FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Francisco José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Neto, Raimundo Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/458
Resumo: Reflexões sobre a formação de professores é o tema deste estudo que se reporta ao Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Cedro. Analisa e reflete, por meio de um estudo de caso, a formação inicial do professor de Matemática e a necessidade que este profissional tem de continuar aprendendo. A partir desta compreensão, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a importância e as possibilidades que um curso de formação inicial oferece para o futuro professor. A partir da análise de documentos oficiais acerca da formação docente como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/9; Resolução nº 01/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e Resolução nº 02/2002 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, a importância da formação continuada, os desafios e as perspectivas para os licenciados em Matemática diante da atividade de ensinar e aprender Matemática.
id IFCE-1_85750c562ebc8c4e80002a20be75da4d
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/458
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDROReflexões sobre a formação de professores é o tema deste estudo que se reporta ao Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Cedro. Analisa e reflete, por meio de um estudo de caso, a formação inicial do professor de Matemática e a necessidade que este profissional tem de continuar aprendendo. A partir desta compreensão, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a importância e as possibilidades que um curso de formação inicial oferece para o futuro professor. A partir da análise de documentos oficiais acerca da formação docente como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/9; Resolução nº 01/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e Resolução nº 02/2002 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, a importância da formação continuada, os desafios e as perspectivas para os licenciados em Matemática diante da atividade de ensinar e aprender Matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/45810.21439/conexoes.v6i1.458Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 6, No. 1 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/458/321de Lima, Francisco JoséNeto, Raimundo Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:00Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/458Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
title FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
de Lima, Francisco José
title_short FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO
author de Lima, Francisco José
author_facet de Lima, Francisco José
Neto, Raimundo Leandro
author_role author
author2 Neto, Raimundo Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Francisco José
Neto, Raimundo Leandro
description Reflexões sobre a formação de professores é o tema deste estudo que se reporta ao Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Cedro. Analisa e reflete, por meio de um estudo de caso, a formação inicial do professor de Matemática e a necessidade que este profissional tem de continuar aprendendo. A partir desta compreensão, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a importância e as possibilidades que um curso de formação inicial oferece para o futuro professor. A partir da análise de documentos oficiais acerca da formação docente como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/9; Resolução nº 01/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e Resolução nº 02/2002 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, a importância da formação continuada, os desafios e as perspectivas para os licenciados em Matemática diante da atividade de ensinar e aprender Matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/458
10.21439/conexoes.v6i1.458
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/458
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v6i1.458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/458/321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 6, No. 1 (2012)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064352870400