Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mata, Giselle Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6754
Resumo: Os registros teatrais atenienses, expressos em textos cômicos e trágicos, são instrumentos importantes para analisarmos os acontecimentos e sensibilidades do homem heleno clássico. Eles nos fornecem, especialmente os cômicos aristofânicos, elementos muito úteis para o estudo da participação feminina na Polis de Atenas. A obra escolhida neste trabalho possibilita sopesarmos a atuação da esposa legítima do cidadão conhecida como Melissa. No teatro de Aristófanes, elas foram expostas de forma cômica, mas não ilegítima. Por meio do drama Assembléia das mulheres, o teatrólogo evidencia os mecanismos de poder entre os sexos e os níveis de interferência feminina na cidadania democrática do século V a.C., uma cidadania de homens.
id FURG_8b594843c565a417bf501ae7638eb2aa
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6754
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gonçalves, Ana Teresa MarquesMata, Giselle Moreira da2016-11-24T00:51:26Z2016-11-24T00:51:26Z2011MARQUES, Ana Teresa Marques; MATA, Giselle Moreira da. Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades. Historiae, Rio Grande, v.2, n. 1, p. 65-80, 2011. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2400/1290 > Acesso em: 23 nov. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6754Os registros teatrais atenienses, expressos em textos cômicos e trágicos, são instrumentos importantes para analisarmos os acontecimentos e sensibilidades do homem heleno clássico. Eles nos fornecem, especialmente os cômicos aristofânicos, elementos muito úteis para o estudo da participação feminina na Polis de Atenas. A obra escolhida neste trabalho possibilita sopesarmos a atuação da esposa legítima do cidadão conhecida como Melissa. No teatro de Aristófanes, elas foram expostas de forma cômica, mas não ilegítima. Por meio do drama Assembléia das mulheres, o teatrólogo evidencia os mecanismos de poder entre os sexos e os níveis de interferência feminina na cidadania democrática do século V a.C., uma cidadania de homens.Athenian theatrical records, as expressed through comic and tragic texts, are important tools for analyzing the events and sensibilities of the classic Hellenes. Such texts, especially the comic Aristophanic ones, are a very useful source to research women participation in the Polis of Athens. The work chosen for this study enable us to reflect on the role of the legitimate wives of citizens, also known as Melissa. In Aristophanic theater, they were exposed in a comic, but not illegitimate manner. Through the play Assembly of Women, the playwright reveals the mechanisms of power between men and women as well as the levels of female interference with the democratic citizenship in the 5th century BC, a citizenship of men.porTeatroCidadaniaFemininoTheaterCitizenshipFemaleRitual de máscaras: teatro, cidadania e identidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALRitual de máscaras.pdfRitual de máscaras.pdfapplication/pdf131385https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6754/1/Ritual%20de%20m%c3%a1scaras.pdf7c2a6d33cfa70ddedf588523f0083eedMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6754/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open access1/67542016-11-23 22:51:26.529open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-24T00:51:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
title Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
spellingShingle Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
Gonçalves, Ana Teresa Marques
Teatro
Cidadania
Feminino
Theater
Citizenship
Female
title_short Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
title_full Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
title_fullStr Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
title_full_unstemmed Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
title_sort Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades
author Gonçalves, Ana Teresa Marques
author_facet Gonçalves, Ana Teresa Marques
Mata, Giselle Moreira da
author_role author
author2 Mata, Giselle Moreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Teresa Marques
Mata, Giselle Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Cidadania
Feminino
Theater
Citizenship
Female
topic Teatro
Cidadania
Feminino
Theater
Citizenship
Female
description Os registros teatrais atenienses, expressos em textos cômicos e trágicos, são instrumentos importantes para analisarmos os acontecimentos e sensibilidades do homem heleno clássico. Eles nos fornecem, especialmente os cômicos aristofânicos, elementos muito úteis para o estudo da participação feminina na Polis de Atenas. A obra escolhida neste trabalho possibilita sopesarmos a atuação da esposa legítima do cidadão conhecida como Melissa. No teatro de Aristófanes, elas foram expostas de forma cômica, mas não ilegítima. Por meio do drama Assembléia das mulheres, o teatrólogo evidencia os mecanismos de poder entre os sexos e os níveis de interferência feminina na cidadania democrática do século V a.C., uma cidadania de homens.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-24T00:51:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-24T00:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Ana Teresa Marques; MATA, Giselle Moreira da. Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades. Historiae, Rio Grande, v.2, n. 1, p. 65-80, 2011. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2400/1290 > Acesso em: 23 nov. 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/6754
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1519-8502
identifier_str_mv MARQUES, Ana Teresa Marques; MATA, Giselle Moreira da. Ritual de máscaras: teatro, cidadania e identidades. Historiae, Rio Grande, v.2, n. 1, p. 65-80, 2011. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2400/1290 > Acesso em: 23 nov. 2016.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6754/1/Ritual%20de%20m%c3%a1scaras.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6754/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c2a6d33cfa70ddedf588523f0083eed
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313656814927872