Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Gisleânia Dourado Landim
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Mércia M. de, Silva, Jéssica L. da, Silva, Clovis G. da, Alves, Manoel F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2752
Resumo: As bebidas fermentadas de frutas são produtos promissores devido à tendência de aceitação em pesquisas de consumo, além de contribuírem para a redução de perdas pós-colheita de frutos perecíveis. Desta forma, este trabalho tem por objetivo estudar a produção do fermentado de abacaxi ‘Pérola’ utilizando a levedura de panificação e avaliar sua composição físico-química confrontando com a legislação vigente acerca de bebidas. O suco de abacaxi utilizado na produção da bebida, foi caracterizado físico-químicamente quanto aos parâmetros: umidade, cinzas, sólidos solúveis, acidez titulável e pH. No processamento da bebida, utilizou-se uma concentração de levedura de 10g/L e concentração de sólidos solúveis de 14°Brix. Foi realizado o estudo cinético do processo de fermentação alcoólica, monitorando as seguintes variáveis: concentração de biomassa, concentração de etanol, sólidos solúveis, pH e acidez titulável. O fermentado de abacaxi ‘Pérola’ apresentou um teor alcoólico de 5,9°GL, enquadrando-se dentro das especificações da legislação a cerca de fermentados de fruta, e sua composição foi semelhante à de vinhos de uva. Com base nos resultados, pode-se concluir que a utilização de abacaxi ‘Pérola’ na elaboração de bebida fermentada é tecnicamente viável dando origem a um produto de maior valor agregado e contribuindo para o desenvolvimento da agroindustria no Estado da Paraíba. 
id GVAA-1_69faae32a71a61c8bbb3265818bcf9ad
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2752
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebidaAs bebidas fermentadas de frutas são produtos promissores devido à tendência de aceitação em pesquisas de consumo, além de contribuírem para a redução de perdas pós-colheita de frutos perecíveis. Desta forma, este trabalho tem por objetivo estudar a produção do fermentado de abacaxi ‘Pérola’ utilizando a levedura de panificação e avaliar sua composição físico-química confrontando com a legislação vigente acerca de bebidas. O suco de abacaxi utilizado na produção da bebida, foi caracterizado físico-químicamente quanto aos parâmetros: umidade, cinzas, sólidos solúveis, acidez titulável e pH. No processamento da bebida, utilizou-se uma concentração de levedura de 10g/L e concentração de sólidos solúveis de 14°Brix. Foi realizado o estudo cinético do processo de fermentação alcoólica, monitorando as seguintes variáveis: concentração de biomassa, concentração de etanol, sólidos solúveis, pH e acidez titulável. O fermentado de abacaxi ‘Pérola’ apresentou um teor alcoólico de 5,9°GL, enquadrando-se dentro das especificações da legislação a cerca de fermentados de fruta, e sua composição foi semelhante à de vinhos de uva. Com base nos resultados, pode-se concluir que a utilização de abacaxi ‘Pérola’ na elaboração de bebida fermentada é tecnicamente viável dando origem a um produto de maior valor agregado e contribuindo para o desenvolvimento da agroindustria no Estado da Paraíba. Editora Verde2014-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2752Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 230-247Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 230-247Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 230-2471981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2752/2252Parente, Gisleânia Dourado LandimAlmeida, Mércia M. deSilva, Jéssica L. daSilva, Clovis G. daAlves, Manoel F.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-16T13:15:50Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2752Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:47.810557Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
title Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
spellingShingle Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
Parente, Gisleânia Dourado Landim
title_short Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
title_full Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
title_fullStr Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
title_full_unstemmed Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
title_sort Cinética da produção do fermentado alcoólico de abacaxi ‘pérola’ e caracterização da bebida
author Parente, Gisleânia Dourado Landim
author_facet Parente, Gisleânia Dourado Landim
Almeida, Mércia M. de
Silva, Jéssica L. da
Silva, Clovis G. da
Alves, Manoel F.
author_role author
author2 Almeida, Mércia M. de
Silva, Jéssica L. da
Silva, Clovis G. da
Alves, Manoel F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Gisleânia Dourado Landim
Almeida, Mércia M. de
Silva, Jéssica L. da
Silva, Clovis G. da
Alves, Manoel F.
description As bebidas fermentadas de frutas são produtos promissores devido à tendência de aceitação em pesquisas de consumo, além de contribuírem para a redução de perdas pós-colheita de frutos perecíveis. Desta forma, este trabalho tem por objetivo estudar a produção do fermentado de abacaxi ‘Pérola’ utilizando a levedura de panificação e avaliar sua composição físico-química confrontando com a legislação vigente acerca de bebidas. O suco de abacaxi utilizado na produção da bebida, foi caracterizado físico-químicamente quanto aos parâmetros: umidade, cinzas, sólidos solúveis, acidez titulável e pH. No processamento da bebida, utilizou-se uma concentração de levedura de 10g/L e concentração de sólidos solúveis de 14°Brix. Foi realizado o estudo cinético do processo de fermentação alcoólica, monitorando as seguintes variáveis: concentração de biomassa, concentração de etanol, sólidos solúveis, pH e acidez titulável. O fermentado de abacaxi ‘Pérola’ apresentou um teor alcoólico de 5,9°GL, enquadrando-se dentro das especificações da legislação a cerca de fermentados de fruta, e sua composição foi semelhante à de vinhos de uva. Com base nos resultados, pode-se concluir que a utilização de abacaxi ‘Pérola’ na elaboração de bebida fermentada é tecnicamente viável dando origem a um produto de maior valor agregado e contribuindo para o desenvolvimento da agroindustria no Estado da Paraíba. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2752
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2752/2252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 230-247
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 230-247
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 230-247
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087520034816