Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Celso Augusto de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Garrido, Ivan Lapuente, D’Avila, Lívia Castro, Calixto, Cyntia Vilasboas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5479
Resumo: Apesar das pesquisas sobre falhas e recuperação de serviços, há poucos estudos investigando o efeito de diferenças culturais. Com base na revisão da literatura, foi proposto um modelo teórico, testado em dados de uma survey realizada junto a 260 consumidores do Brasil e EUA. Os resultados mostraram que a dimensão interpessoal da justiça percebida foi a mais importante para explicar a satisfação do consumidor, que por sua vez influenciou mais fortemente a intenção de reclamar junto a amigos, de tentar punir a empresa e de reclamar junto a órgãos reguladores. Por fim, os valores culturais não apresentaram efeitos moderadores significativos.
id FURG_9ce291077cbee955a34bfd0f6f0aeb4c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5479
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Matos, Celso Augusto deGarrido, Ivan LapuenteD’Avila, Lívia CastroCalixto, Cyntia Vilasboas2015-10-21T15:52:51Z2015-10-21T15:52:51Z2012MATOS, Celso Augusto de et al. Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA. Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 45-57, 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/face/article/view/11459/9678>. Acesso em: 21 out. 2015.1516-26801980-6302http://repositorio.furg.br/handle/1/5479Apesar das pesquisas sobre falhas e recuperação de serviços, há poucos estudos investigando o efeito de diferenças culturais. Com base na revisão da literatura, foi proposto um modelo teórico, testado em dados de uma survey realizada junto a 260 consumidores do Brasil e EUA. Os resultados mostraram que a dimensão interpessoal da justiça percebida foi a mais importante para explicar a satisfação do consumidor, que por sua vez influenciou mais fortemente a intenção de reclamar junto a amigos, de tentar punir a empresa e de reclamar junto a órgãos reguladores. Por fim, os valores culturais não apresentaram efeitos moderadores significativos.Despite the large number of studies about service recovery, there is a scarcity of cross-cultural analyses in this context. Based on a literature review, a theoretical model was proposed and tested with data from a survey with 260 Brazilian and American consumers. Results showed that the interpersonal justice was the most important justice dimension to explain the consumer satisfaction, which consequently influenced the customers’ complaint intentions, including complaining to friends/relatives (voice response) and to a regulatory agency (third-party response) and intentions to punish the company. However, cultural values were not a significant moderator in this study.porFalha de serviçosRecuperaçãoCross-culturalSurveyService failureRecoveryReações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUAConsumer reactions to service failures: a study in Brazil and USAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALReações dos consumidores a falhas de serviços um estudo no Brasil e EUA.pdfReações dos consumidores a falhas de serviços um estudo no Brasil e EUA.pdfapplication/pdf408593https://repositorio.furg.br/bitstream/1/5479/1/Rea%c3%a7%c3%b5es%20dos%20consumidores%20a%20falhas%20de%20servi%c3%a7os%20um%20estudo%20no%20Brasil%20e%20EUA.pdfa2a8e039b854a20a61f271db094a8a59MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/5479/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open access1/54792022-10-22 16:16:29.892open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-22T19:16:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consumer reactions to service failures: a study in Brazil and USA
title Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
spellingShingle Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
Matos, Celso Augusto de
Falha de serviços
Recuperação
Cross-cultural
Survey
Service failure
Recovery
title_short Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
title_full Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
title_fullStr Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
title_full_unstemmed Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
title_sort Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA
author Matos, Celso Augusto de
author_facet Matos, Celso Augusto de
Garrido, Ivan Lapuente
D’Avila, Lívia Castro
Calixto, Cyntia Vilasboas
author_role author
author2 Garrido, Ivan Lapuente
D’Avila, Lívia Castro
Calixto, Cyntia Vilasboas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Celso Augusto de
Garrido, Ivan Lapuente
D’Avila, Lívia Castro
Calixto, Cyntia Vilasboas
dc.subject.por.fl_str_mv Falha de serviços
Recuperação
Cross-cultural
Survey
Service failure
Recovery
topic Falha de serviços
Recuperação
Cross-cultural
Survey
Service failure
Recovery
description Apesar das pesquisas sobre falhas e recuperação de serviços, há poucos estudos investigando o efeito de diferenças culturais. Com base na revisão da literatura, foi proposto um modelo teórico, testado em dados de uma survey realizada junto a 260 consumidores do Brasil e EUA. Os resultados mostraram que a dimensão interpessoal da justiça percebida foi a mais importante para explicar a satisfação do consumidor, que por sua vez influenciou mais fortemente a intenção de reclamar junto a amigos, de tentar punir a empresa e de reclamar junto a órgãos reguladores. Por fim, os valores culturais não apresentaram efeitos moderadores significativos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-21T15:52:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21T15:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATOS, Celso Augusto de et al. Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA. Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 45-57, 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/face/article/view/11459/9678>. Acesso em: 21 out. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/5479
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1516-2680
1980-6302
identifier_str_mv MATOS, Celso Augusto de et al. Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA. Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 45-57, 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/face/article/view/11459/9678>. Acesso em: 21 out. 2015.
1516-2680
1980-6302
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/5479/1/Rea%c3%a7%c3%b5es%20dos%20consumidores%20a%20falhas%20de%20servi%c3%a7os%20um%20estudo%20no%20Brasil%20e%20EUA.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/5479/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2a8e039b854a20a61f271db094a8a59
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313585583063040