OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jordana Tres
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Krutzmann, Marise Wilsmann, Bierhals, Camila Correa, Feksa, Luciane Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1187
Resumo: A vitamina C ou ácido ascórbico (AA) é um elemento essencial para o ser humano e, por não ser metabolizado pelo corpo, necessitamos da sua ingestão pela dieta e/ou suplementação. As funções do AA no corpo são inúmeras, tais como: cofator para enzimas, biossíntese de hormônios e ação antioxidante, entretanto, estudos relatam que o consumo de AA em doses elevadas pode oferecer riscos à saúde. Deste modo buscou-se analisar os efeitos descritos da suplementação de AA. Realizamos uma revisão bibliográfica, dividida em duas perspectivas: uma histórica, com publicações de 1753-2012; e outra contemporânea, com estudos realizados entre  1990-2017.  A pesquisa foi realizada no Science Direct, Scielo, PubMed, Scopus, Portal de Periódicos da Capes e em livros, utilizando as palavras-chave: vitamina C, ácido ascórbico, estresse oxidativo, antioxidante e pró-oxidante. A suplementação com AA é controversa, sendo descrito tanto o seu efeito antioxidante, como o  pró-oxidante. A sua efetividade na prevenção e no tratamento do resfriado, diabete e câncer é questionável. Determinados grupos de pessoas mostram-se mais suscetíveis à toxicidade e aos danos do AA, podendo apresentar incidência de cálculos renais e interferência na função plaquetária.  Concluímos que a suplementação em doses excessivas de AA pode ocasionar uma transição de um estado saudável para o patológico, desencadeando uma atividade pró-oxidante. Além disso, a dose ótima a ser ingerida e o limiar entre a dose benéfica e a prejudicial, é discutível. Desse modo, a suplementação de vitamina C deve ser realizada com cautela, com prescrição e acompanhamento de profissionais da saúde.
id Feevale-3_92ce699abc2c3a5aac2c581f4aa89f56
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1187
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA CAntioxidante. Pró-oxidante. Ácido ascórbico. Estresse oxidativo.A vitamina C ou ácido ascórbico (AA) é um elemento essencial para o ser humano e, por não ser metabolizado pelo corpo, necessitamos da sua ingestão pela dieta e/ou suplementação. As funções do AA no corpo são inúmeras, tais como: cofator para enzimas, biossíntese de hormônios e ação antioxidante, entretanto, estudos relatam que o consumo de AA em doses elevadas pode oferecer riscos à saúde. Deste modo buscou-se analisar os efeitos descritos da suplementação de AA. Realizamos uma revisão bibliográfica, dividida em duas perspectivas: uma histórica, com publicações de 1753-2012; e outra contemporânea, com estudos realizados entre  1990-2017.  A pesquisa foi realizada no Science Direct, Scielo, PubMed, Scopus, Portal de Periódicos da Capes e em livros, utilizando as palavras-chave: vitamina C, ácido ascórbico, estresse oxidativo, antioxidante e pró-oxidante. A suplementação com AA é controversa, sendo descrito tanto o seu efeito antioxidante, como o  pró-oxidante. A sua efetividade na prevenção e no tratamento do resfriado, diabete e câncer é questionável. Determinados grupos de pessoas mostram-se mais suscetíveis à toxicidade e aos danos do AA, podendo apresentar incidência de cálculos renais e interferência na função plaquetária.  Concluímos que a suplementação em doses excessivas de AA pode ocasionar uma transição de um estado saudável para o patológico, desencadeando uma atividade pró-oxidante. Além disso, a dose ótima a ser ingerida e o limiar entre a dose benéfica e a prejudicial, é discutível. Desse modo, a suplementação de vitamina C deve ser realizada com cautela, com prescrição e acompanhamento de profissionais da saúde.Universidade Feevale2019-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/118710.25112/rco.v1i0.1187Revista Conhecimento Online; v. 1 (2019): Janeiro / Abril; 139-1632176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1187/2275Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jordana TresKrutzmann, Marise WilsmannBierhals, Camila CorreaFeksa, Luciane Rosa2019-08-17T01:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1187Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:38Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
title OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
spellingShingle OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
Santos, Jordana Tres
Antioxidante. Pró-oxidante. Ácido ascórbico. Estresse oxidativo.
title_short OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
title_full OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
title_fullStr OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
title_full_unstemmed OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
title_sort OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C
author Santos, Jordana Tres
author_facet Santos, Jordana Tres
Krutzmann, Marise Wilsmann
Bierhals, Camila Correa
Feksa, Luciane Rosa
author_role author
author2 Krutzmann, Marise Wilsmann
Bierhals, Camila Correa
Feksa, Luciane Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jordana Tres
Krutzmann, Marise Wilsmann
Bierhals, Camila Correa
Feksa, Luciane Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Antioxidante. Pró-oxidante. Ácido ascórbico. Estresse oxidativo.
topic Antioxidante. Pró-oxidante. Ácido ascórbico. Estresse oxidativo.
description A vitamina C ou ácido ascórbico (AA) é um elemento essencial para o ser humano e, por não ser metabolizado pelo corpo, necessitamos da sua ingestão pela dieta e/ou suplementação. As funções do AA no corpo são inúmeras, tais como: cofator para enzimas, biossíntese de hormônios e ação antioxidante, entretanto, estudos relatam que o consumo de AA em doses elevadas pode oferecer riscos à saúde. Deste modo buscou-se analisar os efeitos descritos da suplementação de AA. Realizamos uma revisão bibliográfica, dividida em duas perspectivas: uma histórica, com publicações de 1753-2012; e outra contemporânea, com estudos realizados entre  1990-2017.  A pesquisa foi realizada no Science Direct, Scielo, PubMed, Scopus, Portal de Periódicos da Capes e em livros, utilizando as palavras-chave: vitamina C, ácido ascórbico, estresse oxidativo, antioxidante e pró-oxidante. A suplementação com AA é controversa, sendo descrito tanto o seu efeito antioxidante, como o  pró-oxidante. A sua efetividade na prevenção e no tratamento do resfriado, diabete e câncer é questionável. Determinados grupos de pessoas mostram-se mais suscetíveis à toxicidade e aos danos do AA, podendo apresentar incidência de cálculos renais e interferência na função plaquetária.  Concluímos que a suplementação em doses excessivas de AA pode ocasionar uma transição de um estado saudável para o patológico, desencadeando uma atividade pró-oxidante. Além disso, a dose ótima a ser ingerida e o limiar entre a dose benéfica e a prejudicial, é discutível. Desse modo, a suplementação de vitamina C deve ser realizada com cautela, com prescrição e acompanhamento de profissionais da saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1187
10.25112/rco.v1i0.1187
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1187
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1187/2275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2019): Janeiro / Abril; 139-163
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930132328448