AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE MEDICINA ALTERNATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Damasceno, Camila Mahara Dias, Dantas, Milla Gabriela Belarmino, Saraiva, Sarah Raquel Gomes de Lima, Teles, Roxana Braga de Andrade, Faria, Marcelo Domingues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1989
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar o conhecimento de estudantes universitários sobre medicina alternativa. A metodologia utilizada foi o estudo de cunho descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Realizou-se um minicurso sobre medicina alternativa/complementar e suas terapias, com ênfase na fitoterapia, e aplicou-se um questionário antes e após as aulas. Um total de 17 alunos participaram da pesquisa. Os resultados apontaram que mais da metade dos alunos afirmou desconhecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde; 35,29% afirmaram não conhecer nenhuma terapia alternativa/complementar; 11,76% relataram que conheciam alguma terapia, mas não exemplificaram; e apenas 17,64% disseram já ter utilizado alguma terapia alternativa. Após a realização do minicurso, foi perceptível a aprendizagem dos alunos com a aplicação de um novo questionário, no qual todos afirmaram conhecer alguma terapia alternativa, possibilitando ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as práticas terapêuticas existentes. Todos aprenderam sobre etnofarmacologia e a diferença entre medicamento alopático e homeopático, dúvida que existia para alguns. No pré-teste, a maioria desconhecia o que era termalismo/crenoterapia, mas após o curso, todos afirmaram ter conhecimento sobre o tema. Concluiu-se que os estudantes universitários pouco conhecem sobre medicina alternativa, práticas integrativas e complementares, as quais, apesar de receberem incentivos do Ministério da Saúde, ainda são pouco contempladas nas universidades. Palavras-chave: Terapias complementares. Medicina tradicional. Saúde holística.
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