Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino de graduação na área da saúde, a partir de uma revisão integrativa. Foi realizado uma seleção de artigos científicos publicados em periódicos indexados na base de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Odontologia (BBO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), ocorrida entre os meses de setembro e outubro de 2018, na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) contabilizados um total de 16 estudos selecionados em cursos de ensino superior entre os anos de 2009 a 2019. Verificou-se que grande parte utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL) e a metodologia problematizadora, Tecnologias de Informação e Comunicação com uso do MOODLE e Google Forms, Gamificação através de gincana virtual por meio do Ensino a Distância (EAD) e presencial, Blended learning através da sala de aula invertida e ambiente virtual dinâmico de aprendizagem. Os estudos mostraram aquisição de valores morais e crescimento pessoal no que se diz respeito à cidadania, respeito e sensibilidade nas relações humanas. Observa-se que há uso das metodologias ativas, porém elas são pouco utilizadas e que a falta de educadores qualificados seja um dos pontos que levam a aplicação dos métodos de ensino ativo com fragilidade, porém as ferramentas quando aplicadas de forma correta potencializa a aprendizagem do educando, desenvolve análise crítica e reflexiva, e acima de tudo torna o indivíduo mais ético e humanizado. |
id |
GVAA-2_faaf58204018da601e342c2c9fbf3635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8330 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúdeMetodologia ativaEnsinoSaúdeResumo: O objetivo do estudo foi analisar a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino de graduação na área da saúde, a partir de uma revisão integrativa. Foi realizado uma seleção de artigos científicos publicados em periódicos indexados na base de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Odontologia (BBO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), ocorrida entre os meses de setembro e outubro de 2018, na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) contabilizados um total de 16 estudos selecionados em cursos de ensino superior entre os anos de 2009 a 2019. Verificou-se que grande parte utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL) e a metodologia problematizadora, Tecnologias de Informação e Comunicação com uso do MOODLE e Google Forms, Gamificação através de gincana virtual por meio do Ensino a Distância (EAD) e presencial, Blended learning através da sala de aula invertida e ambiente virtual dinâmico de aprendizagem. Os estudos mostraram aquisição de valores morais e crescimento pessoal no que se diz respeito à cidadania, respeito e sensibilidade nas relações humanas. Observa-se que há uso das metodologias ativas, porém elas são pouco utilizadas e que a falta de educadores qualificados seja um dos pontos que levam a aplicação dos métodos de ensino ativo com fragilidade, porém as ferramentas quando aplicadas de forma correta potencializa a aprendizagem do educando, desenvolve análise crítica e reflexiva, e acima de tudo torna o indivíduo mais ético e humanizado.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/833010.18378/rebes.v11i1.8330Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 1 (2021); 21-29Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 21-29Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 1 (2021); 21-292358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330/8164https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330/10514Copyright (c) 2021 Aline Guimarães Carvalho, Lavoisier Morais de Medeiros, Milena Nunes Sousa, Manuela Souza Daltro, Samara Campos Assis, Maria Leite Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Aline Guimarãesde Medeiros, Lavoisier MoraisLima Daltro, Manuela Carla de Souzade Assis, Samara Camposde Oliveira, Maria de Fátima Luana LeiteSousa, Milena Nunes Alves de2022-01-28T10:16:06Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8330Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:06Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
title |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
spellingShingle |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde Carvalho, Aline Guimarães Metodologia ativa Ensino Saúde |
title_short |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
title_full |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
title_fullStr |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
title_sort |
Metodologias ativas: Uma revisão integrativa sobre práticas no ensino de graduação na área da saúde |
author |
Carvalho, Aline Guimarães |
author_facet |
Carvalho, Aline Guimarães de Medeiros, Lavoisier Morais Lima Daltro, Manuela Carla de Souza de Assis, Samara Campos de Oliveira, Maria de Fátima Luana Leite Sousa, Milena Nunes Alves de |
author_role |
author |
author2 |
de Medeiros, Lavoisier Morais Lima Daltro, Manuela Carla de Souza de Assis, Samara Campos de Oliveira, Maria de Fátima Luana Leite Sousa, Milena Nunes Alves de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Aline Guimarães de Medeiros, Lavoisier Morais Lima Daltro, Manuela Carla de Souza de Assis, Samara Campos de Oliveira, Maria de Fátima Luana Leite Sousa, Milena Nunes Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativa Ensino Saúde |
topic |
Metodologia ativa Ensino Saúde |
description |
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino de graduação na área da saúde, a partir de uma revisão integrativa. Foi realizado uma seleção de artigos científicos publicados em periódicos indexados na base de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Odontologia (BBO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), ocorrida entre os meses de setembro e outubro de 2018, na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) contabilizados um total de 16 estudos selecionados em cursos de ensino superior entre os anos de 2009 a 2019. Verificou-se que grande parte utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL) e a metodologia problematizadora, Tecnologias de Informação e Comunicação com uso do MOODLE e Google Forms, Gamificação através de gincana virtual por meio do Ensino a Distância (EAD) e presencial, Blended learning através da sala de aula invertida e ambiente virtual dinâmico de aprendizagem. Os estudos mostraram aquisição de valores morais e crescimento pessoal no que se diz respeito à cidadania, respeito e sensibilidade nas relações humanas. Observa-se que há uso das metodologias ativas, porém elas são pouco utilizadas e que a falta de educadores qualificados seja um dos pontos que levam a aplicação dos métodos de ensino ativo com fragilidade, porém as ferramentas quando aplicadas de forma correta potencializa a aprendizagem do educando, desenvolve análise crítica e reflexiva, e acima de tudo torna o indivíduo mais ético e humanizado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330 10.18378/rebes.v11i1.8330 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v11i1.8330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330/8164 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8330/10514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 1 (2021); 21-29 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 21-29 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 1 (2021); 21-29 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667388522496 |