SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualotti, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Braccini, Marja Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/756
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de um Curso de Formação Docente para Educação a Distância – EaD, em que as discussões e as construções ocorreram a partir da escrita coletiva e colaborativa suportada pelas tecnologias. O principal objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos sociais que envolveram as interações ocorridas na virtualidade do curso e, dessa forma, contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades e oportunidades de sociabilidade que são viabilizadas a partir desse espaço não presencial, denominado de Ciberespaço, e a rede de conexões que envolveu os participantes do curso no desempenho de seus papéis, criando as condições para o desenvolvimento de uma Cibercultura em torno dessa comunidade virtual de aprendizagem.Palavras-chave: Escrita coletiva. Diálogo. Comunidades de aprendizagem virtual. Educação a distância.
id Feevale-1_88f55a43779753e4dee356d55dee799d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTEEste artigo apresenta um relato de experiência de um Curso de Formação Docente para Educação a Distância – EaD, em que as discussões e as construções ocorreram a partir da escrita coletiva e colaborativa suportada pelas tecnologias. O principal objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos sociais que envolveram as interações ocorridas na virtualidade do curso e, dessa forma, contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades e oportunidades de sociabilidade que são viabilizadas a partir desse espaço não presencial, denominado de Ciberespaço, e a rede de conexões que envolveu os participantes do curso no desempenho de seus papéis, criando as condições para o desenvolvimento de uma Cibercultura em torno dessa comunidade virtual de aprendizagem.Palavras-chave: Escrita coletiva. Diálogo. Comunidades de aprendizagem virtual. Educação a distância.Universidade Feevale2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/75610.25112/rp.v2i0.756Revista Prâksis; v. 2 (2013): Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz - Julho / Dezembro; 15-242448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/756/900Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasqualotti, Paulo RobertoBraccini, Marja Leão2017-07-06T22:10:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:10Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
title SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Pasqualotti, Paulo Roberto
title_short SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
title_full SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
author Pasqualotti, Paulo Roberto
author_facet Pasqualotti, Paulo Roberto
Braccini, Marja Leão
author_role author
author2 Braccini, Marja Leão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualotti, Paulo Roberto
Braccini, Marja Leão
description Este artigo apresenta um relato de experiência de um Curso de Formação Docente para Educação a Distância – EaD, em que as discussões e as construções ocorreram a partir da escrita coletiva e colaborativa suportada pelas tecnologias. O principal objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos sociais que envolveram as interações ocorridas na virtualidade do curso e, dessa forma, contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades e oportunidades de sociabilidade que são viabilizadas a partir desse espaço não presencial, denominado de Ciberespaço, e a rede de conexões que envolveu os participantes do curso no desempenho de seus papéis, criando as condições para o desenvolvimento de uma Cibercultura em torno dessa comunidade virtual de aprendizagem.Palavras-chave: Escrita coletiva. Diálogo. Comunidades de aprendizagem virtual. Educação a distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/756
10.25112/rp.v2i0.756
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/756
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/756/900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2013): Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz - Julho / Dezembro; 15-24
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124286382080