Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola,Ricardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Benin,Giovani, Cassol,Luís César, Pinnow,Cilas, Flores,Mariana Faber, Bornhofen,Elesandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000100012
Resumo: Pouco se sabe sobre os benefícios do cultivo de adubos verdes sobre o desempenho da cultura do trigo, cultivada em sucessão e, até que ponto, pode substituir ou reduzir a adubação nitrogenada mineral. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a produção e decomposição de matéria seca bem como o acúmulo e liberação de nutrientes de plantas de cobertura de solo (nabo forrageiro, ervilhaca comum, ervilha forrageira, tremoço e feijoeiro) e quantificar seus efeitos sobre o desempenho da cultura do trigo, cultivada em sucessão, sob diferentes doses de adubação nitrogenada (sem adição de nitrogênio, 40, 80 e 120 kg ha-1). O experimento foi desenvolvido no município de Pato Branco (PR), em duas safras agrícolas, em sistema de plantio direto. O nabo forrageiro e o tremoço acumularam as maiores quantidades de cálcio e potássio. A ervilha forrageira e o nabo forrageiro destacam-se pela produção de matéria seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo, potássio, bem como pela decomposição e liberação de nitrogênio para a cultura do trigo em estádios fenológicos de maior demanda deste nutriente. A relação C/N (superior a 40) dos restos culturais do milho e feijoeiro não possibilitou equilíbrio entre os processos de mineralização e imobilização. Os adubos verdes promoveram acréscimos significativos na produtividade de grãos em comparação ao pousio. Houve resposta do trigo à aplicação de nitrogênio mineral, e esta foi dependente da planta de cobertura antecessora.
id IAC-1_861aeb6c874d7a857e2bb8e37c9409b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052013000100012
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio diretoTriticum aestivum L.nabo forrageirotremoçoervilha forrageiraciclagem de nutrientesPouco se sabe sobre os benefícios do cultivo de adubos verdes sobre o desempenho da cultura do trigo, cultivada em sucessão e, até que ponto, pode substituir ou reduzir a adubação nitrogenada mineral. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a produção e decomposição de matéria seca bem como o acúmulo e liberação de nutrientes de plantas de cobertura de solo (nabo forrageiro, ervilhaca comum, ervilha forrageira, tremoço e feijoeiro) e quantificar seus efeitos sobre o desempenho da cultura do trigo, cultivada em sucessão, sob diferentes doses de adubação nitrogenada (sem adição de nitrogênio, 40, 80 e 120 kg ha-1). O experimento foi desenvolvido no município de Pato Branco (PR), em duas safras agrícolas, em sistema de plantio direto. O nabo forrageiro e o tremoço acumularam as maiores quantidades de cálcio e potássio. A ervilha forrageira e o nabo forrageiro destacam-se pela produção de matéria seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo, potássio, bem como pela decomposição e liberação de nitrogênio para a cultura do trigo em estádios fenológicos de maior demanda deste nutriente. A relação C/N (superior a 40) dos restos culturais do milho e feijoeiro não possibilitou equilíbrio entre os processos de mineralização e imobilização. Os adubos verdes promoveram acréscimos significativos na produtividade de grãos em comparação ao pousio. Houve resposta do trigo à aplicação de nitrogênio mineral, e esta foi dependente da planta de cobertura antecessora.Instituto Agronômico de Campinas2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000100012Bragantia v.72 n.1 2013reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87052013005000013info:eu-repo/semantics/openAccessViola,RicardoBenin,GiovaniCassol,Luís CésarPinnow,CilasFlores,Mariana FaberBornhofen,Elesandropor2013-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052013000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2013-05-17T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
title Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
spellingShingle Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
Viola,Ricardo
Triticum aestivum L.
nabo forrageiro
tremoço
ervilha forrageira
ciclagem de nutrientes
title_short Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
title_full Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
title_fullStr Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
title_full_unstemmed Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
title_sort Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto
author Viola,Ricardo
author_facet Viola,Ricardo
Benin,Giovani
Cassol,Luís César
Pinnow,Cilas
Flores,Mariana Faber
Bornhofen,Elesandro
author_role author
author2 Benin,Giovani
Cassol,Luís César
Pinnow,Cilas
Flores,Mariana Faber
Bornhofen,Elesandro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viola,Ricardo
Benin,Giovani
Cassol,Luís César
Pinnow,Cilas
Flores,Mariana Faber
Bornhofen,Elesandro
dc.subject.por.fl_str_mv Triticum aestivum L.
nabo forrageiro
tremoço
ervilha forrageira
ciclagem de nutrientes
topic Triticum aestivum L.
nabo forrageiro
tremoço
ervilha forrageira
ciclagem de nutrientes
description Pouco se sabe sobre os benefícios do cultivo de adubos verdes sobre o desempenho da cultura do trigo, cultivada em sucessão e, até que ponto, pode substituir ou reduzir a adubação nitrogenada mineral. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a produção e decomposição de matéria seca bem como o acúmulo e liberação de nutrientes de plantas de cobertura de solo (nabo forrageiro, ervilhaca comum, ervilha forrageira, tremoço e feijoeiro) e quantificar seus efeitos sobre o desempenho da cultura do trigo, cultivada em sucessão, sob diferentes doses de adubação nitrogenada (sem adição de nitrogênio, 40, 80 e 120 kg ha-1). O experimento foi desenvolvido no município de Pato Branco (PR), em duas safras agrícolas, em sistema de plantio direto. O nabo forrageiro e o tremoço acumularam as maiores quantidades de cálcio e potássio. A ervilha forrageira e o nabo forrageiro destacam-se pela produção de matéria seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo, potássio, bem como pela decomposição e liberação de nitrogênio para a cultura do trigo em estádios fenológicos de maior demanda deste nutriente. A relação C/N (superior a 40) dos restos culturais do milho e feijoeiro não possibilitou equilíbrio entre os processos de mineralização e imobilização. Os adubos verdes promoveram acréscimos significativos na produtividade de grãos em comparação ao pousio. Houve resposta do trigo à aplicação de nitrogênio mineral, e esta foi dependente da planta de cobertura antecessora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87052013005000013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.72 n.1 2013
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193303342940160