Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Willemberg dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sobral, Maria Poliana da Silva, Torres, Vivian Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6627
Resumo: É possível identificar os fatores associados ao uso inadequado dos medicamentos prescritos nas receitas atendidas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que permitam a ocorrência de danos aos idosos provocados pelos fármacos em razão de potencialização do efeito e diminuição da janela terapêutica, comprometendo a dissolução, absorção, metabolismo e excreção. Os medicamentos podem contribuir para aumentar a expectativa de vida, porém, pode comprometê-la, por esse motivo os fármacos para serem prescritos a essa faixa etária devem ter uma relação de risco-benefício considerada, garantindo assim segurança e efetividade terapêutica e uma boa qualidade de vida. O objetivo foi realizar um perfil a partir da análise das prescrições dispensadas através do PFPB, em uma drogaria no município de Lagoa dos Gatos – PE, entre os meses de janeiro a outubro de 2018. Trata-se de um estudo transversal, documental e exploratório. Foi obtida amostra das receitas dos idosos a partir de 60 anos que adquiriram medicamentos pelo PFPB. Os resultados foram coletados a partir de 18 receitas onde o consumo total de medicamentos foi de 78 com média de 4,33 por idoso, a polifarmacia prevalente em 38,9% (n=7) das receitas, as interações medicamentosas com 83,33% (n=15) das receitas,  medicamentos potencialmente inadequados com 19,21% (n=15) dos medicamentos. Os dados desta pesquisa mostram o quanto os idosos estão expostos a problemas relacionados aos medicamentos ou efeitos adversos, desencadeados pela interação medicamentosa e medicamentos impróprios, devido a necessidade de vários medicamentos diante das condições clínicas e as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas intrínsecas ao envelhecimento.
id GVAA-2_b4a54d2c820f35ffd2ca6058065d3351
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6627
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Perfil de prescrições atendidas em uma farmáciaPolimedicação. Medicalização do idoso. Medicamentos inapropriados.É possível identificar os fatores associados ao uso inadequado dos medicamentos prescritos nas receitas atendidas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que permitam a ocorrência de danos aos idosos provocados pelos fármacos em razão de potencialização do efeito e diminuição da janela terapêutica, comprometendo a dissolução, absorção, metabolismo e excreção. Os medicamentos podem contribuir para aumentar a expectativa de vida, porém, pode comprometê-la, por esse motivo os fármacos para serem prescritos a essa faixa etária devem ter uma relação de risco-benefício considerada, garantindo assim segurança e efetividade terapêutica e uma boa qualidade de vida. O objetivo foi realizar um perfil a partir da análise das prescrições dispensadas através do PFPB, em uma drogaria no município de Lagoa dos Gatos – PE, entre os meses de janeiro a outubro de 2018. Trata-se de um estudo transversal, documental e exploratório. Foi obtida amostra das receitas dos idosos a partir de 60 anos que adquiriram medicamentos pelo PFPB. Os resultados foram coletados a partir de 18 receitas onde o consumo total de medicamentos foi de 78 com média de 4,33 por idoso, a polifarmacia prevalente em 38,9% (n=7) das receitas, as interações medicamentosas com 83,33% (n=15) das receitas,  medicamentos potencialmente inadequados com 19,21% (n=15) dos medicamentos. Os dados desta pesquisa mostram o quanto os idosos estão expostos a problemas relacionados aos medicamentos ou efeitos adversos, desencadeados pela interação medicamentosa e medicamentos impróprios, devido a necessidade de vários medicamentos diante das condições clínicas e as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas intrínsecas ao envelhecimento.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/662710.18378/rebes.v9i3.6627Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 100-105Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 100-105Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 100-1052358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6627/6354Copyright (c) 2019 WILLEMBERG DOS SANTOS FERREIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Willemberg dos SantosSobral, Maria Poliana da SilvaTorres, Vivian Mariano2020-01-14T18:36:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6627Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
title Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
spellingShingle Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
Ferreira, Willemberg dos Santos
Polimedicação. Medicalização do idoso. Medicamentos inapropriados.
title_short Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
title_full Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
title_fullStr Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
title_full_unstemmed Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
title_sort Perfil de prescrições atendidas em uma farmácia
author Ferreira, Willemberg dos Santos
author_facet Ferreira, Willemberg dos Santos
Sobral, Maria Poliana da Silva
Torres, Vivian Mariano
author_role author
author2 Sobral, Maria Poliana da Silva
Torres, Vivian Mariano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Willemberg dos Santos
Sobral, Maria Poliana da Silva
Torres, Vivian Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Polimedicação. Medicalização do idoso. Medicamentos inapropriados.
topic Polimedicação. Medicalização do idoso. Medicamentos inapropriados.
description É possível identificar os fatores associados ao uso inadequado dos medicamentos prescritos nas receitas atendidas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que permitam a ocorrência de danos aos idosos provocados pelos fármacos em razão de potencialização do efeito e diminuição da janela terapêutica, comprometendo a dissolução, absorção, metabolismo e excreção. Os medicamentos podem contribuir para aumentar a expectativa de vida, porém, pode comprometê-la, por esse motivo os fármacos para serem prescritos a essa faixa etária devem ter uma relação de risco-benefício considerada, garantindo assim segurança e efetividade terapêutica e uma boa qualidade de vida. O objetivo foi realizar um perfil a partir da análise das prescrições dispensadas através do PFPB, em uma drogaria no município de Lagoa dos Gatos – PE, entre os meses de janeiro a outubro de 2018. Trata-se de um estudo transversal, documental e exploratório. Foi obtida amostra das receitas dos idosos a partir de 60 anos que adquiriram medicamentos pelo PFPB. Os resultados foram coletados a partir de 18 receitas onde o consumo total de medicamentos foi de 78 com média de 4,33 por idoso, a polifarmacia prevalente em 38,9% (n=7) das receitas, as interações medicamentosas com 83,33% (n=15) das receitas,  medicamentos potencialmente inadequados com 19,21% (n=15) dos medicamentos. Os dados desta pesquisa mostram o quanto os idosos estão expostos a problemas relacionados aos medicamentos ou efeitos adversos, desencadeados pela interação medicamentosa e medicamentos impróprios, devido a necessidade de vários medicamentos diante das condições clínicas e as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas intrínsecas ao envelhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6627
10.18378/rebes.v9i3.6627
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6627
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i3.6627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6627/6354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 WILLEMBERG DOS SANTOS FERREIRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 WILLEMBERG DOS SANTOS FERREIRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 100-105
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 100-105
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 100-105
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666831728640