Discurso da autoajuda na formação do professor de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MELO, Lívia Chaves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/68
Resumo: Este trabalho investiga a interferência do discurso de autoajuda nas representações de professor, construídas por alunos-mestres no contexto de formação de professores de língua. O embasamento teórico ancora-se no conceito de transdisciplinaridade como um fator central para a prática científica pós-moderna em Linguística Aplicada. Os resultados mostram que os discursos da autoajuda responsabilizam os professores tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de seus aprendizes. Consequentemente, o uso desse tipo de linguagem, durante os cursos de treinamento de professores, pode camuflar o empoderamento do professor, o que, por sua vez, pode comprometer a sua formação
id GEL-1_f6e0fe0d731071af7bba91167c2ed79e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/68
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Discurso da autoajuda na formação do professor de línguaFormação do Professor. Leitura. Letramento. Linguística Aplicada.Este trabalho investiga a interferência do discurso de autoajuda nas representações de professor, construídas por alunos-mestres no contexto de formação de professores de língua. O embasamento teórico ancora-se no conceito de transdisciplinaridade como um fator central para a prática científica pós-moderna em Linguística Aplicada. Os resultados mostram que os discursos da autoajuda responsabilizam os professores tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de seus aprendizes. Consequentemente, o uso desse tipo de linguagem, durante os cursos de treinamento de professores, pode camuflar o empoderamento do professor, o que, por sua vez, pode comprometer a sua formaçãoRevista do Gel2010-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/68Revista do GEL; v. 7 n. 2 (2010): Revista do GEL ; 198-2261984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/68/50SILVA, Wagner RodriguesMELO, Lívia Chaves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:19:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/68Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:19:20Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
title Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
spellingShingle Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
SILVA, Wagner Rodrigues
Formação do Professor. Leitura. Letramento. Linguística Aplicada.
title_short Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
title_full Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
title_fullStr Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
title_full_unstemmed Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
title_sort Discurso da autoajuda na formação do professor de língua
author SILVA, Wagner Rodrigues
author_facet SILVA, Wagner Rodrigues
MELO, Lívia Chaves de
author_role author
author2 MELO, Lívia Chaves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Wagner Rodrigues
MELO, Lívia Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Professor. Leitura. Letramento. Linguística Aplicada.
topic Formação do Professor. Leitura. Letramento. Linguística Aplicada.
description Este trabalho investiga a interferência do discurso de autoajuda nas representações de professor, construídas por alunos-mestres no contexto de formação de professores de língua. O embasamento teórico ancora-se no conceito de transdisciplinaridade como um fator central para a prática científica pós-moderna em Linguística Aplicada. Os resultados mostram que os discursos da autoajuda responsabilizam os professores tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de seus aprendizes. Consequentemente, o uso desse tipo de linguagem, durante os cursos de treinamento de professores, pode camuflar o empoderamento do professor, o que, por sua vez, pode comprometer a sua formação
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/68
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/68/50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 7 n. 2 (2010): Revista do GEL ; 198-226
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113618042880