FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90 |
Resumo: | Analisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação. |
id |
IFES-1_296b89d3825e295eb6fdc5800c13918c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/90 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011Educação inclusivaEducação especialFormação de professoresBanco de teses da CapesAnalisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9010.36524/dect.v5i01.90Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 87-1102236-215010.36524/dect.v5i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90/87Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneghello Passos, Angelade Mello Arruda, SergioMeneghello Passos, Marinez2019-12-06T18:03:03Zoai::article/90Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.787236Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 Meneghello Passos, Angela Educação inclusiva Educação especial Formação de professores Banco de teses da Capes |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011 |
author |
Meneghello Passos, Angela |
author_facet |
Meneghello Passos, Angela de Mello Arruda, Sergio Meneghello Passos, Marinez |
author_role |
author |
author2 |
de Mello Arruda, Sergio Meneghello Passos, Marinez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghello Passos, Angela de Mello Arruda, Sergio Meneghello Passos, Marinez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Formação de professores Banco de teses da Capes |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Formação de professores Banco de teses da Capes |
description |
Analisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90 10.36524/dect.v5i01.90 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i01.90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/90/87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 87-110 2236-2150 10.36524/dect.v5i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027548827648 |