Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Maria Leuziedna
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira, Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira, Pires, Thereza Sophia Jacome, Maracajá, Patricio Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura?  Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro.
id GVAA-1_f67785583d9f41a30a0c3a29b0b2a96a
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3621
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Processos de leitura, concepções e tendências para o ensinoLeitura. Ensino. Interação. EscritaEste estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura?  Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro.Editora Verde2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 1741981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621/3296Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Maria LeuziednaUchoa, Sayonara Abrantes de OliveiraCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraPires, Thereza Sophia JacomeMaracajá, Patricio Borges2021-06-13T13:18:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3621Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:02.274261Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
title Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
spellingShingle Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
Dantas, Maria Leuziedna
Leitura. Ensino. Interação. Escrita
title_short Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
title_full Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
title_fullStr Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
title_full_unstemmed Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
title_sort Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
author Dantas, Maria Leuziedna
author_facet Dantas, Maria Leuziedna
Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Pires, Thereza Sophia Jacome
Maracajá, Patricio Borges
author_role author
author2 Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Pires, Thereza Sophia Jacome
Maracajá, Patricio Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Maria Leuziedna
Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Pires, Thereza Sophia Jacome
Maracajá, Patricio Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Ensino. Interação. Escrita
topic Leitura. Ensino. Interação. Escrita
description Este estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura?  Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621/3296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948089014255616