PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dória Sandes, Amanda dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Maria Silene da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica.
id IFES-1_e0f0e641c78d179255a4d9c7d83f7cae
oai_identifier_str oai::article/581
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e TecnológicaEducação Profissional e TecnológicaEnsino Médio Integradopráticas educativas integradorasEste estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica.EDIFES2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/58110.36524/profept.v6i1.581Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 14-242594-482710.36524/profept.v6i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581/907Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDória Sandes, Amanda dos SantosSilva, Maria Silene da 2022-05-28T04:53:51Zoai::article/581Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.850117Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
title PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
Dória Sandes, Amanda dos Santos
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
práticas educativas integradoras
title_short PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
title_full PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
title_sort PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
author Dória Sandes, Amanda dos Santos
author_facet Dória Sandes, Amanda dos Santos
Silva, Maria Silene da
author_role author
author2 Silva, Maria Silene da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dória Sandes, Amanda dos Santos
Silva, Maria Silene da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
práticas educativas integradoras
topic Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
práticas educativas integradoras
description Este estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581
10.36524/profept.v6i1.581
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581
identifier_str_mv 10.36524/profept.v6i1.581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581/907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 14-24
2594-4827
10.36524/profept.v6i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029423681536