Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Tamires Arlete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Mariana Donato, Candido, Thiago Souza, SANTOS, NATHALIA SERAFIM DOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860
Resumo: Resumo: A higienização dos equipamentos de uso industrial é fundamental para a qualidade do produto final. Devido a esta importância as indústrias investem em métodos e tecnologias de monitoramento de limpeza. O objetivo do presente trabalho é validar um método de monitoramento de limpeza com técnica de ATP- bioluminescência com amostras de água do último enxágue do processo de higienização. O estudo foi realizado de forma experimental em pesquisa de campo comparando se método de monitoramento de limpeza com a técnica em ATP- bioluminescência apresenta evidencias iguais ou superiores a métodos tradicionais, realizando análises microbiológicas de contagem padrão de mesófilos e pesquisa qualitativa de coliformes totais e termotolerantes em água, avaliando a reprodutibilidade, repetibilidade e valores mínimo e máximo dos resultados. Foram coletadas amostras dos tanques que abastecem água para área produtiva estéril e dos equipamentos de produção os esterilizadores. Os valores de ATP apresentados foram entre 5 e 45 RLU, as análises de contagem padrão de mesófilos apresentaram ausência de crescimento na maioria das amostras e todas as análises apresentaram resultados negativo para pesquisa de coliformes totais e termotolerantes em água. O método em ATP – bioluminescência usando água do último enxágue fornece resultados rápidos, precisos e confiáveis permitindo uma avalição mais ampla da superfície analisada.Palavras-chave: Higienização. Limpeza. Biofilme bacteriano.
id GVAA-2_821ea3dc9e96da2caac0f6d5b2d07658
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7860
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.Higienização. Limpeza. Biofilme bacterianoResumo: A higienização dos equipamentos de uso industrial é fundamental para a qualidade do produto final. Devido a esta importância as indústrias investem em métodos e tecnologias de monitoramento de limpeza. O objetivo do presente trabalho é validar um método de monitoramento de limpeza com técnica de ATP- bioluminescência com amostras de água do último enxágue do processo de higienização. O estudo foi realizado de forma experimental em pesquisa de campo comparando se método de monitoramento de limpeza com a técnica em ATP- bioluminescência apresenta evidencias iguais ou superiores a métodos tradicionais, realizando análises microbiológicas de contagem padrão de mesófilos e pesquisa qualitativa de coliformes totais e termotolerantes em água, avaliando a reprodutibilidade, repetibilidade e valores mínimo e máximo dos resultados. Foram coletadas amostras dos tanques que abastecem água para área produtiva estéril e dos equipamentos de produção os esterilizadores. Os valores de ATP apresentados foram entre 5 e 45 RLU, as análises de contagem padrão de mesófilos apresentaram ausência de crescimento na maioria das amostras e todas as análises apresentaram resultados negativo para pesquisa de coliformes totais e termotolerantes em água. O método em ATP – bioluminescência usando água do último enxágue fornece resultados rápidos, precisos e confiáveis permitindo uma avalição mais ampla da superfície analisada.Palavras-chave: Higienização. Limpeza. Biofilme bacteriano.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/786010.18378/rebes.v10i3.7860Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 3 (2020); 64-72Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 3 (2020); 64-72Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 3 (2020); 64-722358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860/7740https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860/10358Copyright (c) 2020 Tamires Arlete Caetano, Mariana Donato Pereira, Thiago Souza Candido, NATHALIA SERAFIM DOS SANTOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Tamires ArletePereira, Mariana DonatoCandido, Thiago SouzaSANTOS, NATHALIA SERAFIM DOS2022-01-28T10:16:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7860Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:44Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
title Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
spellingShingle Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
Caetano, Tamires Arlete
Higienização. Limpeza. Biofilme bacteriano
title_short Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
title_full Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
title_fullStr Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
title_full_unstemmed Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
title_sort Validação de monitoramento de limpeza com ATP - bioluminescência em água de enxágue.
author Caetano, Tamires Arlete
author_facet Caetano, Tamires Arlete
Pereira, Mariana Donato
Candido, Thiago Souza
SANTOS, NATHALIA SERAFIM DOS
author_role author
author2 Pereira, Mariana Donato
Candido, Thiago Souza
SANTOS, NATHALIA SERAFIM DOS
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Tamires Arlete
Pereira, Mariana Donato
Candido, Thiago Souza
SANTOS, NATHALIA SERAFIM DOS
dc.subject.por.fl_str_mv Higienização. Limpeza. Biofilme bacteriano
topic Higienização. Limpeza. Biofilme bacteriano
description Resumo: A higienização dos equipamentos de uso industrial é fundamental para a qualidade do produto final. Devido a esta importância as indústrias investem em métodos e tecnologias de monitoramento de limpeza. O objetivo do presente trabalho é validar um método de monitoramento de limpeza com técnica de ATP- bioluminescência com amostras de água do último enxágue do processo de higienização. O estudo foi realizado de forma experimental em pesquisa de campo comparando se método de monitoramento de limpeza com a técnica em ATP- bioluminescência apresenta evidencias iguais ou superiores a métodos tradicionais, realizando análises microbiológicas de contagem padrão de mesófilos e pesquisa qualitativa de coliformes totais e termotolerantes em água, avaliando a reprodutibilidade, repetibilidade e valores mínimo e máximo dos resultados. Foram coletadas amostras dos tanques que abastecem água para área produtiva estéril e dos equipamentos de produção os esterilizadores. Os valores de ATP apresentados foram entre 5 e 45 RLU, as análises de contagem padrão de mesófilos apresentaram ausência de crescimento na maioria das amostras e todas as análises apresentaram resultados negativo para pesquisa de coliformes totais e termotolerantes em água. O método em ATP – bioluminescência usando água do último enxágue fornece resultados rápidos, precisos e confiáveis permitindo uma avalição mais ampla da superfície analisada.Palavras-chave: Higienização. Limpeza. Biofilme bacteriano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860
10.18378/rebes.v10i3.7860
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i3.7860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860/7740
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7860/10358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 3 (2020); 64-72
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 3 (2020); 64-72
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 3 (2020); 64-72
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667271081984