EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CAUSAS DO ABANDONO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinícius Delfino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passos, Marize Lyra Silva, Nobre, Isaura Alcina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438
Resumo: Apesar do crescimento da educação a distância nos últimos anos, as alta taxas de evasão discente preocupam as instituições de ensino, pois resultam em ociosidade de profissionais, de materiais e de espaço físico. Tal fenômeno foi detectado em um curso de pós-graduação lato sensu oferecido em instituição pública de ensino superior no Brasil, que apresenta evasão média de 41,23% nas cinco edições já ofertadas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como objetivo investigar as causas associadas à evasão discente, identificando interferências internas e externas ao contexto da especialização que levaram a essa situação. Esta pesquisa baseou-se no procedimento técnico survey e teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário enviado por e-mail aos 334 alunos evadidos do curso. Obteve-se 66 respondentes, equivalente a um retorno de 19,76%. A análise dos dados demonstrou que as principais causas relacionadas à evasão discente foram: a falta de tempo para estudar, carga horária semanal de trabalho (externas); complexidade das atividades, prazos de entrega das mesmas e didática dos professores (internas). Portanto, estratégias de combate à evasão devem ser adotadas pela instituição a fim de minimizar o desperdício de recursos públicos.
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