O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | ForScience: revista científica do IFMG |
Download full: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/139 |
Summary: | Este trabalho tem o objetivo de investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos didáticos no processo de aprendizagem da matemática na escola básica. Foi realizada uma sequência de ensino utilizando o software Régua e Compasso (R.e.C.) para a compreensão da semelhança de triângulos em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O 1º módulo do curso em Higiene e Segurança do Trabalho foi em uma Instituição Técnica Federal do município de Santo Amaro, Estado da Bahia. A sequência foi construída por meio de uma atividade que explora uma situação cotidiana sobre o conteúdo proposto a partir da ideia de construção do conhecimento do aluno, através das Tecnologias de Informação e de tarefas implementadas pelo professor. A análise final sugere que, ao investigar os registros de uma aluna, de uma turma de quinze estudantes, na resolução da atividade com o auxílio do software R.e.C., a mesma desenvolveu uma melhor aprendizagem dos conceitos sobre semelhança de triângulos. Este trabalho mostrou que a descoberta e o uso dessas tecnologias podem ser úteis na contextualização do ensino de matemática, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.Palavras–chave: Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C.AbstractCarpenter problem: studying similar triangles through a house facadeThis work aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as teaching resources in mathematics learning process, in basic school. A teaching sequence using the Ruler and Compass software (C.a.R.), for understanding the similarity of triangles in a class of Youth and Adult Education – YAE was held. The 1st course module on Hygiene and Safety was in a Federal Technical Institution in Santo Amaro, Bahia. The sequence was constructed through an activity that explores an everyday situation on the proposed content, from the construction idea of student's knowledge through information technologies and tasks implemented by the teacher. The final analysis suggests that, when investigating the records of one student, in a class of fifteen, in solving activity with the help of C.a.R. software, she developed a better learning of the concepts of similar triangles. This work showed that the discovery and the use of these technologies may be useful in contextualizing the teaching of mathematics, contributing to student learning.Keywords: Similarity of Triangles. YAE. C.a.R. |
id |
IFMG-1_cb01bac99cd8560136d4d26abfccdb0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/139 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casaMatemática e Educação MatemáticaSemelhança de Triângulos. EJA. R.e.CEste trabalho tem o objetivo de investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos didáticos no processo de aprendizagem da matemática na escola básica. Foi realizada uma sequência de ensino utilizando o software Régua e Compasso (R.e.C.) para a compreensão da semelhança de triângulos em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O 1º módulo do curso em Higiene e Segurança do Trabalho foi em uma Instituição Técnica Federal do município de Santo Amaro, Estado da Bahia. A sequência foi construída por meio de uma atividade que explora uma situação cotidiana sobre o conteúdo proposto a partir da ideia de construção do conhecimento do aluno, através das Tecnologias de Informação e de tarefas implementadas pelo professor. A análise final sugere que, ao investigar os registros de uma aluna, de uma turma de quinze estudantes, na resolução da atividade com o auxílio do software R.e.C., a mesma desenvolveu uma melhor aprendizagem dos conceitos sobre semelhança de triângulos. Este trabalho mostrou que a descoberta e o uso dessas tecnologias podem ser úteis na contextualização do ensino de matemática, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.Palavras–chave: Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C.AbstractCarpenter problem: studying similar triangles through a house facadeThis work aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as teaching resources in mathematics learning process, in basic school. A teaching sequence using the Ruler and Compass software (C.a.R.), for understanding the similarity of triangles in a class of Youth and Adult Education – YAE was held. The 1st course module on Hygiene and Safety was in a Federal Technical Institution in Santo Amaro, Bahia. The sequence was constructed through an activity that explores an everyday situation on the proposed content, from the construction idea of student's knowledge through information technologies and tasks implemented by the teacher. The final analysis suggests that, when investigating the records of one student, in a class of fifteen, in solving activity with the help of C.a.R. software, she developed a better learning of the concepts of similar triangles. This work showed that the discovery and the use of these technologies may be useful in contextualizing the teaching of mathematics, contributing to student learning.Keywords: Similarity of Triangles. YAE. C.a.R.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisPaim, Márcio Antônio Souza; Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus de Santo Amaro2015-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/13910.29069/forscience.2015v3n1.e139ForScience; v. 3, n. 1 (2015): Edição Regular; 104-121ForScience; v. 3, n. 1 (2015): Edição Regular; 104-1212318-635610.29069/forscience.2015v3n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/139/96Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
title |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
spellingShingle |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa Paim, Márcio Antônio Souza; Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus de Santo Amaro Matemática e Educação Matemática Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C |
title_short |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
title_full |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
title_fullStr |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
title_full_unstemmed |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
title_sort |
O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa |
author |
Paim, Márcio Antônio Souza; Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus de Santo Amaro |
author_facet |
Paim, Márcio Antônio Souza; Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus de Santo Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Márcio Antônio Souza; Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus de Santo Amaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática e Educação Matemática Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C |
topic |
Matemática e Educação Matemática Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho tem o objetivo de investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos didáticos no processo de aprendizagem da matemática na escola básica. Foi realizada uma sequência de ensino utilizando o software Régua e Compasso (R.e.C.) para a compreensão da semelhança de triângulos em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O 1º módulo do curso em Higiene e Segurança do Trabalho foi em uma Instituição Técnica Federal do município de Santo Amaro, Estado da Bahia. A sequência foi construída por meio de uma atividade que explora uma situação cotidiana sobre o conteúdo proposto a partir da ideia de construção do conhecimento do aluno, através das Tecnologias de Informação e de tarefas implementadas pelo professor. A análise final sugere que, ao investigar os registros de uma aluna, de uma turma de quinze estudantes, na resolução da atividade com o auxílio do software R.e.C., a mesma desenvolveu uma melhor aprendizagem dos conceitos sobre semelhança de triângulos. Este trabalho mostrou que a descoberta e o uso dessas tecnologias podem ser úteis na contextualização do ensino de matemática, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.Palavras–chave: Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C.AbstractCarpenter problem: studying similar triangles through a house facadeThis work aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as teaching resources in mathematics learning process, in basic school. A teaching sequence using the Ruler and Compass software (C.a.R.), for understanding the similarity of triangles in a class of Youth and Adult Education – YAE was held. The 1st course module on Hygiene and Safety was in a Federal Technical Institution in Santo Amaro, Bahia. The sequence was constructed through an activity that explores an everyday situation on the proposed content, from the construction idea of student's knowledge through information technologies and tasks implemented by the teacher. The final analysis suggests that, when investigating the records of one student, in a class of fifteen, in solving activity with the help of C.a.R. software, she developed a better learning of the concepts of similar triangles. This work showed that the discovery and the use of these technologies may be useful in contextualizing the teaching of mathematics, contributing to student learning.Keywords: Similarity of Triangles. YAE. C.a.R. |
description |
Este trabalho tem o objetivo de investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos didáticos no processo de aprendizagem da matemática na escola básica. Foi realizada uma sequência de ensino utilizando o software Régua e Compasso (R.e.C.) para a compreensão da semelhança de triângulos em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O 1º módulo do curso em Higiene e Segurança do Trabalho foi em uma Instituição Técnica Federal do município de Santo Amaro, Estado da Bahia. A sequência foi construída por meio de uma atividade que explora uma situação cotidiana sobre o conteúdo proposto a partir da ideia de construção do conhecimento do aluno, através das Tecnologias de Informação e de tarefas implementadas pelo professor. A análise final sugere que, ao investigar os registros de uma aluna, de uma turma de quinze estudantes, na resolução da atividade com o auxílio do software R.e.C., a mesma desenvolveu uma melhor aprendizagem dos conceitos sobre semelhança de triângulos. Este trabalho mostrou que a descoberta e o uso dessas tecnologias podem ser úteis na contextualização do ensino de matemática, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.Palavras–chave: Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C.AbstractCarpenter problem: studying similar triangles through a house facadeThis work aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as teaching resources in mathematics learning process, in basic school. A teaching sequence using the Ruler and Compass software (C.a.R.), for understanding the similarity of triangles in a class of Youth and Adult Education – YAE was held. The 1st course module on Hygiene and Safety was in a Federal Technical Institution in Santo Amaro, Bahia. The sequence was constructed through an activity that explores an everyday situation on the proposed content, from the construction idea of student's knowledge through information technologies and tasks implemented by the teacher. The final analysis suggests that, when investigating the records of one student, in a class of fifteen, in solving activity with the help of C.a.R. software, she developed a better learning of the concepts of similar triangles. This work showed that the discovery and the use of these technologies may be useful in contextualizing the teaching of mathematics, contributing to student learning.Keywords: Similarity of Triangles. YAE. C.a.R. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/139 10.29069/forscience.2015v3n1.e139 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/139 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2015v3n1.e139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/139/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 3, n. 1 (2015): Edição Regular; 104-121 ForScience; v. 3, n. 1 (2015): Edição Regular; 104-121 2318-6356 10.29069/forscience.2015v3n1 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701896791916544 |