Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Recife
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão. |
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Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de RecifeRESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 252-255Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 252-255Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 252-2552358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8442/10907Copyright (c) 2021 BRUNA BITTENCOURT DE AMORIM, Marcel Rolland Ciro da Penhahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Amorim, Bruna Bittencourtda Penha, Marcel Rolland Ciro2022-01-28T10:15:52ZRevista |
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RESUMO Objetivo: Caracterizar a demanda de usuários e o tipo de atendimento realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem quantitativa de janeiro a junho de 2019. Foram coletados dados secundários, obtidos por meio de relatórios gerais e gerenciais do sistema de informação, utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Resultados: Constatou-se a alta demanda de usuários, principalmente que buscaram o serviço por motivos pouco ou não urgentes, que poderiam ser atendidos na atenção primária. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos não foi caracterizada como urgência e emergência. Faz necessário mudanças nas políticas de saúde relacionadas à Rede de Atenção as Urgências e a Rede de Atenção Primária em Saúde, a fim de reorganizar, identificar e estabelecer estratégias de Atenção, que forneçam uma assistência de saúde qualificada e resolutiva evitando a superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência. Palavras-chave: Demanda de serviço de saúde; Urgência e Emergência; Gestão. |
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