Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jessica N. Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912
Resumo: Partindo da justificativa de que o trabalho voluntário desenvolvido pela Pastoral da Criança junto às comunidades populares possui grande relevância social, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar as práticas educativas desenvolvidas pelos líderes comunitários no processo de acompanhamento das crianças e famílias na vivencia das ações básicas propostas pela Pastoral da Criança: de saúde, nutrição, cidadania e educação. Além disso, buscou-se caracterizar essas ações e verificar como ocorre a formação dos respectivos indivíduos para o desenvolvimento dessas ações básicas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa por meio de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados revelam características próprias dos sujeitos pesquisados, as ações educativas que são vivenciadas na Pastoral da Criança e a forma como os lideres são preparados para assumirem o trabalho comunitário na Pastoral. Portanto esta pesquisa contribuiu para se visualizar a importância que a referida entidade tem para a sociedade, especificamente para a classe popular, por meio das ações sócio-educativas desenvolvidas via os Líderes comunitários.
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