Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apodaca-Torrez,Franz Robert
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Triviño,Tarcisio, Lobo,Edson José, Goldenberg,Alberto, Figueira,Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de gastroenterologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000200003
Resumo: RACIONAL: O insulinoma é uma neoplasia que pertence ao grupo de tumores neuroendócrinos do pâncreas; embora raro, é o mais freqüente entre eles. OBJETIVO: Avaliar os resultados clínico e imunohistoquímico de doentes com insulinoma de pâncreas submetidos a tratamento cirúrgico. PACIENTES E MÉTODOS: Foram detalhados o quadro clínico, exames laboratoriais e de imagem, dando ênfase aos aspectos cirúrgicos, complicações e acompanhamento, a médio e longo prazos, de 12 doentes portadores de insulinoma. A cirurgia foi indicada para todos, com base nas evidências clínicas e laboratoriais de hipoglicemia e hiperinsulinemia. RESULTADOS: Em sete doentes conseguiu-se a localização prévia da lesão; em cinco, sua localização foi identificada durante a cirurgia mediante palpação e através do ultra-som intra-operatório. O procedimento mais freqüentemente utilizado foi a ressecção pancreática em oito doentes. A complicação cirúrgica mais freqüente foi a fístula pancreática, observada em sete doentes. Dois apresentaram tardiamente diabetes mellitus. Não houve mortes na presente casuística. CONCLUSÃO: Na totalidade dos doentes obteve-se a reversão clínica dos sintomas, caracterizada pelo desaparecimento da tríade de Whipple, além de normalização ou aumento dos níveis de glicemia, quando comparados aos valores do pré-operatório.
id IBEPEGE-1_6020fc8ee0873ab959f238021d983abe
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-28032003000200003
network_acronym_str IBEPEGE-1
network_name_str Arquivos de gastroenterologia (Online)
repository_id_str
spelling Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamentoInsulinoma/cirurgiaNeoplasias pancreáticasRACIONAL: O insulinoma é uma neoplasia que pertence ao grupo de tumores neuroendócrinos do pâncreas; embora raro, é o mais freqüente entre eles. OBJETIVO: Avaliar os resultados clínico e imunohistoquímico de doentes com insulinoma de pâncreas submetidos a tratamento cirúrgico. PACIENTES E MÉTODOS: Foram detalhados o quadro clínico, exames laboratoriais e de imagem, dando ênfase aos aspectos cirúrgicos, complicações e acompanhamento, a médio e longo prazos, de 12 doentes portadores de insulinoma. A cirurgia foi indicada para todos, com base nas evidências clínicas e laboratoriais de hipoglicemia e hiperinsulinemia. RESULTADOS: Em sete doentes conseguiu-se a localização prévia da lesão; em cinco, sua localização foi identificada durante a cirurgia mediante palpação e através do ultra-som intra-operatório. O procedimento mais freqüentemente utilizado foi a ressecção pancreática em oito doentes. A complicação cirúrgica mais freqüente foi a fístula pancreática, observada em sete doentes. Dois apresentaram tardiamente diabetes mellitus. Não houve mortes na presente casuística. CONCLUSÃO: Na totalidade dos doentes obteve-se a reversão clínica dos sintomas, caracterizada pelo desaparecimento da tríade de Whipple, além de normalização ou aumento dos níveis de glicemia, quando comparados aos valores do pré-operatório.Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. 2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000200003Arquivos de Gastroenterologia v.40 n.2 2003reponame:Arquivos de gastroenterologia (Online)instname:Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologiainstacron:IBEPEGE10.1590/S0004-28032003000200003info:eu-repo/semantics/openAccessApodaca-Torrez,Franz RobertTriviño,TarcisioLobo,Edson JoséGoldenberg,AlbertoFigueira,Antôniopor2004-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S0004-28032003000200003Revistahttp://www.scielo.br/aghttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br1678-42190004-2803opendoar:2004-01-16T00:00Arquivos de gastroenterologia (Online) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
title Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
spellingShingle Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
Apodaca-Torrez,Franz Robert
Insulinoma/cirurgia
Neoplasias pancreáticas
title_short Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
title_full Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
title_fullStr Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
title_full_unstemmed Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
title_sort Insulinomas do pâncreas: diagnóstico e tratamento
author Apodaca-Torrez,Franz Robert
author_facet Apodaca-Torrez,Franz Robert
Triviño,Tarcisio
Lobo,Edson José
Goldenberg,Alberto
Figueira,Antônio
author_role author
author2 Triviño,Tarcisio
Lobo,Edson José
Goldenberg,Alberto
Figueira,Antônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apodaca-Torrez,Franz Robert
Triviño,Tarcisio
Lobo,Edson José
Goldenberg,Alberto
Figueira,Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Insulinoma/cirurgia
Neoplasias pancreáticas
topic Insulinoma/cirurgia
Neoplasias pancreáticas
description RACIONAL: O insulinoma é uma neoplasia que pertence ao grupo de tumores neuroendócrinos do pâncreas; embora raro, é o mais freqüente entre eles. OBJETIVO: Avaliar os resultados clínico e imunohistoquímico de doentes com insulinoma de pâncreas submetidos a tratamento cirúrgico. PACIENTES E MÉTODOS: Foram detalhados o quadro clínico, exames laboratoriais e de imagem, dando ênfase aos aspectos cirúrgicos, complicações e acompanhamento, a médio e longo prazos, de 12 doentes portadores de insulinoma. A cirurgia foi indicada para todos, com base nas evidências clínicas e laboratoriais de hipoglicemia e hiperinsulinemia. RESULTADOS: Em sete doentes conseguiu-se a localização prévia da lesão; em cinco, sua localização foi identificada durante a cirurgia mediante palpação e através do ultra-som intra-operatório. O procedimento mais freqüentemente utilizado foi a ressecção pancreática em oito doentes. A complicação cirúrgica mais freqüente foi a fístula pancreática, observada em sete doentes. Dois apresentaram tardiamente diabetes mellitus. Não houve mortes na presente casuística. CONCLUSÃO: Na totalidade dos doentes obteve-se a reversão clínica dos sintomas, caracterizada pelo desaparecimento da tríade de Whipple, além de normalização ou aumento dos níveis de glicemia, quando comparados aos valores do pré-operatório.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-28032003000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Gastroenterologia v.40 n.2 2003
reponame:Arquivos de gastroenterologia (Online)
instname:Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
instacron:IBEPEGE
instname_str Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
instacron_str IBEPEGE
institution IBEPEGE
reponame_str Arquivos de gastroenterologia (Online)
collection Arquivos de gastroenterologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de gastroenterologia (Online) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
repository.mail.fl_str_mv ||secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br
_version_ 1754193342903615488