Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Junior
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: NYAMIEN, Francy
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116
Resumo: SUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201
id IBICT-1_cc2a6d61936d35c0021b12468672dc4d
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/116
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Oficinas pedagógicas para uma Educação InclusivaPedagogical workshops for Inclusive EducationEducação especialAutismoDislexiaInclusãoDeficiênciaEducaçãoSUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva presents essential elements for us to think critically about the paradigm of inclusion of people with disabilities and with special educational needs, including beyond the scope of education. In these terms, we emphasize that inclusion is the realization of the rights already guaranteed by laws; is to have public policies aimed at this target audience; it is to give voice and turn to the subject as the protagonist of his own history; it is to address the person with a disability and speak directly to him, and not with those who accompany him; is to respect your speaking time; in short, it is to consider as a subject capable of exercising his autonomy, just like any other person.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2020-07-16T15:39:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCUNHA, JuniorNYAMIEN, Francyreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2020-07-16T15:39:38Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/116Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-07-16T15:39:38Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
Pedagogical workshops for Inclusive Education
title Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
spellingShingle Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
CUNHA, Junior
Educação especial
Autismo
Dislexia
Inclusão
Deficiência
Educação
title_short Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
title_full Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
title_fullStr Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
title_full_unstemmed Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
title_sort Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
author CUNHA, Junior
author_facet CUNHA, Junior
NYAMIEN, Francy
author_role author
author2 NYAMIEN, Francy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Junior
NYAMIEN, Francy
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Autismo
Dislexia
Inclusão
Deficiência
Educação
topic Educação especial
Autismo
Dislexia
Inclusão
Deficiência
Educação
description SUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16T15:39:38Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116
identifier_str_mv CUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1801678117473878016