Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946 |
Resumo: | A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual. |
id |
GVAA-2_8f0f296d9577a29c10afcf7d286040e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/5946 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolarIntervenções Assistidas por AnimaisCo-TerapeutaDéficit IntelectualA Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/594610.18378/rebes.v8i4.5946Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 No. 4 (2018); 54-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 Núm. 4 (2018); 54-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 8 n. 4 (2018); 54-572358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/5350https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9708https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9709Copyright (c) 2019 Camila moura de Lima, Dione Moreira Nunes, Fernanda Dagmar Martins Krug, Márcia de Oliveira Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Camila Moura deNunes, Dione MoreiraKrug, Fernanda Dagmar MartinsNobre, Márcia de Oliveira2020-01-14T18:32:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/5946Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:32:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
title |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
spellingShingle |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar Lima, Camila Moura de Intervenções Assistidas por Animais Co-Terapeuta Déficit Intelectual |
title_short |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
title_full |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
title_fullStr |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
title_sort |
Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar |
author |
Lima, Camila Moura de |
author_facet |
Lima, Camila Moura de Nunes, Dione Moreira Krug, Fernanda Dagmar Martins Nobre, Márcia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Dione Moreira Krug, Fernanda Dagmar Martins Nobre, Márcia de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Camila Moura de Nunes, Dione Moreira Krug, Fernanda Dagmar Martins Nobre, Márcia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenções Assistidas por Animais Co-Terapeuta Déficit Intelectual |
topic |
Intervenções Assistidas por Animais Co-Terapeuta Déficit Intelectual |
description |
A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946 10.18378/rebes.v8i4.5946 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v8i4.5946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/5350 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9708 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 No. 4 (2018); 54-57 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 Núm. 4 (2018); 54-57 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 8 n. 4 (2018); 54-57 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666450046976 |