Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Aline Guimarães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Medeiros, Lavoisier Morais, Lima Daltro, Manuela Carla de Souza, de Assis, Samara Campos, de Oliveira, Maria de Fátima Luana Leite, Sousa, Milena Nunes Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330
Resumo: Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino de graduação na área da saúde, a partir de uma revisão integrativa. Foi realizado uma seleção de artigos científicos publicados em periódicos indexados na base de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Odontologia (BBO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), ocorrida entre os meses de setembro e outubro de 2018, na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) contabilizados um total de 16 estudos selecionados em cursos de ensino superior entre os anos de 2009 a 2019. Verificou-se que grande parte utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL) e a metodologia problematizadora, Tecnologias de Informação e Comunicação com uso do MOODLE e Google Forms, Gamificação através de gincana virtual por meio do Ensino a Distância (EAD) e presencial, Blended learning através da sala de aula invertida e ambiente virtual dinâmico de aprendizagem. Os estudos mostraram aquisição de valores morais e crescimento pessoal no que se diz respeito à cidadania, respeito e sensibilidade nas relações humanas. Observa-se que há uso das metodologias ativas, porém elas são pouco utilizadas e que a falta de educadores qualificados seja um dos pontos que levam a aplicação dos métodos de ensino ativo com fragilidade, porém as ferramentas quando aplicadas de forma correta potencializa a aprendizagem do educando, desenvolve análise crítica e reflexiva, e acima de tudo torna o indivíduo mais ético e humanizado.
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