Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Camila Moura de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Dione Moreira, Krug, Fernanda Dagmar Martins, Nobre, Márcia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946
Resumo: A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.
id GVAA-2_8f0f296d9577a29c10afcf7d286040e0
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/5946
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolarIntervenções Assistidas por AnimaisCo-TerapeutaDéficit IntelectualA Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/594610.18378/rebes.v8i4.5946Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 No. 4 (2018); 54-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 Núm. 4 (2018); 54-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 8 n. 4 (2018); 54-572358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/5350https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9708https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9709Copyright (c) 2019 Camila moura de Lima, Dione Moreira Nunes, Fernanda Dagmar Martins Krug, Márcia de Oliveira Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Camila Moura deNunes, Dione MoreiraKrug, Fernanda Dagmar MartinsNobre, Márcia de Oliveira2020-01-14T18:32:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/5946Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:32:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
title Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
spellingShingle Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
Lima, Camila Moura de
Intervenções Assistidas por Animais
Co-Terapeuta
Déficit Intelectual
title_short Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
title_full Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
title_fullStr Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
title_full_unstemmed Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
title_sort Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
author Lima, Camila Moura de
author_facet Lima, Camila Moura de
Nunes, Dione Moreira
Krug, Fernanda Dagmar Martins
Nobre, Márcia de Oliveira
author_role author
author2 Nunes, Dione Moreira
Krug, Fernanda Dagmar Martins
Nobre, Márcia de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Camila Moura de
Nunes, Dione Moreira
Krug, Fernanda Dagmar Martins
Nobre, Márcia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenções Assistidas por Animais
Co-Terapeuta
Déficit Intelectual
topic Intervenções Assistidas por Animais
Co-Terapeuta
Déficit Intelectual
description A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946
10.18378/rebes.v8i4.5946
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v8i4.5946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/5350
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9708
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946/9709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 No. 4 (2018); 54-57
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 8 Núm. 4 (2018); 54-57
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 8 n. 4 (2018); 54-57
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666450046976