EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438 |
Resumo: | Apesar do crescimento da educação a distância nos últimos anos, as alta taxas de evasão discente preocupam as instituições de ensino, pois resultam em ociosidade de profissionais, de materiais e de espaço físico. Tal fenômeno foi detectado em um curso de pós-graduação lato sensu oferecido em instituição pública de ensino superior no Brasil, que apresenta evasão média de 41,23% nas cinco edições já ofertadas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como objetivo investigar as causas associadas à evasão discente, identificando interferências internas e externas ao contexto da especialização que levaram a essa situação. Esta pesquisa baseou-se no procedimento técnico survey e teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário enviado por e-mail aos 334 alunos evadidos do curso. Obteve-se 66 respondentes, equivalente a um retorno de 19,76%. A análise dos dados demonstrou que as principais causas relacionadas à evasão discente foram: a falta de tempo para estudar, carga horária semanal de trabalho (externas); complexidade das atividades, prazos de entrega das mesmas e didática dos professores (internas). Portanto, estratégias de combate à evasão devem ser adotadas pela instituição a fim de minimizar o desperdício de recursos públicos. |
id |
IFES-1_4ac6c617337585839aafdd37862ff236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/438 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUEvasãoEducação a distânciaEducação SuperiorApesar do crescimento da educação a distância nos últimos anos, as alta taxas de evasão discente preocupam as instituições de ensino, pois resultam em ociosidade de profissionais, de materiais e de espaço físico. Tal fenômeno foi detectado em um curso de pós-graduação lato sensu oferecido em instituição pública de ensino superior no Brasil, que apresenta evasão média de 41,23% nas cinco edições já ofertadas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como objetivo investigar as causas associadas à evasão discente, identificando interferências internas e externas ao contexto da especialização que levaram a essa situação. Esta pesquisa baseou-se no procedimento técnico survey e teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário enviado por e-mail aos 334 alunos evadidos do curso. Obteve-se 66 respondentes, equivalente a um retorno de 19,76%. A análise dos dados demonstrou que as principais causas relacionadas à evasão discente foram: a falta de tempo para estudar, carga horária semanal de trabalho (externas); complexidade das atividades, prazos de entrega das mesmas e didática dos professores (internas). Portanto, estratégias de combate à evasão devem ser adotadas pela instituição a fim de minimizar o desperdício de recursos públicos.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/43810.36524/ric.v5i2.438Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 114-1242359-479910.36524/ric.v5i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438/385Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vinícius DelfinoPassos, Marize Lyra SilvaNobre, Isaura Alcina Martins2020-01-06T12:02:31Zoai::article/438Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.753595Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
title |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
spellingShingle |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Silva, Vinícius Delfino Evasão Educação a distância Educação Superior |
title_short |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
title_full |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
title_fullStr |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
title_full_unstemmed |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
title_sort |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU |
author |
Silva, Vinícius Delfino |
author_facet |
Silva, Vinícius Delfino Passos, Marize Lyra Silva Nobre, Isaura Alcina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Marize Lyra Silva Nobre, Isaura Alcina Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vinícius Delfino Passos, Marize Lyra Silva Nobre, Isaura Alcina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Educação a distância Educação Superior |
topic |
Evasão Educação a distância Educação Superior |
description |
Apesar do crescimento da educação a distância nos últimos anos, as alta taxas de evasão discente preocupam as instituições de ensino, pois resultam em ociosidade de profissionais, de materiais e de espaço físico. Tal fenômeno foi detectado em um curso de pós-graduação lato sensu oferecido em instituição pública de ensino superior no Brasil, que apresenta evasão média de 41,23% nas cinco edições já ofertadas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como objetivo investigar as causas associadas à evasão discente, identificando interferências internas e externas ao contexto da especialização que levaram a essa situação. Esta pesquisa baseou-se no procedimento técnico survey e teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário enviado por e-mail aos 334 alunos evadidos do curso. Obteve-se 66 respondentes, equivalente a um retorno de 19,76%. A análise dos dados demonstrou que as principais causas relacionadas à evasão discente foram: a falta de tempo para estudar, carga horária semanal de trabalho (externas); complexidade das atividades, prazos de entrega das mesmas e didática dos professores (internas). Portanto, estratégias de combate à evasão devem ser adotadas pela instituição a fim de minimizar o desperdício de recursos públicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438 10.36524/ric.v5i2.438 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v5i2.438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438/385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 114-124 2359-4799 10.36524/ric.v5i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024894881792 |