FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghello Passos, Angela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Mello Arruda, Sergio, Meneghello Passos, Marinez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90
Resumo: Analisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação.
id IFES-1_296b89d3825e295eb6fdc5800c13918c
oai_identifier_str oai::article/90
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011Educação inclusivaEducação especialFormação de professoresBanco de teses da CapesAnalisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9010.36524/dect.v5i01.90Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 87-1102236-215010.36524/dect.v5i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90/87Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneghello Passos, Angelade Mello Arruda, SergioMeneghello Passos, Marinez2019-12-06T18:03:03Zoai::article/90Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.787236Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
Meneghello Passos, Angela
Educação inclusiva
Educação especial
Formação de professores
Banco de teses da Capes
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
author Meneghello Passos, Angela
author_facet Meneghello Passos, Angela
de Mello Arruda, Sergio
Meneghello Passos, Marinez
author_role author
author2 de Mello Arruda, Sergio
Meneghello Passos, Marinez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghello Passos, Angela
de Mello Arruda, Sergio
Meneghello Passos, Marinez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Formação de professores
Banco de teses da Capes
topic Educação inclusiva
Educação especial
Formação de professores
Banco de teses da Capes
description Analisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90
10.36524/dect.v5i01.90
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i01.90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90/87
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 87-110
2236-2150
10.36524/dect.v5i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027548827648