Análise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rafaela Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Leon Claudio Pinheiro, Muniz, José Augusto Pereira Carneiro, Bahia, Carlomagno Pacheco, Krejcová, Lane Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Instituto Evandro Chagas (Patuá)
Texto Completo: https://patua.iec.gov.br/handle/iec/4384
Resumo: OBJETIVO: Determinar o padrão de aprendizagem e as diferenças inter e intraindividuais observadas em treinamento para entrada voluntária e posicionamento de macacos Sapajus apella em aparato experimental (cadeira para primatas), bem como quantificar o tempo necessário para a obtenção dos resultados esperados. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram da pesquisa três macacos machos que foram submetidos a um período de dois meses de habituação aos experimentadores, seguido de sessões diárias de 20 min de treinamento por condicionamento operante, com o emprego das técnicas de clicker e reforçamento positivo por meio de recompensas comestíveis, pelo período de quatro meses. As sessões foram gravadas para posterior análise de parâmetros temporais e de frequência de apresentação dos comportamentos desejados. RESULTADOS: Análises interindividuais revelaram diferenças significativas na comparação dos escores obtidos para cada animal nas latências e frequências de apresentação dos comportamentos desejados. Análises intraindividuais comparando diferentes janelas temporais ao longo do período de treinamento revelaram diferenças significativas de desempenho dos animais nos diferentes períodos, refletidos nas curvas de aprendizado individuais que demonstraram alcance de platô para diferentes parâmetros comportamentais para cada animal. CONCLUSÃO: O reforço positivo se mostrou eficaz no treinamento para posicionamento na cadeira para primatas. Possivelmente, fatores individuais influenciaram de forma significativa os padrões de aprendizagem. A aplicação de técnicas de reforçamento positivo influencia positivamente a relação humano–primata e o bem-estar desses animais experimentais, apesar da necessidade de disposição de tempo para o alcance dos padrões comportamentais desejados, constituindo assim uma importante técnica de refinamento e manejo de primatas.
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MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram da pesquisa três macacos machos que foram submetidos a um período de dois meses de habituação aos experimentadores, seguido de sessões diárias de 20 min de treinamento por condicionamento operante, com o emprego das técnicas de clicker e reforçamento positivo por meio de recompensas comestíveis, pelo período de quatro meses. As sessões foram gravadas para posterior análise de parâmetros temporais e de frequência de apresentação dos comportamentos desejados. RESULTADOS: Análises interindividuais revelaram diferenças significativas na comparação dos escores obtidos para cada animal nas latências e frequências de apresentação dos comportamentos desejados. Análises intraindividuais comparando diferentes janelas temporais ao longo do período de treinamento revelaram diferenças significativas de desempenho dos animais nos diferentes períodos, refletidos nas curvas de aprendizado individuais que demonstraram alcance de platô para diferentes parâmetros comportamentais para cada animal. CONCLUSÃO: O reforço positivo se mostrou eficaz no treinamento para posicionamento na cadeira para primatas. Possivelmente, fatores individuais influenciaram de forma significativa os padrões de aprendizagem. A aplicação de técnicas de reforçamento positivo influencia positivamente a relação humano–primata e o bem-estar desses animais experimentais, apesar da necessidade de disposição de tempo para o alcance dos padrões comportamentais desejados, constituindo assim uma importante técnica de refinamento e manejo de primatas.Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, sob o contrato n.º 767092.Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências e da Saúde. Laboratório de Neuroplasticidade. Belém, PA, Brasil / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Instituto Evandro Chagas. Centro Nacional de Primatas. Ananindeua, PA, Brasil.Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências e da Saúde. Laboratório de Neuroplasticidade. Belém, PA, Brasil / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Instituto Evandro Chagas. Centro Nacional de Primatas. Ananindeua, PA, Brasil.Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Instituto Evandro Chagas. Centro Nacional de Primatas. Ananindeua, PA, Brasil.Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências e da Saúde. Laboratório de Neuroplasticidade. Belém, PA, Brasil.Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências e da Saúde. Laboratório de Neuroplasticidade. Belém, PA, Brasil / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Instituto Evandro Chagas. Centro Nacional de Primatas. Ananindeua, PA, Brasil.porMS/SVS/Instituto Evandro ChagasAnálise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimentalAnalysis of positive reinforcement training for habituation of Sapajus apella in experimental apparatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePrimatas / anatomia & histologiaSapajus apella / anatomia & histologiaAprendizagemReforço PsicológicoComportamento Animalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Instituto Evandro Chagas (Patuá)instname:Instituto Evandro Chagas (IEC)instacron:IECORIGINALAnálise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimental.pdfAnálise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimental.pdfapplication/pdf1060883https://patua.iec.gov.br/bitstreams/aecbc8b7-06df-4aa8-8d3d-efd2a8a41874/downloade12fab9ceb047ebed0e8406ee413701bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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