Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura? Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro. |
id |
GVAA-1_f67785583d9f41a30a0c3a29b0b2a96a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3621 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensinoLeitura. Ensino. Interação. EscritaEste estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura? Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro.Editora Verde2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 1741981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621/3296Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Maria LeuziednaUchoa, Sayonara Abrantes de OliveiraCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraPires, Thereza Sophia JacomeMaracajá, Patricio Borges2021-06-13T13:18:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3621Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:02.274261Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
title |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
spellingShingle |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino Dantas, Maria Leuziedna Leitura. Ensino. Interação. Escrita |
title_short |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
title_full |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
title_fullStr |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
title_full_unstemmed |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
title_sort |
Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino |
author |
Dantas, Maria Leuziedna |
author_facet |
Dantas, Maria Leuziedna Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Pires, Thereza Sophia Jacome Maracajá, Patricio Borges |
author_role |
author |
author2 |
Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Pires, Thereza Sophia Jacome Maracajá, Patricio Borges |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Maria Leuziedna Uchoa, Sayonara Abrantes de Oliveira Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Pires, Thereza Sophia Jacome Maracajá, Patricio Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Ensino. Interação. Escrita |
topic |
Leitura. Ensino. Interação. Escrita |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura? Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621/3296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 170 - 174 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948089014255616 |