A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Rocha e
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto, Diego Muniz, Jorge, Maria Salete Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/312
Resumo: Com os movimentos da Reforma Psiquiátrica, o modelo de atenção em saúde mental passa por um processo de (re)construção, visando à transição de uma prática clínicacentrada na doença para uma centrada nas singularidades do ser. Objetiva-se discutir as práticas clínicas médicas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza (CE). Utilizou-se a metodologia de natureza qualitativa com uma perspectiva crítica e reflexiva. A pesquisa foi realizada em dois CAPS gerais do município de Fortaleza (CE), com sete médicos dos serviços citados, os quais foram nomeados de M1 a M7. As técnicas de busca de informações selecionadas foram: entrevista semiestruturada e observação sistemática. A análise do material empírico baseou-se na hermenêutica crítica. A partir daí, observou-se que o modelo positivista de atenção em saúde ainda perdura na prática clínica dos profissionais médicos do CAPS. Contudo, estratégias são utilizadas por esses profissionais visando a uma (re)formulação dessa prática, como: a incorporação das tecnologias relacionais no seuprocesso de trabalho; a interdisciplinaridade na construção de projetos singulares, com base nas necessidades de saúde de cada usuário; e a interação da família no processo de cuidar.Conclui-se que a Saúde Mental é um campo de saberes e práticas em construção.
id IBICT-3_a04a75a5a005aeb843ccba9739c2175a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTALSaúde mental. Medicina geral. Psiquiatria.Com os movimentos da Reforma Psiquiátrica, o modelo de atenção em saúde mental passa por um processo de (re)construção, visando à transição de uma prática clínicacentrada na doença para uma centrada nas singularidades do ser. Objetiva-se discutir as práticas clínicas médicas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza (CE). Utilizou-se a metodologia de natureza qualitativa com uma perspectiva crítica e reflexiva. A pesquisa foi realizada em dois CAPS gerais do município de Fortaleza (CE), com sete médicos dos serviços citados, os quais foram nomeados de M1 a M7. As técnicas de busca de informações selecionadas foram: entrevista semiestruturada e observação sistemática. A análise do material empírico baseou-se na hermenêutica crítica. A partir daí, observou-se que o modelo positivista de atenção em saúde ainda perdura na prática clínica dos profissionais médicos do CAPS. Contudo, estratégias são utilizadas por esses profissionais visando a uma (re)formulação dessa prática, como: a incorporação das tecnologias relacionais no seuprocesso de trabalho; a interdisciplinaridade na construção de projetos singulares, com base nas necessidades de saúde de cada usuário; e a interação da família no processo de cuidar.Conclui-se que a Saúde Mental é um campo de saberes e práticas em construção.SESAB2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/31210.22278/2318-2660.2011.v35.n2.a312Revista Baiana de Saúde Pública; v. 35 n. 2 (2011); 3742318-26600100-023310.22278/2318-2660.2011.v35.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/312/pdf_121Silva, Daniel Rocha ePinto, Diego MunizJorge, Maria Salete Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:05.692045Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
title A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
spellingShingle A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
Silva, Daniel Rocha e
Saúde mental. Medicina geral. Psiquiatria.
title_short A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
title_full A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
title_fullStr A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
title_full_unstemmed A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
title_sort A PRÁTICA MÉDICA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL
author Silva, Daniel Rocha e
author_facet Silva, Daniel Rocha e
Pinto, Diego Muniz
Jorge, Maria Salete Bessa
author_role author
author2 Pinto, Diego Muniz
Jorge, Maria Salete Bessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Rocha e
Pinto, Diego Muniz
Jorge, Maria Salete Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental. Medicina geral. Psiquiatria.
topic Saúde mental. Medicina geral. Psiquiatria.
description Com os movimentos da Reforma Psiquiátrica, o modelo de atenção em saúde mental passa por um processo de (re)construção, visando à transição de uma prática clínicacentrada na doença para uma centrada nas singularidades do ser. Objetiva-se discutir as práticas clínicas médicas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza (CE). Utilizou-se a metodologia de natureza qualitativa com uma perspectiva crítica e reflexiva. A pesquisa foi realizada em dois CAPS gerais do município de Fortaleza (CE), com sete médicos dos serviços citados, os quais foram nomeados de M1 a M7. As técnicas de busca de informações selecionadas foram: entrevista semiestruturada e observação sistemática. A análise do material empírico baseou-se na hermenêutica crítica. A partir daí, observou-se que o modelo positivista de atenção em saúde ainda perdura na prática clínica dos profissionais médicos do CAPS. Contudo, estratégias são utilizadas por esses profissionais visando a uma (re)formulação dessa prática, como: a incorporação das tecnologias relacionais no seuprocesso de trabalho; a interdisciplinaridade na construção de projetos singulares, com base nas necessidades de saúde de cada usuário; e a interação da família no processo de cuidar.Conclui-se que a Saúde Mental é um campo de saberes e práticas em construção.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/312
10.22278/2318-2660.2011.v35.n2.a312
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/312
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2011.v35.n2.a312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/312/pdf_121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 35 n. 2 (2011); 374
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2011.v35.N2
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948051937656832