O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo. |
id |
IFES-1_8e6f627761f839dfac53c5e282ced826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/557 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICAinteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisãoO presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo.EDIFES2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/55710.36524/profept.v4i2.557Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 98-1092594-482710.36524/profept.v4i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557/539Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Gonçalves de Morais, Diogo Inácio de Oliveira, VictorPaubel Junger, AlexFrancisco Blumetti Facó, Júlio2021-02-02T22:39:10Zoai::article/557Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.492672Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
title |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
spellingShingle |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA Martins Gonçalves de Morais, Diogo inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão |
title_short |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
title_full |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
title_fullStr |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
title_sort |
O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA |
author |
Martins Gonçalves de Morais, Diogo |
author_facet |
Martins Gonçalves de Morais, Diogo Inácio de Oliveira, Victor Paubel Junger, Alex Francisco Blumetti Facó, Júlio |
author_role |
author |
author2 |
Inácio de Oliveira, Victor Paubel Junger, Alex Francisco Blumetti Facó, Júlio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Gonçalves de Morais, Diogo Inácio de Oliveira, Victor Paubel Junger, Alex Francisco Blumetti Facó, Júlio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão |
topic |
inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão |
description |
O presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557 10.36524/profept.v4i2.557 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i2.557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/557/539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 98-109 2594-4827 10.36524/profept.v4i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029414244352 |