USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perozini, Renata
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Passos, Marize Lyra Silva, Bravo, Rafaela Gomes, Nobre, Isaura Alcina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607
Resumo: O uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”.
id IFES-1_1bb4c888315f458803462f35131ad144
oai_identifier_str oai::article/607
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATIONMetodologias AtivasAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino de Jovens e AdultosO uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/60710.36524/saladeaula.v8i2.607Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 98-1122316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607/456Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerozini, Renata Passos, Marize Lyra SilvaBravo, Rafaela GomesNobre, Isaura Alcina Martins 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/607Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.734278Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
title USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
spellingShingle USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
Perozini, Renata
Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino de Jovens e Adultos
title_short USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
title_full USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
title_fullStr USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
title_full_unstemmed USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
title_sort USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
author Perozini, Renata
author_facet Perozini, Renata
Passos, Marize Lyra Silva
Bravo, Rafaela Gomes
Nobre, Isaura Alcina Martins
author_role author
author2 Passos, Marize Lyra Silva
Bravo, Rafaela Gomes
Nobre, Isaura Alcina Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perozini, Renata
Passos, Marize Lyra Silva
Bravo, Rafaela Gomes
Nobre, Isaura Alcina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino de Jovens e Adultos
topic Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino de Jovens e Adultos
description O uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607
10.36524/saladeaula.v8i2.607
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i2.607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607/456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 98-112
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026952187904