Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084 |
Resumo: | Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem. |
id |
GVAA-2_ab002888455887f65ae776e0ba4081bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8084 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de SaúdeEducação superiorEducação médicaAprendizagem Baseada em ProblemasObjetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/808410.18378/rebes.v10i4.8084Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 15-21Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 15-21Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 15-212358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084/8013Copyright (c) 2020 Ivana Cristina Vieira de Lima Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Ivana Cristina Vieira de LimaPeixoto, Maria das Graças BarbosaMedeiros, Diego da SilvaArruda, Gisele Maria Melo SoaresNeto, Franklin de Castro AlvesSantos, Elton Rodrigues2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8084Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_short |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_full |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_fullStr |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_sort |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
author |
Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima |
author_facet |
Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
topic |
Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
description |
Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084 10.18378/rebes.v10i4.8084 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i4.8084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084/8013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ivana Cristina Vieira de Lima Maia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ivana Cristina Vieira de Lima Maia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 15-21 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 15-21 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 15-21 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667352870912 |