Processos formativos de professores e o ensino de história e cultura afro-brasileira no município de Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro José Seixas dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1412
Resumo: Esta dissertação aborda e estuda a formação inicial de professores e o ensino de história e cultura afro-brasileira no município de Parintins-Am. A pesquisa contou com um total de quatro professores de história que tiveram formação nessa área de ensino. A escolha dos professores foi guiada através do texto legal da Lei 10.639/03 o qual regulamenta que, em todas as escolas e no ensino superior é obrigatório o ensino afro-brasileiro. Tem por objetivo analisar as experiências de contato na formação inicial de docentes da Educação Básica do Município de Parintins em relação às temáticas do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e História da África. O estudo parte da seguinte problemática: como se deu o contato dos professores egressos da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas com temas da História do Brasil ao largo das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana? Os procedimentos metodológicos empregado neste estudo foi embasado na metodologia de história oral, por ser uma metodologia interdisciplinar que possibilita a coleta de dados por meio de entrevista. Desta forma, para as análises das entrevistas, utilizamos a análise de conteúdos de Bardin através das categorias que elencamos devido as experiências dos sujeitos: O racismo; O processo formativo dos professores; o contato com a lei 10. 639/03 e estratégias pedagógicas adotadas no ensino de história e cultura afro-brasileira na escola. A pesquisa é de fundamental importância, haja vista que o racismo contra a população negra vem sendo praticado desde o período colonial, mesmo passado tanto tempo, nos dias atuais há pessoas que sofrem e morrem por conta de atitudes racistas. A pesquisa apontou que os professores pouco tiveram contato com a história do negro no Brasil, assim como a história da África. Nas disciplinas no ensino superior o contato maior foi com temas relacionados a história dos indígenas. Conforme os professores apontaram, quando foram trabalhar essas questões em sala de aula se depararam com um tema totalmente novo, conforme a obrigatoriedade da lei 10. 639/03. As estratégias que os professores utilizaram para atender a lei foi pesquisar sobre a temática em livros, internet e revistas. O produto educacional resulta das investigações com sujeitos da pesquisa e por meio de suas experiencias de trabalho para atender as Diretrizes Curriculares. Está dividido em eixos pedagógicos: A luta por reconhecimento; planejamento das atividades; culminância; dicas pedagógicas. Tem por objetivo orientar atividades pedagógicas que tenham por tema a história da cultura afro-brasileira.
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A escolha dos professores foi guiada através do texto legal da Lei 10.639/03 o qual regulamenta que, em todas as escolas e no ensino superior é obrigatório o ensino afro-brasileiro. Tem por objetivo analisar as experiências de contato na formação inicial de docentes da Educação Básica do Município de Parintins em relação às temáticas do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e História da África. O estudo parte da seguinte problemática: como se deu o contato dos professores egressos da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas com temas da História do Brasil ao largo das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana? Os procedimentos metodológicos empregado neste estudo foi embasado na metodologia de história oral, por ser uma metodologia interdisciplinar que possibilita a coleta de dados por meio de entrevista. Desta forma, para as análises das entrevistas, utilizamos a análise de conteúdos de Bardin através das categorias que elencamos devido as experiências dos sujeitos: O racismo; O processo formativo dos professores; o contato com a lei 10. 639/03 e estratégias pedagógicas adotadas no ensino de história e cultura afro-brasileira na escola. A pesquisa é de fundamental importância, haja vista que o racismo contra a população negra vem sendo praticado desde o período colonial, mesmo passado tanto tempo, nos dias atuais há pessoas que sofrem e morrem por conta de atitudes racistas. A pesquisa apontou que os professores pouco tiveram contato com a história do negro no Brasil, assim como a história da África. Nas disciplinas no ensino superior o contato maior foi com temas relacionados a história dos indígenas. Conforme os professores apontaram, quando foram trabalhar essas questões em sala de aula se depararam com um tema totalmente novo, conforme a obrigatoriedade da lei 10. 639/03. 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The objective is to analyze the contact experiences in the teachers' of the Basic Education of the municipality of Parintins initial formation in relation to the themes of the teaching of History and Afro-Brazilian Culture and History of Africa. The study part of the following problem: how did feel the contact of the teachers exits of the University of the State of Amazon and of the Federal University of Amazon with themes of the History of Brazil along the guidelines national curriculares for the education of the ethnic-racial relationships and for the teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture? The procedures methodological employee in this study were based in the methodology of oral history, for being an interdisciplinary methodology that it makes possible the data collection through interview. This way, for the analyses of the interviews, we used the analysis of contents of Bardin through the categories that owed we list the experiences of the subjects: The racism; The teachers' formative process; the contact with the law 10. 639/03 and pedagogic strategies adopted in the history teaching and Afro-Brazilian culture in the school. The research is of fundamental importance, have seen that the racism against the black population has been practiced from the period colonial, same past so much time, in the current days there are people that suffer and they die due to attitudes racists. The research pointed that the teachers a little had contact with the black's history in Brazil, as well as the history of Africa. In the disciplines in the higher education the larger contact was with related themes the natives' history. As the teachers appeared, when they went to work those subjects in classroom came across with a theme totally new, according to the compulsory nature of the law 10. 639/03. The strategies that the teachers used to assist the law were to research on the theme in books, internet and magazines. The educational product results of the investigations with subject of the research and through yours you experience of work to assist the curricular guidelines. It is divided in pedagogic axes: The fight for recognition; planning of the activities; culmination; pedagogic clues. It has for objective to guide pedagogic activities that have for theme the history of the Afro-Brazilian culture.Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-01-31T19:26:22Z No. of bitstreams: 1 Processos formativos de professores e o ensino de história e cultura afro-brasileira no município de Parintins-AM_Pedro José Seixas dos Santos_2022.pdf: 1907537 bytes, checksum: 11de30c048488e6a3ddf93abc041cc87 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-31T19:26:22Z (GMT). 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