Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Ronice Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castro, Henrique Guilhon de, Cardoso, Dione Pereira, Chagas Júnior, Aloisio Freitas, Chagas, Lillian França Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2951
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de biomassa de quatro acessos, provenientes de diferentes regiões geográficas, e duas cultivares comerciais de manjericão (Ocimum basilicum L.) cultivados sob as mesmas condições edafoclimáticas no Estado do Tocantins. Os acessos foram coletados no município de Gurupi-TO (GUR) e de Monte Alegre-GO (MAL, MVE e FPS). As sementes da cultivar comercial manjericão roxo (MR) foram adquiridas no comércio local de Gurupi-TO e as sementes da cultivar Maria Bonita (MB) foram fornecidas pelo Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal de Lavras. As avaliações foram realizadas em intervalos regulares de 15 dias, com avaliação da altura das plantas, diâmetro do caule, número de inflorescências e vigor das plantas. Na última época de avaliação, foram avaliadas as características de massa fresca total, massa fresca das folhas, massa fresca das inflorescências, massa fresca dos ramos, número de folhas, número de inflorescências, número de ramos, massa seca total das folhas, massa seca total das inflorescências, massa seca total dos ramos e massa seca total. Nas cultivares MB e MR foi obtida maior taxa de crescimento em altura e maior vigor em relação aos outros acessos. Nas cultivares MB e MR observaram os maiores valores de massa fresca total e massa seca total. Nos acessos silvestres (MAL, GUR, FPS e MVE) foi observado maior número de inflorescências e maior número de folhas.
id GVAA-1_cc52c4173e48140b9459ee802e82cbc4
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2951
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do TocantinsPlantas medicinaisOcimum basilicumanálise do crescimentoprodutividadeO objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de biomassa de quatro acessos, provenientes de diferentes regiões geográficas, e duas cultivares comerciais de manjericão (Ocimum basilicum L.) cultivados sob as mesmas condições edafoclimáticas no Estado do Tocantins. Os acessos foram coletados no município de Gurupi-TO (GUR) e de Monte Alegre-GO (MAL, MVE e FPS). As sementes da cultivar comercial manjericão roxo (MR) foram adquiridas no comércio local de Gurupi-TO e as sementes da cultivar Maria Bonita (MB) foram fornecidas pelo Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal de Lavras. As avaliações foram realizadas em intervalos regulares de 15 dias, com avaliação da altura das plantas, diâmetro do caule, número de inflorescências e vigor das plantas. Na última época de avaliação, foram avaliadas as características de massa fresca total, massa fresca das folhas, massa fresca das inflorescências, massa fresca dos ramos, número de folhas, número de inflorescências, número de ramos, massa seca total das folhas, massa seca total das inflorescências, massa seca total dos ramos e massa seca total. Nas cultivares MB e MR foi obtida maior taxa de crescimento em altura e maior vigor em relação aos outros acessos. Nas cultivares MB e MR observaram os maiores valores de massa fresca total e massa seca total. Nos acessos silvestres (MAL, GUR, FPS e MVE) foi observado maior número de inflorescências e maior número de folhas.Editora Verde2014-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/295110.18378/rvads.v9i4.2951Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 224 - 229Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 224 - 229Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 224 - 2291981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2951/3068Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Ronice AlvesCastro, Henrique Guilhon deCardoso, Dione PereiraChagas Júnior, Aloisio FreitasChagas, Lillian França Borges2021-06-15T13:13:34Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2951Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:51.671515Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
title Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
spellingShingle Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
Veloso, Ronice Alves
Plantas medicinais
Ocimum basilicum
análise do crescimento
produtividade
title_short Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
title_full Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
title_fullStr Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
title_sort Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins
author Veloso, Ronice Alves
author_facet Veloso, Ronice Alves
Castro, Henrique Guilhon de
Cardoso, Dione Pereira
Chagas Júnior, Aloisio Freitas
Chagas, Lillian França Borges
author_role author
author2 Castro, Henrique Guilhon de
Cardoso, Dione Pereira
Chagas Júnior, Aloisio Freitas
Chagas, Lillian França Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Ronice Alves
Castro, Henrique Guilhon de
Cardoso, Dione Pereira
Chagas Júnior, Aloisio Freitas
Chagas, Lillian França Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas medicinais
Ocimum basilicum
análise do crescimento
produtividade
topic Plantas medicinais
Ocimum basilicum
análise do crescimento
produtividade
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de biomassa de quatro acessos, provenientes de diferentes regiões geográficas, e duas cultivares comerciais de manjericão (Ocimum basilicum L.) cultivados sob as mesmas condições edafoclimáticas no Estado do Tocantins. Os acessos foram coletados no município de Gurupi-TO (GUR) e de Monte Alegre-GO (MAL, MVE e FPS). As sementes da cultivar comercial manjericão roxo (MR) foram adquiridas no comércio local de Gurupi-TO e as sementes da cultivar Maria Bonita (MB) foram fornecidas pelo Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal de Lavras. As avaliações foram realizadas em intervalos regulares de 15 dias, com avaliação da altura das plantas, diâmetro do caule, número de inflorescências e vigor das plantas. Na última época de avaliação, foram avaliadas as características de massa fresca total, massa fresca das folhas, massa fresca das inflorescências, massa fresca dos ramos, número de folhas, número de inflorescências, número de ramos, massa seca total das folhas, massa seca total das inflorescências, massa seca total dos ramos e massa seca total. Nas cultivares MB e MR foi obtida maior taxa de crescimento em altura e maior vigor em relação aos outros acessos. Nas cultivares MB e MR observaram os maiores valores de massa fresca total e massa seca total. Nos acessos silvestres (MAL, GUR, FPS e MVE) foi observado maior número de inflorescências e maior número de folhas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2951
10.18378/rvads.v9i4.2951
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2951
identifier_str_mv 10.18378/rvads.v9i4.2951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2951/3068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 224 - 229
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 224 - 229
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 224 - 229
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087952048128