O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Gonçalves de Morais, Diogo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Inácio de Oliveira, Victor, Paubel Junger, Alex, Francisco Blumetti Facó, Júlio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo.
id IFES-1_8e6f627761f839dfac53c5e282ced826
oai_identifier_str oai::article/557
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICAinteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisãoO presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo.EDIFES2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/55710.36524/profept.v4i2.557Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 98-1092594-482710.36524/profept.v4i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557/539Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Gonçalves de Morais, Diogo Inácio de Oliveira, VictorPaubel Junger, AlexFrancisco Blumetti Facó, Júlio2021-02-02T22:39:10Zoai::article/557Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.492672Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
title O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
spellingShingle O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
Martins Gonçalves de Morais, Diogo
inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão
title_short O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
title_full O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
title_fullStr O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
title_full_unstemmed O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
title_sort O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
author Martins Gonçalves de Morais, Diogo
author_facet Martins Gonçalves de Morais, Diogo
Inácio de Oliveira, Victor
Paubel Junger, Alex
Francisco Blumetti Facó, Júlio
author_role author
author2 Inácio de Oliveira, Victor
Paubel Junger, Alex
Francisco Blumetti Facó, Júlio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Gonçalves de Morais, Diogo
Inácio de Oliveira, Victor
Paubel Junger, Alex
Francisco Blumetti Facó, Júlio
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão
topic inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão
description O presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557
10.36524/profept.v4i2.557
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i2.557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557/539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 98-109
2594-4827
10.36524/profept.v4i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029414244352