Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares

Bibliographic Details
Main Author: Silva,T. J. da
Publication Date: 2010
Other Authors: Monteiro,N. F.
Format: Article
Language: por
Source: Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100006
Summary: As estruturas se deterioram pela ação das intempéries e de outros fatores requerendo intervenções que variam de um reparo superficial a um reforço mais complexo. A análise da segurança em edifícios existentes difere em vários aspectos daquela estabelecida em projeto, principalmente porque os parâmetros adotados genericamente pelos projetistas poderão ser mais bem definidos mediante uma investi- gação in loco no momento da intervenção. Este trabalho aborda as condições de segurança em que são realizados os serviços de recu- peração estrutural de pilares e apresenta uma metodologia que leva em conta a redução de incertezas relacionadas aos parâmetros de resistência e de solicitação. A estrutura do edifício é modelada em programas de cálculo, buscando-se obter esforços mais compatíveis com o reduzido período analisado. A metodologia indica como ajustar os coeficientes de ponderação e a obter um coeficiente global de segurança para pilares, que permite traçar a estratégia de execução do reparo, mantendo uma probabilidade de falha coerente com a ex- istência da estrutura. Como resultado da metodologia proposta, se obtém a parte da seção de concreto e aço que será, temporariamente, possível retirar do pilar, em um edifício em recuperação estrutural devido a um processo de corrosão das armaduras ou deterioração do concreto. A metodologia aqui proposta foi aplicada em três edifícios sendo que um deles encontra-se relatado neste trabalho. Os elementos estruturais objeto da aplicação foram os pilares da garagem de um edifício de 25 pavimentos com simulação de recuperação estrutural devido a um processo de corrosão inicial das armaduras. Após a análise foi possível definir o tipo de procedimento que seria adotado para cada pilar.
id IBRACON-1_5db4648fe041733ad1f748d881522304
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-41952010000100006
network_acronym_str IBRACON-1
network_name_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository_id_str
spelling Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilaressegurança nas estruturasrecuperação de pilaresavaliação estruturalcoeficientes de ponderaçãoAs estruturas se deterioram pela ação das intempéries e de outros fatores requerendo intervenções que variam de um reparo superficial a um reforço mais complexo. A análise da segurança em edifícios existentes difere em vários aspectos daquela estabelecida em projeto, principalmente porque os parâmetros adotados genericamente pelos projetistas poderão ser mais bem definidos mediante uma investi- gação in loco no momento da intervenção. Este trabalho aborda as condições de segurança em que são realizados os serviços de recu- peração estrutural de pilares e apresenta uma metodologia que leva em conta a redução de incertezas relacionadas aos parâmetros de resistência e de solicitação. A estrutura do edifício é modelada em programas de cálculo, buscando-se obter esforços mais compatíveis com o reduzido período analisado. A metodologia indica como ajustar os coeficientes de ponderação e a obter um coeficiente global de segurança para pilares, que permite traçar a estratégia de execução do reparo, mantendo uma probabilidade de falha coerente com a ex- istência da estrutura. Como resultado da metodologia proposta, se obtém a parte da seção de concreto e aço que será, temporariamente, possível retirar do pilar, em um edifício em recuperação estrutural devido a um processo de corrosão das armaduras ou deterioração do concreto. A metodologia aqui proposta foi aplicada em três edifícios sendo que um deles encontra-se relatado neste trabalho. Os elementos estruturais objeto da aplicação foram os pilares da garagem de um edifício de 25 pavimentos com simulação de recuperação estrutural devido a um processo de corrosão inicial das armaduras. Após a análise foi possível definir o tipo de procedimento que seria adotado para cada pilar.IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100006Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.3 n.1 2010reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiaisinstname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)instacron:IBRACON10.1590/S1983-41952010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,T. J. daMonteiro,N. F.por2014-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S1983-41952010000100006Revistahttp://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riemhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br1983-41951983-4195opendoar:2014-09-17T00:00Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)false
dc.title.none.fl_str_mv Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
title Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
spellingShingle Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
Silva,T. J. da
segurança nas estruturas
recuperação de pilares
avaliação estrutural
coeficientes de ponderação
title_short Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
title_full Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
title_fullStr Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
title_full_unstemmed Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
title_sort Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares
author Silva,T. J. da
author_facet Silva,T. J. da
Monteiro,N. F.
author_role author
author2 Monteiro,N. F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,T. J. da
Monteiro,N. F.
dc.subject.por.fl_str_mv segurança nas estruturas
recuperação de pilares
avaliação estrutural
coeficientes de ponderação
topic segurança nas estruturas
recuperação de pilares
avaliação estrutural
coeficientes de ponderação
description As estruturas se deterioram pela ação das intempéries e de outros fatores requerendo intervenções que variam de um reparo superficial a um reforço mais complexo. A análise da segurança em edifícios existentes difere em vários aspectos daquela estabelecida em projeto, principalmente porque os parâmetros adotados genericamente pelos projetistas poderão ser mais bem definidos mediante uma investi- gação in loco no momento da intervenção. Este trabalho aborda as condições de segurança em que são realizados os serviços de recu- peração estrutural de pilares e apresenta uma metodologia que leva em conta a redução de incertezas relacionadas aos parâmetros de resistência e de solicitação. A estrutura do edifício é modelada em programas de cálculo, buscando-se obter esforços mais compatíveis com o reduzido período analisado. A metodologia indica como ajustar os coeficientes de ponderação e a obter um coeficiente global de segurança para pilares, que permite traçar a estratégia de execução do reparo, mantendo uma probabilidade de falha coerente com a ex- istência da estrutura. Como resultado da metodologia proposta, se obtém a parte da seção de concreto e aço que será, temporariamente, possível retirar do pilar, em um edifício em recuperação estrutural devido a um processo de corrosão das armaduras ou deterioração do concreto. A metodologia aqui proposta foi aplicada em três edifícios sendo que um deles encontra-se relatado neste trabalho. Os elementos estruturais objeto da aplicação foram os pilares da garagem de um edifício de 25 pavimentos com simulação de recuperação estrutural devido a um processo de corrosão inicial das armaduras. Após a análise foi possível definir o tipo de procedimento que seria adotado para cada pilar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1983-41952010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
publisher.none.fl_str_mv IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto
dc.source.none.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais v.3 n.1 2010
reponame:Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
instname:Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron:IBRACON
instname_str Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
instacron_str IBRACON
institution IBRACON
reponame_str Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
collection Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
repository.name.fl_str_mv Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
repository.mail.fl_str_mv editores.riem@gmail.com||arlene@ibracon.org.br
_version_ 1754193603987505152