A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Viviane Guedes de, Menezes, Jorge Almeida de, Lima, Renato Abreu, Souza, Fábio Geraldo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138
Resumo: Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.
id IFCE-1_1d0e12d7aa257cada784fa9c91e8f260
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2138
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONASEnsino; Química; Lúdico.Ensino. Jogos. PIBID.Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPES.Nunes, Luiz Henrique QueirozOliveira, Viviane Guedes deMenezes, Jorge Almeida deLima, Renato AbreuSouza, Fábio Geraldo de2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/213810.21439/conexoes.v16i0.2138Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220032176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2138Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
title_short A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_full A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_sort A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
author Nunes, Luiz Henrique Queiroz
author_facet Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
author_role author
author2 Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
topic Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
description Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138
10.21439/conexoes.v16i0.2138
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022003
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112167968768