Perfil dos professores/técnicos das equipes de futsal masculino da categoria "A" dos jogos estudantis da primavera: um comparativo dos anos de 2013 com o ano de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mylena Aparecida Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kviatkovski, Bruno Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/537
Resumo: Além de um formador desportivo, o professor/técnico é um formador educativo, ou seja, é um indiví­duo que desempenha um papel essencial no desenvolvimento da aprendizagem e no rendimento esportivo do praticante. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o perfil dos professores/técnicos de futsal masculino dos Jogos Estudantis da Primavera da cidade de Ponta Grossa-PR, nos anos de 2013 e 2015. Para tal foi utilizado um formulário de perguntas, juntamente com observações comportamentais. A amostra foi de 21 professor/técnico no ano de 2013, sendo 18 formados em Educação Fí­sica três sem formação ou com formação em outras áreas; 15 com algum tipo de remuneração e seis não obtiveram qualquer remuneração realizando o mesmo papel; em relação ao gênero, 18 foram homens e três foram mulheres. Já no ano de 2015 a amostra foi de 19 professor/técnico, todos formados em Educação Fí­sica; 16 com algum tipo de remuneração e três sem qualquer remuneração; em relação ao gênero 17 foram homens e duas mulheres. O que se configura como um fator motivacional na carreira de técnicos esportivos, não é exclusivamente o retorno financeiro, é o amor pela modalidade esportista trabalhada e a satisfação em formar atletas que os impulsiona a se dedicarem à carreira de professores/técnicos em competições estudantis.
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spelling Perfil dos professores/técnicos das equipes de futsal masculino da categoria "A" dos jogos estudantis da primavera: um comparativo dos anos de 2013 com o ano de 2015Coach profile of male futsal team from "A" category during the Spring Youth Games: A comparative between 2013 and 2015Perfil de los profesores/entrenadores de los equipos de fútbol sala masculino de la categoría "A" de los juegos estudiantiles de primavera: una comparación de los años 2013 con el año 2015Perfil dos professores/técnicos das equipes de futsal masculino da categoria "A" dos jogos estudantis da primavera: um comparativo dos anos de 2013 com o ano de 2015Profilo dei docenti/allenatori delle squadre di futsal maschili della categoria "A" delle partite primaverili studentesche: un confronto tra l'anno 2013 e l'anno 2015FutsalProfessor/técnicoPerfilAlém de um formador desportivo, o professor/técnico é um formador educativo, ou seja, é um indiví­duo que desempenha um papel essencial no desenvolvimento da aprendizagem e no rendimento esportivo do praticante. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o perfil dos professores/técnicos de futsal masculino dos Jogos Estudantis da Primavera da cidade de Ponta Grossa-PR, nos anos de 2013 e 2015. Para tal foi utilizado um formulário de perguntas, juntamente com observações comportamentais. A amostra foi de 21 professor/técnico no ano de 2013, sendo 18 formados em Educação Fí­sica três sem formação ou com formação em outras áreas; 15 com algum tipo de remuneração e seis não obtiveram qualquer remuneração realizando o mesmo papel; em relação ao gênero, 18 foram homens e três foram mulheres. Já no ano de 2015 a amostra foi de 19 professor/técnico, todos formados em Educação Fí­sica; 16 com algum tipo de remuneração e três sem qualquer remuneração; em relação ao gênero 17 foram homens e duas mulheres. O que se configura como um fator motivacional na carreira de técnicos esportivos, não é exclusivamente o retorno financeiro, é o amor pela modalidade esportista trabalhada e a satisfação em formar atletas que os impulsiona a se dedicarem à carreira de professores/técnicos em competições estudantis.Besides a coach, the professional is too a teacher, in other words, is an individual that action mainly in the growing of learning and in sports performance on athlete. The aim was investigated the profile of coaches of male futsal team during the spring youth games during the years of 2013 and 2015 in Ponta Grossa-PR. For that was used one inquiry form, in additional with a behavioral observation. The sample consisted of 21 coaches on year of 2013, this 18 were graduated in physical education and three not graduated or graduated in other area; 15 with some financial remuneration and six had not financial remuneration realizing the same work; 18 were men and three were women. In the year of 2015 the sample was 19 coaches, while graduated in physical education; 16 with same financial remuneration and three not financial remuneration; 17 were men and two were women. That mean a motivational factor on the sports coach career that not is specifically the money, and is the love to sports and the athlete's development that encourages the coach in the school into in sports student competition. Además de ser un entrenador deportivo, el profesor/entrenador es un formador educativo, es decir, es un individuo que juega un papel fundamental en el desarrollo del aprendizaje y en el rendimiento deportivo del practicante. El objetivo de la presente investigación fue investigar el perfil de los profesores/entrenadores masculinos de fútbol sala de los Juegos Estudiantiles de Primavera en la ciudad de Ponta Grossa-PR, en los años 2013 y 2015. Se utilizó un formulario de preguntas, junto con observaciones de comportamiento. La muestra estuvo conformada por 21 docentes/técnicos en el año 2013, de los cuales 18 son graduados en Educación Física, tres sin formación o con formación en otras áreas; 15 con algún tipo de remuneración y seis no percibían remuneración alguna desempeñando el mismo cargo; en relación al género, 18 eran hombres y tres mujeres. En 2015, la muestra estuvo conformada por 19 docentes/técnicos, todos graduados en Educación Física; 16 con algún tipo de remuneración y tres sin remuneración alguna; en relación al género 17 fueron hombres y dos mujeres. Lo que se configura como factor motivador en la carrera de los entrenadores deportivos no es exclusivamente el retorno económico, es el amor por la modalidad deportiva trabajada y la satisfacción en formar atletas que los impulsa a dedicarse a la carrera de docentes/entrenadores en estudiante competiciones Além de um formador desportivo, o professor/técnico é um formador educativo, ou seja, é um indiví­duo que desempenha um papel essencial no desenvolvimento da aprendizagem e no rendimento esportivo do praticante. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o perfil dos professores/técnicos de futsal masculino dos Jogos Estudantis da Primavera da cidade de Ponta Grossa-PR, nos anos de 2013 e 2015. Para tal foi utilizado um formulário de perguntas, juntamente com observações comportamentais. A amostra foi de 21 professor/técnico no ano de 2013, sendo 18 formados em Educação Fí­sica três sem formação ou com formação em outras áreas; 15 com algum tipo de remuneração e seis não obtiveram qualquer remuneração realizando o mesmo papel; em relação ao gênero, 18 foram homens e três foram mulheres. Já no ano de 2015 a amostra foi de 19 professor/técnico, todos formados em Educação Fí­sica; 16 com algum tipo de remuneração e três sem qualquer remuneração; em relação ao gênero 17 foram homens e duas mulheres. O que se configura como um fator motivacional na carreira de técnicos esportivos, não é exclusivamente o retorno financeiro, é o amor pela modalidade esportista trabalhada e a satisfação em formar atletas que os impulsiona a se dedicarem à carreira de professores/técnicos em competições estudantis.Oltre ad essere un allenatore sportivo, l'insegnante/allenatore è un formatore educativo, ovvero è un individuo che svolge un ruolo essenziale nello sviluppo dell'apprendimento e nella prestazione sportiva del praticante. L'obiettivo della presente ricerca è stato quello di indagare il profilo degli insegnanti/allenatori di futsal maschili dei Giochi studenteschi di primavera nella città di Ponta Grossa-PR, negli anni 2013 e 2015. È stato utilizzato un modulo di domanda, insieme a osservazioni comportamentali. Il campione era composto da 21 docenti/tecnici nel 2013, di cui 18 laureati in Educazione Fisica, tre senza formazione o con formazione in altre aree; 15 con qualche tipo di remunerazione e sei non hanno percepito alcun compenso per lo stesso ruolo; in relazione al genere, 18 erano uomini e tre erano donne. Nel 2015 il campione era composto da 19 docenti/tecnici, tutti laureati in Educazione Fisica; 16 con una qualche forma di remunerazione e tre senza alcuna remunerazione; in relazione al genere 17 erano uomini e due erano donne. Quello che si configura come fattore motivante nella carriera degli allenatori sportivi non è esclusivamente il ritorno economico, è l'amore per la modalità sportiva lavorata e la soddisfazione nell'allenamento degli atleti che li spinge a dedicarsi alla carriera di insegnanti/allenatori in allievo gare.IBPEFEX2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/537RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 9 n. 35 (2017): Edição Especial; 392-398RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 9 No. 35 (2017): Special edition; 392-398RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 9 Núm. 35 (2017): Edicion especial; 392-398RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 9 n. 35 (2017): Edição Especial; 392-398RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 9 N. 35 (2017): Edizione speciale; 392-3981984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/537/433Alves, Mylena Aparecida RodriguesKviatkovski, Bruno Leonardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-10T19:31:25Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/537Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-10T19:31:25Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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