Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,C.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Melo,J., Varum,H., Costa,A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000100008
Resumo: Da observação dos danos provocados por diversos sismos recentes, verifica-se que o escorregamento aço-betão é uma das principais causas de dano e colapso de edifícios existentes de betão armado. Em muitos países, este fenómeno assume particular importância nos edifícios construídos até aos anos 70, com armadura lisa e anteriormente à introdução dos primeiros regulamentos que contemplam a acção sísmica com maior detalhe. Este tipo de estru­turas apresenta, geralmente, pormenorização deficiente da armadura, fracas condições de aderência e confinamento inadequado do betão. As ligações viga-pilar nas estruturas de betão armado são pontos onde ocorrem danos significativos quando as estruturas estão sujeitas a carregamentos cíclicos, uma vez que nestas zonas ocorre a maior concentração de esforços. O fenómeno do escorregamento assume particular relevância nas ligações viga-pilar, devido aos maiores esforços que aqui se desenvolvem mas também ao facto de nestas zonas se realizar tipicamente a ancoragem dos varões longitudinais dos pilares e/ou vigas. Neste artigo são apresentados os principais resultados dos ensaios cíclicos de dois nós viga-pilar à escala real com igual geometria e igual pormenorização da armadura, representativos de nós interiores de edifícios de betão armado construídos até meados dos anos 70 sem pormenorização adequada para fazer face à acção sísmica. Um dos nós foi construído com armadura lisa (com fracas condições de aderência) e o outro nó com armadura nervurada (com boas condições de aderência). Faz-se também a comparação dos resultados obtidos para compreender a influência das condições de aderência na res­posta cíclica de nós interiores viga-pilar deste tipo de estruturas de betão armado. Dos resultados obtidos, conclui-se que o fenómeno do escorregamento condiciona significativamente o desempenho das estruturas com armadura lisa quando solicitadas por acções cíclicas.
id IBRACON-1_4cca0a838aa48fc78fb86f045874e71e
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-41952011000100008
network_acronym_str IBRACON-1
network_name_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository_id_str
spelling Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervuradaNós viga-pilarComportamento cíclicoAderência aço-betãoArmadura lisaEnsaios experimentaisDa observação dos danos provocados por diversos sismos recentes, verifica-se que o escorregamento aço-betão é uma das principais causas de dano e colapso de edifícios existentes de betão armado. Em muitos países, este fenómeno assume particular importância nos edifícios construídos até aos anos 70, com armadura lisa e anteriormente à introdução dos primeiros regulamentos que contemplam a acção sísmica com maior detalhe. Este tipo de estru­turas apresenta, geralmente, pormenorização deficiente da armadura, fracas condições de aderência e confinamento inadequado do betão. As ligações viga-pilar nas estruturas de betão armado são pontos onde ocorrem danos significativos quando as estruturas estão sujeitas a carregamentos cíclicos, uma vez que nestas zonas ocorre a maior concentração de esforços. O fenómeno do escorregamento assume particular relevância nas ligações viga-pilar, devido aos maiores esforços que aqui se desenvolvem mas também ao facto de nestas zonas se realizar tipicamente a ancoragem dos varões longitudinais dos pilares e/ou vigas. Neste artigo são apresentados os principais resultados dos ensaios cíclicos de dois nós viga-pilar à escala real com igual geometria e igual pormenorização da armadura, representativos de nós interiores de edifícios de betão armado construídos até meados dos anos 70 sem pormenorização adequada para fazer face à acção sísmica. Um dos nós foi construído com armadura lisa (com fracas condições de aderência) e o outro nó com armadura nervurada (com boas condições de aderência). Faz-se também a comparação dos resultados obtidos para compreender a influência das condições de aderência na res­posta cíclica de nós interiores viga-pilar deste tipo de estruturas de betão armado. Dos resultados obtidos, conclui-se que o fenómeno do escorregamento condiciona significativamente o desempenho das estruturas com armadura lisa quando solicitadas por acções cíclicas.IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000100008Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.4 n.1 2011reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiaisinstname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)instacron:IBRACON10.1590/S1983-41952011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,C.Melo,J.Varum,H.Costa,A.por2014-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S1983-41952011000100008Revistahttp://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riemhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br1983-41951983-4195opendoar:2014-08-21T00:00Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
title Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
spellingShingle Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
Fernandes,C.
Nós viga-pilar
Comportamento cíclico
Aderência aço-betão
Armadura lisa
Ensaios experimentais
title_short Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
title_full Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
title_fullStr Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
title_full_unstemmed Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
title_sort Análise comparativa do comportamento cíclico de nós viga-pilar com armadura lisa e nervurada
author Fernandes,C.
author_facet Fernandes,C.
Melo,J.
Varum,H.
Costa,A.
author_role author
author2 Melo,J.
Varum,H.
Costa,A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,C.
Melo,J.
Varum,H.
Costa,A.
dc.subject.por.fl_str_mv Nós viga-pilar
Comportamento cíclico
Aderência aço-betão
Armadura lisa
Ensaios experimentais
topic Nós viga-pilar
Comportamento cíclico
Aderência aço-betão
Armadura lisa
Ensaios experimentais
description Da observação dos danos provocados por diversos sismos recentes, verifica-se que o escorregamento aço-betão é uma das principais causas de dano e colapso de edifícios existentes de betão armado. Em muitos países, este fenómeno assume particular importância nos edifícios construídos até aos anos 70, com armadura lisa e anteriormente à introdução dos primeiros regulamentos que contemplam a acção sísmica com maior detalhe. Este tipo de estru­turas apresenta, geralmente, pormenorização deficiente da armadura, fracas condições de aderência e confinamento inadequado do betão. As ligações viga-pilar nas estruturas de betão armado são pontos onde ocorrem danos significativos quando as estruturas estão sujeitas a carregamentos cíclicos, uma vez que nestas zonas ocorre a maior concentração de esforços. O fenómeno do escorregamento assume particular relevância nas ligações viga-pilar, devido aos maiores esforços que aqui se desenvolvem mas também ao facto de nestas zonas se realizar tipicamente a ancoragem dos varões longitudinais dos pilares e/ou vigas. Neste artigo são apresentados os principais resultados dos ensaios cíclicos de dois nós viga-pilar à escala real com igual geometria e igual pormenorização da armadura, representativos de nós interiores de edifícios de betão armado construídos até meados dos anos 70 sem pormenorização adequada para fazer face à acção sísmica. Um dos nós foi construído com armadura lisa (com fracas condições de aderência) e o outro nó com armadura nervurada (com boas condições de aderência). Faz-se também a comparação dos resultados obtidos para compreender a influência das condições de aderência na res­posta cíclica de nós interiores viga-pilar deste tipo de estruturas de betão armado. Dos resultados obtidos, conclui-se que o fenómeno do escorregamento condiciona significativamente o desempenho das estruturas com armadura lisa quando solicitadas por acções cíclicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952011000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1983-41952011000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
dc.source.none.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.4 n.1 2011
reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
instname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron:IBRACON
instname_str Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron_str IBRACON
institution IBRACON
reponame_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
collection Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository.name.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
repository.mail.fl_str_mv editores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br
_version_ 1754193604028399616