OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Nágila Menezes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Ana Karine Portela, Sampaio, Caroline de Goes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313
Resumo: A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato.
id IFCE-1_7a4978db40787d018567e1de11a1b255
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2313
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Rocha, Nágila MenezesVasconcelos, Ana Karine PortelaSampaio, Caroline de Goes2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/231310.21439/conexoes.v16i0.2313Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313/1620Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2313Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
title OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
spellingShingle OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
Rocha, Nágila Menezes
title_short OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
title_full OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
title_sort OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
author Rocha, Nágila Menezes
author_facet Rocha, Nágila Menezes
Vasconcelos, Ana Karine Portela
Sampaio, Caroline de Goes
author_role author
author2 Vasconcelos, Ana Karine Portela
Sampaio, Caroline de Goes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Nágila Menezes
Vasconcelos, Ana Karine Portela
Sampaio, Caroline de Goes
dc.subject.none.fl_str_mv

description A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313
10.21439/conexoes.v16i0.2313
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313/1620
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022026
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112472055808