CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/783 |
Resumo: | A automedicação é definida como o uso de medicamentos sem prescrição médica pelo próprio paciente com o objetivo de tratar ou aliviar sintomas, ou mesmo de promover a saúde, independentemente da prescrição profissional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e práticas dos docentes de uma escola pública de ensino médio profissionalizante do estado do Ceará, Brasil sobre automedicação, suas implicações para a saúde e atuação da escola na promoção da saúde dos alunos. Estudo descritivocom abordagem qualitativa com 20 docentes da escola, realizado entre julho e agosto de 2010. A coleta de dados foi realizada usando-se a técnica de entrevista semiestruturadaaplicada pelos pesquisadores aos docentes de todos os cursos profissionalizantes. Uma das concepções sobre medicamentos para os professores participantes da pesquisa é que está relacionada com o termo “droga” e sua finalidade de curar males e moléstias. A constatação de que o professor assume que promover saúde na escola não faz parte de suas atribuições, leva-o a corresponsabilizar a família e o sistema público pelo cuidado com a saúde dos estudantes. Concluiu-se que os docentes possuem conhecimentos sobre medicamentos e suas consequências à saúde, entretanto não têm uma noção mais aprofundada sobre o uso racional de medicamento, sendo necessário implementar estratégias para promover este uso, além de fortalecer ações em prol da compreensão do conceito de promoção da saúde nos contextos educacionais. |
id |
IBICT-3_76363737eff047370564875d5fb136ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/783 |
network_acronym_str |
IBICT-3 |
network_name_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASILA automedicação é definida como o uso de medicamentos sem prescrição médica pelo próprio paciente com o objetivo de tratar ou aliviar sintomas, ou mesmo de promover a saúde, independentemente da prescrição profissional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e práticas dos docentes de uma escola pública de ensino médio profissionalizante do estado do Ceará, Brasil sobre automedicação, suas implicações para a saúde e atuação da escola na promoção da saúde dos alunos. Estudo descritivocom abordagem qualitativa com 20 docentes da escola, realizado entre julho e agosto de 2010. A coleta de dados foi realizada usando-se a técnica de entrevista semiestruturadaaplicada pelos pesquisadores aos docentes de todos os cursos profissionalizantes. Uma das concepções sobre medicamentos para os professores participantes da pesquisa é que está relacionada com o termo “droga” e sua finalidade de curar males e moléstias. A constatação de que o professor assume que promover saúde na escola não faz parte de suas atribuições, leva-o a corresponsabilizar a família e o sistema público pelo cuidado com a saúde dos estudantes. Concluiu-se que os docentes possuem conhecimentos sobre medicamentos e suas consequências à saúde, entretanto não têm uma noção mais aprofundada sobre o uso racional de medicamento, sendo necessário implementar estratégias para promover este uso, além de fortalecer ações em prol da compreensão do conceito de promoção da saúde nos contextos educacionais.SESAB2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/78310.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a783Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 1172318-26600100-023310.22278/2318-2660.2013.v37.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/783/374Catrib, Ana Maria FontenelleGondim, Ana Paula SoaresBatista, Maxmiria HolandaOlegário, Natália Bitar da CunhaPraxedes, Diego Gibsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/783Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:17.525569Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
title |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL Catrib, Ana Maria Fontenelle |
title_short |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
title_full |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
title_sort |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL |
author |
Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author_facet |
Catrib, Ana Maria Fontenelle Gondim, Ana Paula Soares Batista, Maxmiria Holanda Olegário, Natália Bitar da Cunha Praxedes, Diego Gibson |
author_role |
author |
author2 |
Gondim, Ana Paula Soares Batista, Maxmiria Holanda Olegário, Natália Bitar da Cunha Praxedes, Diego Gibson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catrib, Ana Maria Fontenelle Gondim, Ana Paula Soares Batista, Maxmiria Holanda Olegário, Natália Bitar da Cunha Praxedes, Diego Gibson |
description |
A automedicação é definida como o uso de medicamentos sem prescrição médica pelo próprio paciente com o objetivo de tratar ou aliviar sintomas, ou mesmo de promover a saúde, independentemente da prescrição profissional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e práticas dos docentes de uma escola pública de ensino médio profissionalizante do estado do Ceará, Brasil sobre automedicação, suas implicações para a saúde e atuação da escola na promoção da saúde dos alunos. Estudo descritivocom abordagem qualitativa com 20 docentes da escola, realizado entre julho e agosto de 2010. A coleta de dados foi realizada usando-se a técnica de entrevista semiestruturadaaplicada pelos pesquisadores aos docentes de todos os cursos profissionalizantes. Uma das concepções sobre medicamentos para os professores participantes da pesquisa é que está relacionada com o termo “droga” e sua finalidade de curar males e moléstias. A constatação de que o professor assume que promover saúde na escola não faz parte de suas atribuições, leva-o a corresponsabilizar a família e o sistema público pelo cuidado com a saúde dos estudantes. Concluiu-se que os docentes possuem conhecimentos sobre medicamentos e suas consequências à saúde, entretanto não têm uma noção mais aprofundada sobre o uso racional de medicamento, sendo necessário implementar estratégias para promover este uso, além de fortalecer ações em prol da compreensão do conceito de promoção da saúde nos contextos educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/783 10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a783 |
url |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/783 |
identifier_str_mv |
10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/783/374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 117 2318-2660 0100-0233 10.22278/2318-2660.2013.v37.N1 reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online) instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) instacron:IBICT |
instname_str |
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
collection |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
repository.mail.fl_str_mv |
||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br |
_version_ |
1798948052924366848 |