“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119552 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo geral analisar e discutir as formas como a cultura – e o trabalho daqueles que atuam nesse setor – vem sendo apropriada, no sentido da valorização do capital, na atual fase do modo de produção capitalista. Como objeto específico de pesquisa, desenvolvemos um estudo junto a músicos profissionais vinculados ao Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) com o intuito de compreender a realidade em que vivem e trabalham. Através deste estudo buscamos subsídios para a compreensão da realidade do trabalho do músico – em geral informal e precarizado – frente aos números apresentados pelas estatísticas oficiais que apontam para “dados promissores” do setor para a economia brasileira. Nesse contexto o trabalho do músico é percebido como produtivo ao capital. |
id |
IEB-1_ed2ba4d65f19d627d9397009c0276425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/119552 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro“Festa acabada, músicos a pé!”: a critical research of active musicians’s labor relations in the state of Rio de Janeiro“Festa acabada, músicos a pé!”: a critical research of active musicians’s labor relations in the state of Rio de JaneiroMundo do trabalhocapitalismo tardioculturamúsicoRio de Janeiro.world of worklate capitalismculturemusicianRio de Janeiro.O trabalho tem como objetivo geral analisar e discutir as formas como a cultura – e o trabalho daqueles que atuam nesse setor – vem sendo apropriada, no sentido da valorização do capital, na atual fase do modo de produção capitalista. Como objeto específico de pesquisa, desenvolvemos um estudo junto a músicos profissionais vinculados ao Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) com o intuito de compreender a realidade em que vivem e trabalham. Através deste estudo buscamos subsídios para a compreensão da realidade do trabalho do músico – em geral informal e precarizado – frente aos números apresentados pelas estatísticas oficiais que apontam para “dados promissores” do setor para a economia brasileira. Nesse contexto o trabalho do músico é percebido como produtivo ao capital. The general goal of this paper is to analyze and to discuss the ways in which the culture – and the work of those who perform in this industry – has been appropriated, when it comes to the valorization of the capital in the current stage of the capitalist production method. As a specific target of research, we developed a study alongside professional musicians, aiming to understand the reality in which they live and work. Through this study, we sought subsides for the understanding of the reality of the musician’s work – usually informal and precarious – compared to the figures presented by the official statistics that indicate the “promising data” of this industry for the Brazilian economy. The general goal of this paper is to analyze and to discuss the ways in which the culture – and the work of those who perform in this industry – has been appropriated, when it comes to the valorization of the capital in the current stage of the capitalist production method. As a specific target of research, we developed a study alongside professional musicians, aiming to understand the reality in which they live and work. Through this study, we sought subsides for the understanding of the reality of the musician’s work – usually informal and precarious – compared to the figures presented by the official statistics that indicate the “promising data” of this industry for the Brazilian economy.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/11955210.11606/issn.2316-901X.v0i64p249-274Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 64 (2016); 249-274Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 64 (2016); 249-274Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 64 (2016); 249-274Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 64 (2016); 249-2742316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119552/116857Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRequião, Luciana2016-09-01T14:18:25Zoai:revistas.usp.br:article/119552Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2016-09-01T14:18:25Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro “Festa acabada, músicos a pé!”: a critical research of active musicians’s labor relations in the state of Rio de Janeiro “Festa acabada, músicos a pé!”: a critical research of active musicians’s labor relations in the state of Rio de Janeiro |
title |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro Requião, Luciana Mundo do trabalho capitalismo tardio cultura músico Rio de Janeiro. world of work late capitalism culture musician Rio de Janeiro. |
title_short |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro |
title_full |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
“Festa acabada, músicos a pé!”: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no Estado do Rio de Janeiro |
author |
Requião, Luciana |
author_facet |
Requião, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Requião, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mundo do trabalho capitalismo tardio cultura músico Rio de Janeiro. world of work late capitalism culture musician Rio de Janeiro. |
topic |
Mundo do trabalho capitalismo tardio cultura músico Rio de Janeiro. world of work late capitalism culture musician Rio de Janeiro. |
description |
O trabalho tem como objetivo geral analisar e discutir as formas como a cultura – e o trabalho daqueles que atuam nesse setor – vem sendo apropriada, no sentido da valorização do capital, na atual fase do modo de produção capitalista. Como objeto específico de pesquisa, desenvolvemos um estudo junto a músicos profissionais vinculados ao Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) com o intuito de compreender a realidade em que vivem e trabalham. Através deste estudo buscamos subsídios para a compreensão da realidade do trabalho do músico – em geral informal e precarizado – frente aos números apresentados pelas estatísticas oficiais que apontam para “dados promissores” do setor para a economia brasileira. Nesse contexto o trabalho do músico é percebido como produtivo ao capital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119552 10.11606/issn.2316-901X.v0i64p249-274 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119552 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i64p249-274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119552/116857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 64 (2016); 249-274 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 64 (2016); 249-274 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 64 (2016); 249-274 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 64 (2016); 249-274 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949711123578880 |