Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farias, Isabel Maria Sabino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447
Resumo: Neste texto se discute o lugar da pós-graduação stricto sensu frente aos rebatimentos do discurso negacionista na educação e na formação de professores para o fortalecimento da defesa de um projeto educacional socialmente referenciado, de caráter emancipatório. Optamos por um ensaio teórico com suporte em evidências da leitura (BELL, 2008). A pós-graduação stricto sensu em educação, como espaço de produção de conhecimento, tem o desafio de produzir algo acessível e disseminado em espaços educacionais e em todas as esferas da vida social.
id IEB-1_080a79371d53e800f68817b091932871
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/215447
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensuDenialism and education: implications and challenges for teacher training in stricto sensu graduate programsNegationismEducationPostgraduate studiesTeacher trainingNegacionismoEducaçãoPós-graduaçãoFormação de professoresNeste texto se discute o lugar da pós-graduação stricto sensu frente aos rebatimentos do discurso negacionista na educação e na formação de professores para o fortalecimento da defesa de um projeto educacional socialmente referenciado, de caráter emancipatório. Optamos por um ensaio teórico com suporte em evidências da leitura (BELL, 2008). A pós-graduação stricto sensu em educação, como espaço de produção de conhecimento, tem o desafio de produzir algo acessível e disseminado em espaços educacionais e em todas as esferas da vida social.This text discusses the place of stricto sensu graduate studies, in view of the repercussions of the denialist discourse in education and teacher training, in order to strengthen the defense of a socially referenced educational project, with an emancipatory character. We opted for a theoretical essay based on “reading evidence” (BELL, 2008). The stricto sensu postgraduate course in education, as a space for the production of knowledge, has the challenge of producing something accessible and disseminated in educational spaces and in all spheres of social life.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/21544710.11606/issn.2316-901X.v1i85p19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-362316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447/197534Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Amanda Raquel Rodrigues Farias, Isabel Maria Sabino de 2023-08-31T14:55:12Zoai:revistas.usp.br:article/215447Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2023-08-31T14:55:12Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
Denialism and education: implications and challenges for teacher training in stricto sensu graduate programs
title Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
spellingShingle Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
Negationism
Education
Postgraduate studies
Teacher training
Negacionismo
Educação
Pós-graduação
Formação de professores
title_short Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
title_full Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
title_fullStr Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
title_full_unstemmed Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
title_sort Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
author Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
author_facet Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
Farias, Isabel Maria Sabino de
author_role author
author2 Farias, Isabel Maria Sabino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
Farias, Isabel Maria Sabino de
dc.subject.por.fl_str_mv Negationism
Education
Postgraduate studies
Teacher training
Negacionismo
Educação
Pós-graduação
Formação de professores
topic Negationism
Education
Postgraduate studies
Teacher training
Negacionismo
Educação
Pós-graduação
Formação de professores
description Neste texto se discute o lugar da pós-graduação stricto sensu frente aos rebatimentos do discurso negacionista na educação e na formação de professores para o fortalecimento da defesa de um projeto educacional socialmente referenciado, de caráter emancipatório. Optamos por um ensaio teórico com suporte em evidências da leitura (BELL, 2008). A pós-graduação stricto sensu em educação, como espaço de produção de conhecimento, tem o desafio de produzir algo acessível e disseminado em espaços educacionais e em todas as esferas da vida social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447
10.11606/issn.2316-901X.v1i85p19-36
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v1i85p19-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447/197534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949712575856640