LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Rosângela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1277
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre três conceitos – letramento, alfabetização e literacia - que estão intimamente ligados, mas que não podem ser tomados como sinônimos, uma vez que cada um guarda especificidades. Se, de um lado, o conceito de letramento vem se popularizando desde a década de 1980, com o crescente espaço a ele dedicado em livros, materiais didáticos e eventos voltados aos professores, esse crescimento não pode se dar em oposição ou em detrimento do espaço dedicado à alfabetização, uma vez que a aprendizagem inicial da leitura guarda especificidades a serem consideradas à luz dos avanços das neurociências. Por fim, se o letramento enfatiza os aspectos interativos e socioculturais envolvidos nos usos, funções e valores atribuídos à língua escrita, por outro lado, o desenvolvimento do conjunto de habilidades da leitura e da escrita (ampliação do conhecimento lexical, variação linguística e adequação ao registro, sintaxe da língua escrita, referenciação anafórica e catafórica, estabelecimentos de inferências, etc.), que constituem a literacia plena, não podem ser negligenciados, sob pena de « jogarmos fora o bebê com a água do banho».Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino de línguas. Ciências cognitivas. ABSTRACTThe present paper aims at discussing three concepts – social literacy, reading acquisition and linguistic literacy – which are intimately linked, but that can’t be assumed as synonyms, since each one has its specificities. If, in one hand, the concept of social literacy has became more popular since the 80’s, with a broader space in books, pedagogical materials and events dedicated to school teachers, this growth should not be at the expense of the space dedicated to reading acquisition, because learning to read is a specific tool that has to be considered at the light of the neuroscience of reading’s development. Finally, if social literacy emphasizes the interactive and sociocultural aspects evolved in the uses, functions and values of the written language, on the other hand, the development of a set of abilities of reading and writing (development of lexical knowledge, linguistics variation and appropriateness, written language syntax, anaphoric and cataphoric referencing, inference bridging, etc.), present in full literacy, can’t be neglected, to avoid to throw the baby out with the bathwater.   Keywords: Reading. Wrting. Language teaching. Cognitive science. 
id Feevale-1_988c7fe3dede3074bc84fbe0e605675f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1277
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURAO presente artigo propõe uma reflexão sobre três conceitos – letramento, alfabetização e literacia - que estão intimamente ligados, mas que não podem ser tomados como sinônimos, uma vez que cada um guarda especificidades. Se, de um lado, o conceito de letramento vem se popularizando desde a década de 1980, com o crescente espaço a ele dedicado em livros, materiais didáticos e eventos voltados aos professores, esse crescimento não pode se dar em oposição ou em detrimento do espaço dedicado à alfabetização, uma vez que a aprendizagem inicial da leitura guarda especificidades a serem consideradas à luz dos avanços das neurociências. Por fim, se o letramento enfatiza os aspectos interativos e socioculturais envolvidos nos usos, funções e valores atribuídos à língua escrita, por outro lado, o desenvolvimento do conjunto de habilidades da leitura e da escrita (ampliação do conhecimento lexical, variação linguística e adequação ao registro, sintaxe da língua escrita, referenciação anafórica e catafórica, estabelecimentos de inferências, etc.), que constituem a literacia plena, não podem ser negligenciados, sob pena de « jogarmos fora o bebê com a água do banho».Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino de línguas. Ciências cognitivas. ABSTRACTThe present paper aims at discussing three concepts – social literacy, reading acquisition and linguistic literacy – which are intimately linked, but that can’t be assumed as synonyms, since each one has its specificities. If, in one hand, the concept of social literacy has became more popular since the 80’s, with a broader space in books, pedagogical materials and events dedicated to school teachers, this growth should not be at the expense of the space dedicated to reading acquisition, because learning to read is a specific tool that has to be considered at the light of the neuroscience of reading’s development. Finally, if social literacy emphasizes the interactive and sociocultural aspects evolved in the uses, functions and values of the written language, on the other hand, the development of a set of abilities of reading and writing (development of lexical knowledge, linguistics variation and appropriateness, written language syntax, anaphoric and cataphoric referencing, inference bridging, etc.), present in full literacy, can’t be neglected, to avoid to throw the baby out with the bathwater.   Keywords: Reading. Wrting. Language teaching. Cognitive science. Universidade Feevale2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/127710.25112/rpr.v2i0.1277Revista Prâksis; v. 2 (2017): Língua, Literatura, Cultura e Ensino - Julho / Dezembro; 76-882448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1277/1890Copyright (c) 2017 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Rosângela2017-11-07T20:47:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1277Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T20:47:57Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
title LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
spellingShingle LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
Gabriel, Rosângela
title_short LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
title_full LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
title_fullStr LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
title_full_unstemmed LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
title_sort LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA: UM OLHAR A PARTIR DA CIÊNCIA DA LEITURA
author Gabriel, Rosângela
author_facet Gabriel, Rosângela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Rosângela
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre três conceitos – letramento, alfabetização e literacia - que estão intimamente ligados, mas que não podem ser tomados como sinônimos, uma vez que cada um guarda especificidades. Se, de um lado, o conceito de letramento vem se popularizando desde a década de 1980, com o crescente espaço a ele dedicado em livros, materiais didáticos e eventos voltados aos professores, esse crescimento não pode se dar em oposição ou em detrimento do espaço dedicado à alfabetização, uma vez que a aprendizagem inicial da leitura guarda especificidades a serem consideradas à luz dos avanços das neurociências. Por fim, se o letramento enfatiza os aspectos interativos e socioculturais envolvidos nos usos, funções e valores atribuídos à língua escrita, por outro lado, o desenvolvimento do conjunto de habilidades da leitura e da escrita (ampliação do conhecimento lexical, variação linguística e adequação ao registro, sintaxe da língua escrita, referenciação anafórica e catafórica, estabelecimentos de inferências, etc.), que constituem a literacia plena, não podem ser negligenciados, sob pena de « jogarmos fora o bebê com a água do banho».Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino de línguas. Ciências cognitivas. ABSTRACTThe present paper aims at discussing three concepts – social literacy, reading acquisition and linguistic literacy – which are intimately linked, but that can’t be assumed as synonyms, since each one has its specificities. If, in one hand, the concept of social literacy has became more popular since the 80’s, with a broader space in books, pedagogical materials and events dedicated to school teachers, this growth should not be at the expense of the space dedicated to reading acquisition, because learning to read is a specific tool that has to be considered at the light of the neuroscience of reading’s development. Finally, if social literacy emphasizes the interactive and sociocultural aspects evolved in the uses, functions and values of the written language, on the other hand, the development of a set of abilities of reading and writing (development of lexical knowledge, linguistics variation and appropriateness, written language syntax, anaphoric and cataphoric referencing, inference bridging, etc.), present in full literacy, can’t be neglected, to avoid to throw the baby out with the bathwater.   Keywords: Reading. Wrting. Language teaching. Cognitive science. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1277
10.25112/rpr.v2i0.1277
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1277
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1277/1890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2017): Língua, Literatura, Cultura e Ensino - Julho / Dezembro; 76-88
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1754565294086422528