AS POTENCIALIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA SARS-COV2 SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2147 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de estudar as potencialidades do ensino híbrido enquanto metodologia ativa para o ensino de ciências no contexto da pandemia da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2. Trata-se de uma investigação qualitativa do tipo "estudo de caso'', cujos dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário a um grupo de professores participantes de um Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática do Espírito Santo. O questionário, elaborado conforme Gil (2002), contemplou questões que partiram de um diagnóstico inicial do conhecimento preliminar dos docentes a respeito da metodologia, passando por questões que trataram do engajamento de professores e alunos no uso dos recursos relacionados ao ensino híbrido. Também foram coletadas percepções dos professores acerca da utilização da metodologia em um cenário pós-pandêmico, da mesma forma que seu posicionamento acerca do papel da escola nessas condições. As respostas obtidas para a maioria das questões evidenciou que, apesar do desafio de acesso e pouca infraestrutura para implementação do ensino híbrido, a metodologia mostra-se promissora à medida em que vai ao encontro da autonomia dos alunos em torno de em processo de ensino-aprendizagem que extrapola os espaços formais. O papel do professor também foi abordado, constatando a necessidade de um processo de formação continuada que possibilite a construção de novas habilidades. Neste viés, entendeu-se que a metodologia possui potencialidades para desenvolvimento de conteúdos contextualizados e problematizadores para promoção de diálogos integrados à realidade do aluno. Na visão dos professores, o blended learning pode contribuir para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, em que a interação entre os alunos pode ser potencializada de maneira criativa apresentando-se como uma grande tendência, não somente em um cenário de crise marcado pela pandemia da SARS-COV2 como também em uma perspectiva pós-pandêmica. |
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AS POTENCIALIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA SARS-COV2 SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORESeducação; ensinoEnsino híbrido; Formação de professores; Ensino de ciênciasO objetivo deste trabalho foi o de estudar as potencialidades do ensino híbrido enquanto metodologia ativa para o ensino de ciências no contexto da pandemia da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2. Trata-se de uma investigação qualitativa do tipo "estudo de caso'', cujos dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário a um grupo de professores participantes de um Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática do Espírito Santo. O questionário, elaborado conforme Gil (2002), contemplou questões que partiram de um diagnóstico inicial do conhecimento preliminar dos docentes a respeito da metodologia, passando por questões que trataram do engajamento de professores e alunos no uso dos recursos relacionados ao ensino híbrido. Também foram coletadas percepções dos professores acerca da utilização da metodologia em um cenário pós-pandêmico, da mesma forma que seu posicionamento acerca do papel da escola nessas condições. As respostas obtidas para a maioria das questões evidenciou que, apesar do desafio de acesso e pouca infraestrutura para implementação do ensino híbrido, a metodologia mostra-se promissora à medida em que vai ao encontro da autonomia dos alunos em torno de em processo de ensino-aprendizagem que extrapola os espaços formais. O papel do professor também foi abordado, constatando a necessidade de um processo de formação continuada que possibilite a construção de novas habilidades. Neste viés, entendeu-se que a metodologia possui potencialidades para desenvolvimento de conteúdos contextualizados e problematizadores para promoção de diálogos integrados à realidade do aluno. Na visão dos professores, o blended learning pode contribuir para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, em que a interação entre os alunos pode ser potencializada de maneira criativa apresentando-se como uma grande tendência, não somente em um cenário de crise marcado pela pandemia da SARS-COV2 como também em uma perspectiva pós-pandêmica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do IfesRangel, Felipe Sarmenghide Souza, José RamosBezerra, Luiz José CruzCampos, Carlos Roberto PiresPassos, Marize Lyra Silva2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/214710.21439/conexoes.v16i0.2147Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220112176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2147/1602Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2147Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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