PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica. |
id |
IFES-1_e0f0e641c78d179255a4d9c7d83f7cae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/581 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e TecnológicaEducação Profissional e TecnológicaEnsino Médio Integradopráticas educativas integradorasEste estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica.EDIFES2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/58110.36524/profept.v6i1.581Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 14-242594-482710.36524/profept.v6i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581/907Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDória Sandes, Amanda dos SantosSilva, Maria Silene da 2022-05-28T04:53:51Zoai::article/581Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.850117Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
title |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
spellingShingle |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica Dória Sandes, Amanda dos Santos Educação Profissional e Tecnológica Ensino Médio Integrado práticas educativas integradoras |
title_short |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
title_full |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
title_fullStr |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
title_sort |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica |
author |
Dória Sandes, Amanda dos Santos |
author_facet |
Dória Sandes, Amanda dos Santos Silva, Maria Silene da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Silene da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dória Sandes, Amanda dos Santos Silva, Maria Silene da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Ensino Médio Integrado práticas educativas integradoras |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Ensino Médio Integrado práticas educativas integradoras |
description |
Este estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581 10.36524/profept.v6i1.581 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v6i1.581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581/907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 14-24 2594-4827 10.36524/profept.v6i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029423681536 |