Plan and its Training Actions Plan. The most significant results are found in the Thematic Axes Rational Use of Natural Resources and Public Goods - Question Electric Energy and Awareness and Training of Servers, positive and negative, respectively. The latter goes against is with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment. Este artículo busca abordar la educación ambiental y comprender la percepción de los servidores de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personal de la Universidad Federal de Pará (UFPA), visando la sustentabilidad socioambiental en el ambiente de trabajo. Para ello, se fundamenta en un sondeo bibliográfico, documental y de campo con base en la Agenda Ambiental en la Administración Pública, en el Plan de Gestión de Logística de la UFPA y en su Plan de Acciones de Capacitación. Los resultados más significativos se encuentran en los Ejes Temáticos Uso Racional de los Recursos Naturales y Bienes públicos - Quesito Energía Eléctrica y Sensibilización y Capacitación de Servidores, positivos y negativos, respectivamente. Este último va en contra del objetivo estratégico de la UFPA de promover la responsabilidad socioambiental y su principio de preservación del medio ambiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741
10.14295/remea.v36i1.8741
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8741/5820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 242-262
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786707771392