Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleischer, Soraya
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Noronha, Ana Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361
Resumo: Esse artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica da produção sobre o uso de podcasts como ferramenta didática, principalmente na área das Ciências Sociais e da Antropologia. Durante esse período (2019-2022), foram encontradas 16 publicações e notamos o aumento do uso dessa mídia no geral. Na educação, não foi diferente, os podcasts já eram usados anteriormente como ferramenta didática, mas com a pandemia de COVID-19 e o incremento do ensino remoto, eles passaram a ter um protagonismo ainda maior na educação. Esse artigo propõe apresentar e analisar esta produção bibliográfica recente e apontar as vantagens e barreiras encontradas no uso de podcasts dentro de sala de aula discutidas. Por fim, o artigo também deixa sugestões para consolidar a área de pesquisa de podcasts como ferramenta de ensino.
id GPCS-1_2c9ca781ebef65bddde1c2afa7346708
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1361
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)EducaçãoAntropologiaPodcastsDivulgação científicaEsse artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica da produção sobre o uso de podcasts como ferramenta didática, principalmente na área das Ciências Sociais e da Antropologia. Durante esse período (2019-2022), foram encontradas 16 publicações e notamos o aumento do uso dessa mídia no geral. Na educação, não foi diferente, os podcasts já eram usados anteriormente como ferramenta didática, mas com a pandemia de COVID-19 e o incremento do ensino remoto, eles passaram a ter um protagonismo ainda maior na educação. Esse artigo propõe apresentar e analisar esta produção bibliográfica recente e apontar as vantagens e barreiras encontradas no uso de podcasts dentro de sala de aula discutidas. Por fim, o artigo também deixa sugestões para consolidar a área de pesquisa de podcasts como ferramenta de ensino.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 20222317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361/560Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFleischer, SorayaNoronha, Ana Luiza 2022-12-27T11:52:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1361Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2022-12-27T11:52:27Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
title Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
spellingShingle Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
Fleischer, Soraya
Educação
Antropologia
Podcasts
Divulgação científica
title_short Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
title_full Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
title_fullStr Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
title_full_unstemmed Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
title_sort Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
author Fleischer, Soraya
author_facet Fleischer, Soraya
Noronha, Ana Luiza
author_role author
author2 Noronha, Ana Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleischer, Soraya
Noronha, Ana Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Antropologia
Podcasts
Divulgação científica
topic Educação
Antropologia
Podcasts
Divulgação científica
description Esse artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica da produção sobre o uso de podcasts como ferramenta didática, principalmente na área das Ciências Sociais e da Antropologia. Durante esse período (2019-2022), foram encontradas 16 publicações e notamos o aumento do uso dessa mídia no geral. Na educação, não foi diferente, os podcasts já eram usados anteriormente como ferramenta didática, mas com a pandemia de COVID-19 e o incremento do ensino remoto, eles passaram a ter um protagonismo ainda maior na educação. Esse artigo propõe apresentar e analisar esta produção bibliográfica recente e apontar as vantagens e barreiras encontradas no uso de podcasts dentro de sala de aula discutidas. Por fim, o artigo também deixa sugestões para consolidar a área de pesquisa de podcasts como ferramenta de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361/560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 2022
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645818265600