A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquese, Rafael de Bivar
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34562
Resumo: Dentre os pintores oitocentistas que registraram a paisagem da cafeicultura escravista do Vale do Paraíba, os mais notáveis foram certamente o italiano Nicolau Facchinetti (1824-1900) e o alemão Georg Grimm (1846-1887). Facchinetti começou a pintar suas paisagens em fins da década de 1860, mas o fez sobretudo entre 1875 e 1881. Grimm, por sua vez, trabalhou na composição de seus óleos na década de 1880. O artigo examinará os princípios que regeram a conformação das paisagens dos dois pintores e a natureza do diálogo que estabeleceram com a crise da escravidão brasileira.
id IEB-1_a5ec7476dab09f1a5bc9f7ec70bf8517
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34562
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm The landscape of the coffee plantations in the crisis of slavery: the paintings by Nicolau Facchinetti and Georg Grimm escravidãocafeiculturaVale do Paraíbapintura de paisagemNicolau FacchinettiGeorg Grimmslaverycoffee plantationsVale do Paraíbalandscape paintingNicolau FacchinettiGeorg Grimm Dentre os pintores oitocentistas que registraram a paisagem da cafeicultura escravista do Vale do Paraíba, os mais notáveis foram certamente o italiano Nicolau Facchinetti (1824-1900) e o alemão Georg Grimm (1846-1887). Facchinetti começou a pintar suas paisagens em fins da década de 1860, mas o fez sobretudo entre 1875 e 1881. Grimm, por sua vez, trabalhou na composição de seus óleos na década de 1880. O artigo examinará os princípios que regeram a conformação das paisagens dos dois pintores e a natureza do diálogo que estabeleceram com a crise da escravidão brasileira. Among the painters of the nineteenth century that registered the landscape of the slave coffee plantations of the Vale do Paraíba, the most remarkable were certainly the Italian Nicolau Facchinetti (1824-1900) and the German Georg Grimm (1846-1887). Facchinetti started to paint his landscapes by the end of the 1860's, although his main works were painted between 1875 and 1881. Grimm, on the other hand, worked on the composition of his canvases in the 1880's. This paper aims to examine the principles that structured the landscapes painted by both of them, and the nature of the dialogue they established with the crisis of the Brazilian slavery. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3456210.11606/issn.2316-901X.v0i44p55-76Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 44 (2007); 55-76Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 44 (2007); 55-76Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 44 (2007); 55-76Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 44 (2007); 55-762316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34562/37300Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarquese, Rafael de Bivar2014-12-19T12:12:55Zoai:revistas.usp.br:article/34562Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:55Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
The landscape of the coffee plantations in the crisis of slavery: the paintings by Nicolau Facchinetti and Georg Grimm
title A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
spellingShingle A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
Marquese, Rafael de Bivar
escravidão
cafeicultura
Vale do Paraíba
pintura de paisagem
Nicolau Facchinetti
Georg Grimm
slavery
coffee plantations
Vale do Paraíba
landscape painting
Nicolau Facchinetti
Georg Grimm
title_short A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
title_full A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
title_fullStr A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
title_full_unstemmed A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
title_sort A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm
author Marquese, Rafael de Bivar
author_facet Marquese, Rafael de Bivar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquese, Rafael de Bivar
dc.subject.por.fl_str_mv escravidão
cafeicultura
Vale do Paraíba
pintura de paisagem
Nicolau Facchinetti
Georg Grimm
slavery
coffee plantations
Vale do Paraíba
landscape painting
Nicolau Facchinetti
Georg Grimm
topic escravidão
cafeicultura
Vale do Paraíba
pintura de paisagem
Nicolau Facchinetti
Georg Grimm
slavery
coffee plantations
Vale do Paraíba
landscape painting
Nicolau Facchinetti
Georg Grimm
description Dentre os pintores oitocentistas que registraram a paisagem da cafeicultura escravista do Vale do Paraíba, os mais notáveis foram certamente o italiano Nicolau Facchinetti (1824-1900) e o alemão Georg Grimm (1846-1887). Facchinetti começou a pintar suas paisagens em fins da década de 1860, mas o fez sobretudo entre 1875 e 1881. Grimm, por sua vez, trabalhou na composição de seus óleos na década de 1880. O artigo examinará os princípios que regeram a conformação das paisagens dos dois pintores e a natureza do diálogo que estabeleceram com a crise da escravidão brasileira.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34562
10.11606/issn.2316-901X.v0i44p55-76
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34562
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i44p55-76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34562/37300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 44 (2007); 55-76
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 44 (2007); 55-76
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 44 (2007); 55-76
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 44 (2007); 55-76
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949707123261440