USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salas-Rueda, Ricardo-Adán
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: De-La-Cruz-Martínez, Gustavo, Alvarado-Zamorano, Clara, Prieto-Larios, Estefanía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2361
Resumo: ABSTRACTThis mixed research analyzes the use of the collaborative wall in the teaching-learning process on History considering data science and machine learning (linear regression). The sample is made up of 74 students from the National Preparatory School No. 7 “Ezequiel A. Chávez” who took the History course during the 2019 school year. The collaborative wall is a web application that facilitates the participation of students during the face-to-face sessions through the dissemination and organization of information on the Internet. During the face-to-face sessions, the students used mobile devices to share images and text through this web application. The results of machine learning indicate the dissemination and organization of information on the collaborative wall positively influence the participation of the students in the classroom, motivation and learning process on the characteristics of society during the sixteenth to eighteenth centuries. Data science identifies 6 predictive models on the use of the collaborative wall through the decision tree technique. Finally, the collaborative wall facilitates the construction of new educational spaces where students have the main role during the learning process on History.Keywords: Collaborative wall. Educational technology. Learning. Data science, Machine learning. RESUMOEsta pesquisa mista analisa o uso da parede colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em História considerando a ciência de dados e o aprendizado de máquina (regressão linear). A amostra é composta por 74 alunos da Escola Preparatória Nacional nº 7 “Ezequiel A. Chávez” que fizeram o curso de História durante o ano letivo de 2019. O mural colaborativo é uma aplicação web que facilita a participação dos alunos durante as sessões presenciais através da divulgação e organização da informação na Internet. Durante as sessões presenciais, os alunos usaram dispositivos móveis para compartilhar imagens e texto por meio deste aplicativo da web. Os resultados do aprendizado de máquina indicam que a disseminação e organização das informações na parede colaborativa influenciam positivamente a participação dos alunos em sala de aula, a motivação e o processo de aprendizagem nas características da sociedade durante os séculos XVI a XVIII. A ciência de dados identifica 6 modelos preditivos sobre o uso da parede colaborativa por meio da técnica de árvore de decisão. Por fim, a parede colaborativa facilita a construção de novos espaços educacionais onde os alunos têm o papel principal durante o processo de aprendizagem da História.Palavras-chave: Parede colaborativa. Tecnologia Educacional. Aprendendo. Ciência de dados, aprendizado de máquina.
id Feevale-3_e7cbcdeb31bcd33bb33a495abfa5572f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2361
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCEABSTRACTThis mixed research analyzes the use of the collaborative wall in the teaching-learning process on History considering data science and machine learning (linear regression). The sample is made up of 74 students from the National Preparatory School No. 7 “Ezequiel A. Chávez” who took the History course during the 2019 school year. The collaborative wall is a web application that facilitates the participation of students during the face-to-face sessions through the dissemination and organization of information on the Internet. During the face-to-face sessions, the students used mobile devices to share images and text through this web application. The results of machine learning indicate the dissemination and organization of information on the collaborative wall positively influence the participation of the students in the classroom, motivation and learning process on the characteristics of society during the sixteenth to eighteenth centuries. Data science identifies 6 predictive models on the use of the collaborative wall through the decision tree technique. Finally, the collaborative wall facilitates the construction of new educational spaces where students have the main role during the learning process on History.Keywords: Collaborative wall. Educational technology. Learning. Data science, Machine learning. RESUMOEsta pesquisa mista analisa o uso da parede colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em História considerando a ciência de dados e o aprendizado de máquina (regressão linear). A amostra é composta por 74 alunos da Escola Preparatória Nacional nº 7 “Ezequiel A. Chávez” que fizeram o curso de História durante o ano letivo de 2019. O mural colaborativo é uma aplicação web que facilita a participação dos alunos durante as sessões presenciais através da divulgação e organização da informação na Internet. Durante as sessões presenciais, os alunos usaram dispositivos móveis para compartilhar imagens e texto por meio deste aplicativo da web. Os resultados do aprendizado de máquina indicam que a disseminação e organização das informações na parede colaborativa influenciam positivamente a participação dos alunos em sala de aula, a motivação e o processo de aprendizagem nas características da sociedade durante os séculos XVI a XVIII. A ciência de dados identifica 6 modelos preditivos sobre o uso da parede colaborativa por meio da técnica de árvore de decisão. Por fim, a parede colaborativa facilita a construção de novos espaços educacionais onde os alunos têm o papel principal durante o processo de aprendizagem da História.Palavras-chave: Parede colaborativa. Tecnologia Educacional. Aprendendo. Ciência de dados, aprendizado de máquina.Universidade Feevale2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236110.25112/rco.v1i0.2361Revista Conhecimento Online; v. 1 (2021): Janeiro / Abril - Educação comunitária e ao longo da vida; 48-662176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2361/2731Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalas-Rueda, Ricardo-AdánDe-La-Cruz-Martínez, GustavoAlvarado-Zamorano, ClaraPrieto-Larios, Estefanía2021-12-07T15:33:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2361Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2021-12-07T15:33:41Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
title USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
spellingShingle USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
Salas-Rueda, Ricardo-Adán
title_short USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
title_full USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
title_fullStr USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
title_full_unstemmed USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
title_sort USE AND ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE WALL IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS ON HISTORY CONSIDERING DATA SCIENCE
author Salas-Rueda, Ricardo-Adán
author_facet Salas-Rueda, Ricardo-Adán
De-La-Cruz-Martínez, Gustavo
Alvarado-Zamorano, Clara
Prieto-Larios, Estefanía
author_role author
author2 De-La-Cruz-Martínez, Gustavo
Alvarado-Zamorano, Clara
Prieto-Larios, Estefanía
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salas-Rueda, Ricardo-Adán
De-La-Cruz-Martínez, Gustavo
Alvarado-Zamorano, Clara
Prieto-Larios, Estefanía
description ABSTRACTThis mixed research analyzes the use of the collaborative wall in the teaching-learning process on History considering data science and machine learning (linear regression). The sample is made up of 74 students from the National Preparatory School No. 7 “Ezequiel A. Chávez” who took the History course during the 2019 school year. The collaborative wall is a web application that facilitates the participation of students during the face-to-face sessions through the dissemination and organization of information on the Internet. During the face-to-face sessions, the students used mobile devices to share images and text through this web application. The results of machine learning indicate the dissemination and organization of information on the collaborative wall positively influence the participation of the students in the classroom, motivation and learning process on the characteristics of society during the sixteenth to eighteenth centuries. Data science identifies 6 predictive models on the use of the collaborative wall through the decision tree technique. Finally, the collaborative wall facilitates the construction of new educational spaces where students have the main role during the learning process on History.Keywords: Collaborative wall. Educational technology. Learning. Data science, Machine learning. RESUMOEsta pesquisa mista analisa o uso da parede colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em História considerando a ciência de dados e o aprendizado de máquina (regressão linear). A amostra é composta por 74 alunos da Escola Preparatória Nacional nº 7 “Ezequiel A. Chávez” que fizeram o curso de História durante o ano letivo de 2019. O mural colaborativo é uma aplicação web que facilita a participação dos alunos durante as sessões presenciais através da divulgação e organização da informação na Internet. Durante as sessões presenciais, os alunos usaram dispositivos móveis para compartilhar imagens e texto por meio deste aplicativo da web. Os resultados do aprendizado de máquina indicam que a disseminação e organização das informações na parede colaborativa influenciam positivamente a participação dos alunos em sala de aula, a motivação e o processo de aprendizagem nas características da sociedade durante os séculos XVI a XVIII. A ciência de dados identifica 6 modelos preditivos sobre o uso da parede colaborativa por meio da técnica de árvore de decisão. Por fim, a parede colaborativa facilita a construção de novos espaços educacionais onde os alunos têm o papel principal durante o processo de aprendizagem da História.Palavras-chave: Parede colaborativa. Tecnologia Educacional. Aprendendo. Ciência de dados, aprendizado de máquina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2361
10.25112/rco.v1i0.2361
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2361
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.2361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2361/2731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2021): Janeiro / Abril - Educação comunitária e ao longo da vida; 48-66
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1754570023312031744