OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/29 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de relações e de diálogo entre diferentes gerações: jovens, adultos e idosos. Constata-se um crescimento do número de jovens e adolescentes nessa modalidade. Torna-se necessário compreender as especificidades desse público, em especial, a dos jovens com questões bastante peculiares, ligadas as formas de ser e estar no mundo, de expressarem suas juventudes, sua cultura, seus valores, desejos e sonhos. Essa discussão foi pautada em Bourdieu (1983), Sposito (2008), Dayrell (2005) entre outros. Com o objetivo de provocar a discussão sobre quem são os jovens que frequentam a EJA - considerando as condições de gênero, origem social, ocupação e cultura, foi empreendida essa pesquisa de cunho qualitativo, com apresentação de um estudo de caso. Foram ouvidos vinte e seis estudantes (entre 15 a 18 anos) e doze educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Aristóbulo Barbosa Leão” por meio de questionários e entrevistas. Os dados apontam, entre outros aspectos, que a maioria trabalha e muitos estão inseridos no mercado informal, exercendo atividades de baixa renumeração. Há predominância de estudantes do sexo feminino (60%) e a quase totalidade é de pardos e afrodescendentes (90%. Na visão dos educadores, há uma necessidade urgente de revisar as práticas metodológicas no Ensino Fundamental para a permanência desse público. |
id |
IFES-1_f8419e3ad26789be206e403297b2a2da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/29 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Educação de jovens e adultosJovensJuventudeA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de relações e de diálogo entre diferentes gerações: jovens, adultos e idosos. Constata-se um crescimento do número de jovens e adolescentes nessa modalidade. Torna-se necessário compreender as especificidades desse público, em especial, a dos jovens com questões bastante peculiares, ligadas as formas de ser e estar no mundo, de expressarem suas juventudes, sua cultura, seus valores, desejos e sonhos. Essa discussão foi pautada em Bourdieu (1983), Sposito (2008), Dayrell (2005) entre outros. Com o objetivo de provocar a discussão sobre quem são os jovens que frequentam a EJA - considerando as condições de gênero, origem social, ocupação e cultura, foi empreendida essa pesquisa de cunho qualitativo, com apresentação de um estudo de caso. Foram ouvidos vinte e seis estudantes (entre 15 a 18 anos) e doze educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Aristóbulo Barbosa Leão” por meio de questionários e entrevistas. Os dados apontam, entre outros aspectos, que a maioria trabalha e muitos estão inseridos no mercado informal, exercendo atividades de baixa renumeração. Há predominância de estudantes do sexo feminino (60%) e a quase totalidade é de pardos e afrodescendentes (90%. Na visão dos educadores, há uma necessidade urgente de revisar as práticas metodológicas no Ensino Fundamental para a permanência desse público.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2910.36524/dect.v2i01.29Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 101-1102236-215010.36524/dect.v2i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/29/23Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Oliveira, Vanilda de Resende Ferreira, Maria José2019-10-17T21:39:37Zoai::article/29Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.463293Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pereira de Oliveira, Vanilda Educação de jovens e adultos Jovens Juventude |
title_short |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
OS JOVENS ADENTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Pereira de Oliveira, Vanilda |
author_facet |
Pereira de Oliveira, Vanilda de Resende Ferreira, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
de Resende Ferreira, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Oliveira, Vanilda de Resende Ferreira, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Jovens Juventude |
topic |
Educação de jovens e adultos Jovens Juventude |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de relações e de diálogo entre diferentes gerações: jovens, adultos e idosos. Constata-se um crescimento do número de jovens e adolescentes nessa modalidade. Torna-se necessário compreender as especificidades desse público, em especial, a dos jovens com questões bastante peculiares, ligadas as formas de ser e estar no mundo, de expressarem suas juventudes, sua cultura, seus valores, desejos e sonhos. Essa discussão foi pautada em Bourdieu (1983), Sposito (2008), Dayrell (2005) entre outros. Com o objetivo de provocar a discussão sobre quem são os jovens que frequentam a EJA - considerando as condições de gênero, origem social, ocupação e cultura, foi empreendida essa pesquisa de cunho qualitativo, com apresentação de um estudo de caso. Foram ouvidos vinte e seis estudantes (entre 15 a 18 anos) e doze educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Aristóbulo Barbosa Leão” por meio de questionários e entrevistas. Os dados apontam, entre outros aspectos, que a maioria trabalha e muitos estão inseridos no mercado informal, exercendo atividades de baixa renumeração. Há predominância de estudantes do sexo feminino (60%) e a quase totalidade é de pardos e afrodescendentes (90%. Na visão dos educadores, há uma necessidade urgente de revisar as práticas metodológicas no Ensino Fundamental para a permanência desse público. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/29 10.36524/dect.v2i01.29 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/29 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i01.29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/29/23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 101-110 2236-2150 10.36524/dect.v2i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1792807543516430336 |