Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Amorim, Bruna Bittencourt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Penha, Marcel Rolland Ciro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442
Resumo: RESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão.  
id GVAA-2_5d8b2d3230091dfb0d74b09445307788
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8442
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
spelling Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de RecifeRESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão.  GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 252-255Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 252-255Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 252-2552358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442/10907Copyright (c) 2021 BRUNA BITTENCOURT DE AMORIM, Marcel Rolland Ciro da Penhahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Amorim, Bruna Bittencourtda Penha, Marcel Rolland Ciro2022-01-28T10:15:52ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
title Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
spellingShingle Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
de Amorim, Bruna Bittencourt
title_short Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
title_full Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
title_fullStr Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
title_full_unstemmed Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
title_sort Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
author de Amorim, Bruna Bittencourt
author_facet de Amorim, Bruna Bittencourt
da Penha, Marcel Rolland Ciro
author_role author
author2 da Penha, Marcel Rolland Ciro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Amorim, Bruna Bittencourt
da Penha, Marcel Rolland Ciro
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão.  
description RESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442
url http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442/10907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 BRUNA BITTENCOURT DE AMORIM, Marcel Rolland Ciro da Penha
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 BRUNA BITTENCOURT DE AMORIM, Marcel Rolland Ciro da Penha
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 252-255
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 252-255
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 252-255
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725009993747398656