USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607 |
Resumo: | O uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”. |
id |
IFES-1_1bb4c888315f458803462f35131ad144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/607 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATIONMetodologias AtivasAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino de Jovens e AdultosO uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/60710.36524/saladeaula.v8i2.607Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 98-1122316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607/456Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerozini, Renata Passos, Marize Lyra SilvaBravo, Rafaela GomesNobre, Isaura Alcina Martins 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/607Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.734278Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
title |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
spellingShingle |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION Perozini, Renata Metodologias Ativas Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino de Jovens e Adultos |
title_short |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
title_full |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
title_fullStr |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
title_full_unstemmed |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
title_sort |
USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION |
author |
Perozini, Renata |
author_facet |
Perozini, Renata Passos, Marize Lyra Silva Bravo, Rafaela Gomes Nobre, Isaura Alcina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Marize Lyra Silva Bravo, Rafaela Gomes Nobre, Isaura Alcina Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perozini, Renata Passos, Marize Lyra Silva Bravo, Rafaela Gomes Nobre, Isaura Alcina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino de Jovens e Adultos |
topic |
Metodologias Ativas Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino de Jovens e Adultos |
description |
O uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607 10.36524/saladeaula.v8i2.607 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i2.607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607/456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 98-112 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026952187904 |