Que Bom Te Ver Viva: uma discussão fílmica sobre o acerto de contas possível com a ditadura militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, César Alessandro Sagrillo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1082
Resumo: ResumoA ditadura civil-militar que perdurou de 1964 até 1985 trouxe inúmeras sequelas deletérias para o Brasil, entre os fatos adversos destacamos as atrocidades cometidas contra os oponentes do Estado e presos políticos. Este artigo possui como objetivo principal elaborar um balanço político da transição para a democracia brasileira a partir do filme Que Bom Te Ver Viva, esta produção de 1989 visou trazer o testemunho das mulheres que foram presas políticas, relatando todo o infortúnio sofrido por essas personagens no cárcere brasileiro. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, tratar-se-á de um trabalho qualitativo, pois visa um diálogo da reconstituição histórica a partir de uma leitura cinematográfica da política, procurando examinar a produção fílmica buscando compreender a sua qualidade técnica, méritos e, especialmente, a atualidade histórica desse filme realizado há 30 anos. Como resultado de pesquisa compreendemos a partir da análise fílmica, que o processo de redemocratização brasileira se configurou de acordo com o modelo denominado de Transição pela Transação, extremamente elitista e sem o devido ajuste de contas com passado.Palavras-chaves:ditadura civil-militar. Produção cinematográfica. Vozes do testemunho. Justiça de transição.  AbstractThe civil-military dictatorship that lasted from 1964 until 1985 brought numerous deleterious sequels to Brazil, among the adverse facts we highlight the atrocities committed against state opponents and political prisoners. This article has as its main objective to elaborate a political balance of the transition to the Brazilian democracy from the movie Que Bom Te Ver Viva. Brazilian prison. From the point of view of methodological procedures, this will be a qualitative work, since it aims at a dialogue of historical reconstruction from a cinematic reading of politics, seeking to examine filmic production seeking to understand its technical quality, merits and especially , the historical timeliness of this film made 30 years ago. As a result of research we understand from the film analysis that the process of Brazilian redemocratization was configured according to the model called Transition by Transaction, extremely elitist and without proper adjustment of past accounts..Keywords:civil-military dictatorship. cinematographic production. voices of witness. transitional justice.
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